sexta-feira, 30 de maio de 2014

ABERTURA DOS JOGOS ESCOLARES MUNICIPAIS DE QUIXABA CONTA COM A PRESENÇA DE ATLETAS DA TOMÉ.

           Na quinta-feira, 29 de maio, a partir das 19 horas, cerca de 20 atletas da Escola Tomé Francisco da Silva participaram, em Quixaba, da abertura dos jogos escolares municipais. Os estudantes foram acompanhados pelo gestor Ivan e o professor de educação física Gleydson. Na solenidade, estavam presentes, além das escolas do município, autoridades como o Prefeito José Pereira Nunes e um deputado estadual.
           O centro desportivo contou com uma belíssima ornamentação. As cores da Bandeira do Brasil acrescetaram ao ambiente o clima favorável para torcida pela nossa Pátria na Copa do Mundo de 2014. Os jogos escolares municipais são realizados com o objetivo de classificar os times e escolas que irão participar dos JOGOS ESCOLARES REGIONAIS. “ Vamos torcer pelos nossos atletas, eles têm a missão de seguir para a II etapa em Afogados da Ingazeira, boa sorte”, um recado do gestor Ivan.


         







EVENTO RESGATA VALORES RELIGIOSOS E INTEGRA ESCOLA/COMUNIDADE.

02 acontecimentos simultâneos na Escola Tomé Francisco: Católicos e Evangélicos participaram de momentos distintos de louvor a Deus.
             No final da tarde de segunda-feira, 26/05, após as aulas, a equipe da Escola Tomé Francisco proporcionou aos estudantes e integrantes da comunidade uma programação religiosa na própria instituição. O objetivo primordial era participar da programação do mês Mariano, tradicional na comunidade. Para atender a esse objetivo organizou uma MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS. O celebrante foi o Frei Aluizo, de Princesa Isabel. O grupo musical convidado foi o GPC de Quixaba. A missa aconteceu na quadra da escola.


          Na programação, outro momento importante: Os evangélicos, em uma sala de aula, participaram de uma palestra com o Capitão Helder Muderno, com o tema: “A postura dos jovens na sociedade moderna”. A cantora evangélica Lucivânia Dias ficou por conta de conduzir o louvor.

         Os dois acontecimentos duraram cerca de 1h30 minutos. Esse foi um exemplo de respeito às diferenças e, sobretudo, um resgate de valores essenciais a formação dos seres humanos.

CONTRATURNO: CRIANÇAS DO 5º ANO PARTICIPAM DE PROGRAMAÇÃO CULTURAL NO ESPAÇO NORDESTE – PRINCESA ISABEL.

Cinema e forró do bom fizeram parte da tarde de quinta-feira preparada especialmente para as crianças.


             Quinta-feira, 29 de maio. Dia esperado pelas crianças do 5º ano que estavam ansiosas para participarem de uma programação cultural preparada pela equipe do Espaço Nordeste de Princesa Isabel, especialmente para elas. A atividade é parte integrante do “PROJETO CRIANÇAS CURIOSAS” que tem o objetivo de motivar e preparar os estudantes para a avaliação externa do SAEPE. A coordenadora Josilene Quidute solicitou e foi prontamente atendida pela gerente do Espaço Nordeste, Débora.  O transporte foi garantido pela Prefeitura Municipal de Quixaba, liberado pela secretária de educação Adiene Josefa.

            As crianças foram ao cinema e apreciaram o filme: O MENINO CÓSMICO. Terminada a sessão de cinema dirigiram-se ao salão de festas para dançar forró ao som do conjunto de  Zè Roxinho. Para finalizar, visitaram a oficina de produção de doces e bolos recheados. Alegria, descontração, interação e muita felicidade marcavam o clima da tarde cultural que durou cerca de 3 horas. A turma estava acompanhada da professora Mônica, da coordenadora Josilene,do gestor Ivan e da monitora do MAIS EDUCAÇÂO Thamires.
“A programação cultural será fonte para escrita e reescrita de textos, como: sinopse de filme, notícias e diversidade textual a partir de um só tema”. É preciso diversificar as atividades ofertadas no contraturno para motivar as crianças para aprenderem de forma significativa, como já nos ensinava Paulo Freire, “Escola também é espaço de alegria” e esse ingrediente no currículo tem feito um grande diferencial no sucesso da Escola Tomé Francisco da Silva.