terça-feira, 9 de outubro de 2018

LAZER EM TRIUNFO FAZ A ALEGRIA DAS CRIANÇAS DO 5º ANO


“Se a criança não receber a devida atenção, em geral, quando adulta, tem dificuldade de amar seus semelhantes.”    DALAI LAMA

               Diversão na infância é coisa séria. Para promover lazer, alegria, interação, celebrar a vida e comemorar o “DIA DA CRIANÇA”, a equipe gestora, professoras e familiares dos 69 estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental realizaram um passeio para o parque aquático em Triunfo – PE, na sexta-feira, 05 de outubro de 2018.
                Um dia muito especial onde à alegria se fez presente nas brincadeiras em grupo, no banho de piscina, na emoção do encontro. ...são presentes que contribuem para que a criança venha a ser um adulto criativo e bem-sucedido.
               Como parceiro na realização desse passeio, contamos com o apoio da Prefeitura Municipal de Quixaba que cedeu o ônibus escolar para transportar os estudantes da Tomé para Triunfo e do patrocínio da Prefeitura de Princesa Isabel, prefeito Ricardo Pereira. A alimentação foi providenciada pela escola, com a colaboração dos recursos oriundos do caixa da turma.










SEMINÁRIO DE BIOLOGIA: O REINO ANIMAL INVADE A ESCOLA TOMÉ FRANCISCO DA SILVA.

Em 03 de outubro, a professora de biologia Danúbia Rêgo junto com os estudantes do 2º ano do Ensino Médio realizaram o Seminário “O reino animal invade a Escola Tomé Francisco da Silva”, com o objetivo de promover o intercâmbio entre as turmas do 1º e 2º ano, partilhando saberes, ideias e opiniões sobre o reino dos animais, abordando o estudo anatômico que possibilitou o reconhecimento dos órgãos que forma o corpo do animal, assim como, a morfologia, a localização, a função e a organização desses órgãos em um sistema.
Os estudantes dos 2º ano exerceram o papel de protagonistas, sendo responsáveis pela pesquisa, produção e apresentação. Houve muita aprendizagem na interação e troca de ideias entre os estudantes das turmas do Ensino Médio. Uma experiência rica na construção do conhecimento significativo







.

PROEMI: AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO

 O Programa Ensino Médio Inovador tem como objetivo de garantir o acesso à educação de qualidade aos jovens do Ensino Médio, com ampliação da jornada escolar.  Na quarta-feira, 03 de outubro, no horário noturno, a coordenação e os professores do programa participaram de uma reunião para avaliar o funcionamento do Programa e planejar oficinas temáticas sobre direitos humanos, integradas em todos os campos curriculares.

  A equipe avaliou positivamente todas as ações, constatando a riqueza do programa na escola que tem contribuído para a formação integral dos jovens estudantes. Interação entre os alunos, com a realização de trabalhos em equipe, aperfeiçoamento de habilidades e melhor desempenho nas avaliações qualitativas.

REUNIÃO PEDAGÓGICA: O PROFESSOR NO CENTRO DO PLANEJAMENTO


Antecipar as atividades e situações durante o ano ajuda na melhoria do ensino e da aprendizagem 

               A perda de tempo não acontece só nos pátios e corredores: Minutos importantes são desperdiçados em sala de aula, principalmente se o docente não tem clareza sobre o projeto pedagógico nem conta com um plano de aula definido. O planejamento foi o tema da reunião pedagógica realizada no dia 01 de outubro, com todos os professores. A equipe gestora e pedagógica da escola resolveu orientar os professores a fazer um planejamento detalhado da aula, encadeando bem as atividades e prevendo propostas extras para o grupo não ficar sem trabalho. Para o dia de reflexão e estudo, estabeleceram os seguintes objetivos:
·         Enriquecer as reflexões que orientam o planejamento escolar;
·         Reconhecer que para fazer o planejamento é preciso considerar os seguintes pontos: uso do tempo, aproveitamento do espaço, dos materiais a utilizar, modalidades organizativas, papel dos docentes e intervenções de sujeitos alheios à sala de aula.
Em todas as turmas e situações é preciso organização. O docente tem de saber quais conteúdos quer que o grupo aprenda para direcionar as tarefas de acordo com os objetivos. “O encontro foi muito proveitoso e enriquecedor porque também houve momentos de teorizar a prática e identificar caminhos para a melhoria do ensino”, disse Josilene, gestora adjunta.