sexta-feira, 9 de maio de 2014

RAFAEL E LYOHANA RECEBEM MEDALHA DE OURO DA OBMEP 2013 DAS MÃOS DA PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF.

                         
           A presidenta Dilma Rousseff participou, nesta quarta-feira (7), da premiação da 9º Olimpíada Brasileira de Matemática nas Escolas Públicas (Obmep), no Rio de Janeiro (RJ). A Obmep 2013 envolveu 18,7 milhões de alunos de mais de 47 mil escolas de todo Brasil. Mais de 99,35% dos municípios foram representados.
                  Os alunos Rafael Evaristo e Liohana Maria, do 8º ano, viajaram ao Rio de Janeiro, acompanhados de seus pais para participarem da premiação da OBMEP 2013, pois foram contemplados com medalha de ouro nesta competição. Na sexta-feira, 09 de abril, o gestor Ivan recebeu no pátio o aluno Rafael que mostrou com orgulho a sua medalha para os colegas. Ivan enfatizou o trabalho da escola e dos professores, lembrando que um bom professor faz a diferença na vida dos seus alunos. Jaciara Pedro e Ângela Oliveira foram as professoras desses alunos no Ensino Fundamental I e Aparecida Medeiros e Iranete Andrade são as atuais professoras do Ensino Fundamental II (do 6º ao 8º ano).
                   Dilma Rousseff reconheceu a importância do ensino da matemática, o esforço de cada um dos medalhistas, ao obter essa capacidade de ter expertise, experiência, de serem bons, falando de forma simples, em matemática. “Tenho certeza que a maior riqueza do Brasil, e o Brasil é rico, que tem riqueza ou petróleo, mineiro, agricultura, industrial. A maior riqueza é o conhecimento de brasileiros e brasileiras", afirmou a presidenta.
          Ivan reafirmou na escola as palavras da presidenta enfatizando que esse é um momento especial para os estudantes, suas famílias e para a escola que reafirma o seu compromisso de promover educação pública de qualidade social para todos. O exemplo de Rafael e Liohana deve ser seguido pelos demais alunos, pois todos têm a capacidade de aprender.

         Rafael disse em depoimento que sentiu uma emoção muito grande, pois é um momento muito especial para os que conquistam medalha de ouro. Agradeço a escola por ter feita a sua parte em me preparar bem para participar dessa competição. Especialmente ofereço essa medalha aos meus pais por terem me apoiado em todos os momentos.  Deus, obrigado pela saúde e minha vida. Em 2014, estou comprometido em me esforçar para continuar sendo premiado em outras edições da OBMEP.

ESCOLA TOMÉ FRANCISCO RECEBE PROGRAMAÇÃO CULTURAL DA COMPANHIA VIAS DAS ARTES - SESC DE TRIUNFO.

        A Semana de 12 a 16 de maio estará recheada de novidades para os estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio da Escola Tomé Francisco. Na programação, contação de estórias, encontro com escritores, teatro, mesa de glosa, repentista, aboiador e embolador e apresentações de Reisado dos Vieiras, Caretas de Triunfo, teatro de bonecos, além de ações formativas para estudantes e professores. A equipe gestora realizou uma reunião para dividir responsabilidades e apoiar os profissionais de Triunfo, dando o suporte necessário para realização do evento. A divulgação será feita para os alunos, pais e comunidade.

  
PROGRAMAÇÃO – VIAS DAS ARTES NA TOMÉ.
ENSINO FUNDAMENTAL I – TURNO – MANHÃ.

DATA- 12/05
DATA- 13/05
DATA – 14/05
DATA – 15/05
DATA-16/05
Turmas -1º e 2º ano
Turmas – 3º/ 4º/5º ano.
Turmas – 1º e 2º ano.
Turmas – 3º/ 4º/ 5º ano.
Todas as turmas da manhã.
Horário –
A partir das 8 horas
Horário –
A partir das 8 horas
Horário –
A partir das 8 horas
Horário –
A partir das 8 horas
10 horas
Contação de Estória e encontro com o escritor Alexandre Moraes.
Contação de Estória e encontro com o escritor Alexandre Moraes.
Contação de Estória e encontro com a escritora Joana Darc.
Contação de Estória e encontro com a escritora Joana Darc.
Teatro de bonecos.

ENSINO FUNDAMENTAL II – TURNO MANHÃ.

DATA- 12/05
DATA- 13/05
DATA – 14/05
DATA – 15/05
DATA-16/05
Turmas – 6º A/ 6º B/ 7º A/ 7º B/ 8º ANO A.
Turmas – 6º A/ 6º B/ 7º A/ 7º B/ 8º ANO A.

____________

___________
Turmas – 6º A/ 6º B/ 7º A/ 7º B/ 8º ANO A.
Horário –
A partir das 8 horas
Horário –
A partir das 8 horas

___________

____________
10 horas
Intervenção Poética com Poetiza Jéssica Caitano.
Intervenção Teatral com Matheus e Catirina.

____________

____________
Teatro de bonecos.

ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO – TARDE.
       
DATA- 12/05
DATA- 13/05
DATA – 14/05
DATA – 15/05
DATA-16/05
Turmas – 8º B/ 9º/ 1º A/ 1º B/ 1º C/ 2º A/ 2º B/ 2º C/ 3ºA/ 3º B.
Turmas – 8º B/ 9º/ 1º A/ 1º B/ 1º C/ 2º A/ 2º B/ 2º C/ 3ºA/ 3º B.
GRUPO 1- 8º B/ 9º/ 1º A/ 1º B/ 1º C
GRUPO 2- 2º A/ 2º B/ 2º C/ 3ºA/ 3º B.
GRUPO 1- 8º B/ 9º/ 1º A/ 1º B/ 1º C
GRUPO 2- 2º A/ 2º B/ 2º C/ 3ºA/ 3º B.
GRUPO 1- 8º B/ 9º/ 1º A/ 1º B/ 1º C
GRUPO 2- 2º A/ 2º B/ 2º C/ 3ºA/ 3º B.
Horário –
A partir das 14 horas
Horário –
A partir das 14 horas
GRUPO 1 – 13H
GRUPO 2 – 16H
GRUPO 1 – 13H
GRUPO 2 – 16H
GRUPO 1 – 13H
GRUPO 2 – 16H
Intervenção Poética com Poetiza Jéssica Caitano.
Intervenção Teatral com Matheus e Catirina.
REISADO DOS VIEIRAS E CARETAS DE TRIUNFO.
Tadeu Lino em seu tempo – exibição de curta e encontro com artesão.

Mesa de Glosa com Dedé Monteiro.

Repentista, aboiador e embolador com Maria Alice Amorim.


AÇÕES FORMATIVAS – CONTRATURNO- MANHÃ.

DATA – 12/05
DATA – 13/ 05
DATA – 12 a 16/05
DATA – 14 A 16/05
PÚBLICO – Ensino Médio, estudantes de Literatura e professores.
PÚBLICO – Ensino Médio, estudantes de Literatura e professores.
PÚBLICO - seleção de 15 alunos a partir de 14 anos.
PÚBLICO - seleção de 30 alunos a partir de 14 anos.
Turmas – 1º A/ 1º b/ 1º C /2º A.
A partir das 8 h.
Turmas – 2 B/ 2º C/ 3º A/ 3º B.
A partir das 8 h.
Horário – 8 às 12h.
Horário – 8 às 12h.
Palestra: Pelejas em Rede – oral, impresso, digital na poética da oralidade.

MARIA ALICE AMORIM.
Palestra: Pelejas em Rede – oral, impresso, digital na poética da oralidade.

MARIA ALICE AMORIM.
 OFICINA DE EMBOLADA COM CLÉSSIO RIMAS.
OFICINA DE MOTES COM DEDÉ MONTEIRO.

FAMÍLIA AVALIA E PARTICIPA DO PROCESSO DE GESTÃO DA ESCOLA TOMÉ FRANCISCO.

Escola Tomé Francisco utiliza questionário de avaliação para promover a participação dos pais no processo de gestão democrática, fortalecendo sua autonomia.
                   A autonomia da escola se amplia com ações de incentivo à participação e, também, com a criação de mecanismos de construção coletiva do Projeto Político Pedagógico. Ter autonomia implica conhecer diferentes pontos de vista e argumentar a respeito de idéias e decisões. O diálogo entre docentes, equipe gestora e família favorece a melhor qualidade da educação na escola e o sucesso do aluno.
                Para favorecer a participação dos pais de forma transparente e espontânea, superando o entrave da “ pseudoparticipação”, o gestor Ivan organizou um questionário para que a família, na reunião realizada no dia 29 de abril, tivesse a oportunidade de opinar sobre o trabalho da equipe em 10 itens: recepção e atendimento pelos profissionais , qualidade da educação ofertada, comunicação escola/ comunidade, planejamento do PPP, projetos didáticos e pedagógicos ,participação em reuniões e eventos, atividades complementares no contraturno, regimento interno, ambiente escolar, aplicação dos recursos financeiros. No verso do questionário, os pais ainda poderiam escrever algum comentário ou fazer por escrito perguntas e ou reclamações e reivindicações.
            A participação foi voluntária.  186 pais responderam ao questionário. A consolidação do resultado comprovou o empenho da instituição em promover a gestão democrática, computando grande aceitação do trabalho realizado.  Na Tomé há presença forte de liderança. As ações são coordenadas, integradas e planejadas coletivamente e todos os segmentos têm o direito de se posicionar.  “Fiquei muito feliz com o resultado da consolidação da avaliação feita pelos pais. A escola Tomé Francisco tem focado seu trabalho no sucesso e bem-estar do aluno e na realização dos sonhos, objetivos e metas coletivas. Faço questão de responder aos pais algumas questões postas nos comentários que, aliás, apresentaram poucas dúvidas e ou críticas”. Disse o gestor Ivan.

           Conheça os resultados consolidados em gráfico.  (os questionários estão arquivados na escola).