quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Para erradicar a repetência é preciso ações didático-pedagógicas cujo foco incide sobre a aprendizagem.

Com esse pensamento a professora Iranete realizou com aos alunos do 7º ano A e 7º ano B uma tarde de uma Oficina de Matemática sobre Equação com oferta de atividades complementares, num processo dinâmico e compartilhado, contando com a ajuda dos estudantes da própria sala que apresentam domínio do conteúdo em questão, para esclarecimento de dúvidas e atenção especial aos estudantes com dificuldade.




Na contramão da reprovação: sistemática de monitoramento, acompanhamento, avaliação e intervenção pedagógica.

A escola assume o compromisso de elevar sempre as suas metas, por isso elabora e vivencia plano de intervenção pedagógica para melhorar o desempenho de todos os seus alunos. Com a planilha Macro nas mãos, a equipe gestora, analistas educacionais e as coordenadoras iniciaram uma série de ações a serem vivenciadas nesse IV Bimestre, visando potencializar o ensino e a aprendizagem de olho no controle do fluxo escolar, sempre com o objetivo analisar os resultados e transformá-los em ações com vistas à progressão com qualidade dos estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio. O foco é identificar turmas, disciplinas e alunos abaixo da média para planejar formas de intervenções pedagógicas. A partir do monitoramento, o grupo está executando as seguintes ações: reunião especifica com professores, pais e alunos, além de um cronograma de reforço com os próprios professores das turmas e outro com a equipe do Reforço Amigo.




IV PLANTÃO DE MATEMÁTICA: DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS COM RECURSOS DIVERSIFICADOS.

            A matemática faz parte da vida real das crianças, como instrumentos que lhes permite um melhor desenvolvimento no seu meio, por outro lado, na legislação educativa a matemática possui um currículo organizado em competências, isso justifica o trabalho da Escola Tomé Francisco em realizar o IV PLANTÃO DA MATEMÁTICA, nesta terça-feira, 22 de novembro, proporcionando aos 39 estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental potenciar seu aprendizado das competências da Matriz de Referência do SAEPE.
              O IV PLANTÃO DE MATEMÁTICA contou com a participação de uma grande equipe: equipe gestora e funcionários de apoio, alunos do Reforço Amigo, todos os professores de matemática da escola, professores do Ensino Fundamental I, a professora Mônica Fernandes ( atual) e o trabalho voluntário da professora Ângela Oliveira.
              As atividades foram diversificadas: acolhimento com dança e relaxamento, lanche, provão com 40 questões envolvendo todos os descritores, mesa de plantão para atendimento dos alunos pelos professores de matemática, e as barraquinhas para os estudantes gastarem o dinheiro que ganharam ao realizarem todas as atividades, de acordo com o desempenho individual.

              Para Josilene Quidute, coordenadora da ação, esse é um exemplo do trabalho em equipe, pois todos se envolvem com orgulho de promover aprendizagem significativa “O brilho no olhar das crianças não tem preço”, disse ela ao se referir à aceitação e participação dos estudantes.