Com esse pensamento a professora Iranete realizou com aos alunos do 7º ano A e 7º ano B uma tarde de uma Oficina de Matemática sobre Equação com oferta de atividades complementares, num processo dinâmico e compartilhado, contando com a ajuda dos estudantes da própria sala que apresentam domínio do conteúdo em questão, para esclarecimento de dúvidas e atenção especial aos estudantes com dificuldade.
quarta-feira, 23 de novembro de 2016
Na contramão da reprovação: sistemática de monitoramento, acompanhamento, avaliação e intervenção pedagógica.
A escola assume
o compromisso de elevar sempre as suas metas, por isso elabora e vivencia plano
de intervenção pedagógica para melhorar o desempenho de todos os seus alunos.
Com a planilha Macro nas mãos, a equipe gestora, analistas educacionais e as
coordenadoras iniciaram uma série de ações a serem vivenciadas nesse IV
Bimestre, visando potencializar o ensino e a aprendizagem de olho no controle
do fluxo escolar, sempre com o objetivo analisar os resultados e transformá-los
em ações com vistas à progressão com qualidade dos estudantes do Ensino
Fundamental e Ensino Médio.
O foco é identificar turmas, disciplinas e alunos abaixo da média para planejar
formas de intervenções pedagógicas. A partir do monitoramento, o grupo está
executando as seguintes ações: reunião especifica com professores, pais e
alunos, além de um cronograma de reforço com os próprios professores das turmas
e outro com a equipe do Reforço Amigo.
IV PLANTÃO DE MATEMÁTICA: DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS COM RECURSOS DIVERSIFICADOS.
A matemática faz parte da vida real das
crianças, como instrumentos que lhes permite um melhor desenvolvimento no seu
meio, por outro lado, na legislação educativa a matemática possui um currículo
organizado em competências, isso justifica o trabalho da Escola Tomé Francisco
em realizar o IV PLANTÃO DA MATEMÁTICA, nesta terça-feira, 22 de novembro,
proporcionando aos 39 estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental potenciar seu
aprendizado das competências da Matriz de Referência do SAEPE.
O IV PLANTÃO DE MATEMÁTICA contou
com a participação de uma grande equipe: equipe gestora e funcionários de
apoio, alunos do Reforço Amigo, todos os professores de matemática da escola,
professores do Ensino Fundamental I, a professora Mônica Fernandes ( atual) e o
trabalho voluntário da professora Ângela Oliveira.
As atividades foram
diversificadas: acolhimento com dança e relaxamento, lanche, provão com 40
questões envolvendo todos os descritores, mesa de plantão para atendimento dos
alunos pelos professores de matemática, e as barraquinhas para os estudantes
gastarem o dinheiro que ganharam ao realizarem todas as atividades, de acordo
com o desempenho individual.
Para Josilene Quidute,
coordenadora da ação, esse é um exemplo do trabalho em equipe, pois todos se
envolvem com orgulho de promover aprendizagem significativa “O brilho no olhar
das crianças não tem preço”, disse ela ao se referir à aceitação e participação
dos estudantes.
Assinar:
Postagens (Atom)