terça-feira, 28 de abril de 2015

Vacinação contra HPV acontece na Tomé.


                     A Campanha Nacional contra o HPV chega a Escola Tomé Francisco nesta terça-feira, 28 de abril. Cerca de 50 meninas na faixa etária de 9 a 11 anos receberam a 1º dose de 2015 da vacina de HPV na própria escola, no horário da manhã. Para receber a vacina, as meninas apresentaram um termo de autorização dos pais ou responsáveis.

POR QUE VACINAR CEDO AS MENINAS CONTRA O HPV?

Por Dra. Mônica Levi
              Meses antes da vacina quadrivalente contra o HPV ser licenciada pela FDA dos EUA, já existia a preocupação das lideranças em saúde pública quanto às possíveis resistências a essa promissora vacina para prevenção de câncer de colo uterino, a segunda causa mais comum de morte por câncer em mulheres em âmbito mundial.
         O HPV infecta o epitélio de ambos os sexos, mas é entre as mulheres que causa danos maiores e mais frequentes. Embora o pico de incidência seja entre 15 e 25 anos, os médicos alertam: a curva de crescimento da doença entre adolescentes preocupa bastante porque é ascendente.
                   O HPV é mais comum em jovens sexualmente ativos, e é tão prevalente que estima-se que 75-80% da população será infectada durante a vida, sendo que cerca de 50% dos casos novos acontecem nos três primeiros anos de atividade sexual.
                 As meninas têm iniciado a vida sexual cada vez mais cedo e costumam ter vários parceiros, não exigindo, muitas vezes, o uso de camisinha. Mesmo naquelas que fazem uso de preservativos, a proteção não é garantida pois a transmissão se dá pelo contato direto com a pele ou mucosa infectada, podendo haver transmissão em atividades sexuais mesmo sem penetração.
            Estratégias de vacinação prévia demonstraram que a época ideal para administração de qualquer vacina é antes da exposição à infecção. As vacinas HPV deverão ser mais efetivas quando administradas antes do início da atividade sexual, e as campanhas de vacinação deverão ter como público-alvo adolescentes e pré-adolescentes a partir dos nove anos de idade.Outra razão para vacinação nessa faixa etária é a excelente resposta imunológica verificada em pré adolescentes menores de 15 anos.O pico de anticorpos foi verificado em meninos e meninas de 9 a 13 anos de idade, justamente a faixa etária –alvo dos programas de vacinação para HPV. Segundo as pesquisas, as principais beneficiadas serão as meninas vacinadas antes da fase sexualmente ativa.

Concurso de Desenho e Redação com inscrições abertas.

Realizado pela Controladoria Geral da União (CGU), o concurso tem como tema desta edição: Corrupções. Inscrições seguem até dia 30 de junho


O combate à corrupção no Brasil tem aparecido como uma das principais bandeiras escritas na nova história da República. Porém, muitas corrupções cotidianas estão tão presentes na vida dos cidadãos e muitas vezes passam despercebidas. Pensando nessa realidade, a Controladoria de Geral da União (CGU) lançou o 7º concurso de redação e desenho para estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio. O prazo para envio dos trabalhos se encerra no dia 30 de junho de 2015.
Na categoria “Desenho”, poderão participar alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Enquanto na categoria “Redação”, poderão participar alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, incluindo alunos matriculados na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). O concurso é voltado a estudantes de escolas públicas e privadas do país e tem como objetivo despertar a reflexão de assuntos relacionados ao controle social, à ética e à cidadania.
As instituições e as escolas interessadas em participar do Concurso deverão acessar o Portalzinho da CGU, por meio do endereço eletrônico: www.portalzinho.cgu.gov.br/concursos,onde encontrarão o material de divulgação, o regulamento do concurso, a ficha de participação da escola, a ficha de identificação do trabalho selecionado e os formulários de realização dos trabalhos.

Os prêmios para alunos, professores e escolas serão Netbooks, Tablets, Smartphones, Leitores de Livro Digital e Computadores. Mais informações sobre processo de inscrições e regulamento do concurso no site:http://www.portalzinho.cgu.gov.br/concursos/7.o-concurso-de-desenho-e-redacao-da-cgu.