terça-feira, 25 de julho de 2017

PROJETO “CORPO SAUDÁVEL” NA TOMÉ

Aconteceu no último dia 19 (quarta-feira) uma gincana promovida pela equipe de nutrição da GRE do sertão do Alto Pajeú. Além da gincana, foram realizadas atividades de pesagem dos alunos, com medição do IMC (índice de massa corporal), a fim de detectar problemas nutricionais e de obesidade.
O projeto “Corpo saudável” é desenvolvido pelas nutricionistas do programa alimentação nutricional do estado de Pernambuco pertencente a Gerencia Regional de Educação (GRE) Sertão do Alto do Pajeú, com o apoio da Faculdade de Formação de Professores de Serra Talhada (FAFOPST) Direcionando aos alunos do Curso de Licenciatura em Educação Física, regulamente matriculados no referido curso. Este projeto será desenvolvido em todas as escolas da rede estadual pertencente a Gerencia Regional de Educação (GRE) do Alto do Pajeú, voltados para os alunos das referidas escolas, que atende a educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e ensino de jovens e adultos (EJA), durante o período de 5 meses. Os alunos do curso de Educação contribuirão nas atividades com voluntários. O trabalho desenvolvido visa promover a educação nutricional, educação corporal buscando a construção de conceitos e hábitos corretos em relação a obtenção de uma vida saudável.
JUSTIFICATIVA
A educação nutricional é notoriamente como um instrumento de promoção da saúde através da construção de bons hábitos alimentares adquiridos principalmente na idade escolar. Neste projeto temos com intuito a conscientização dos alunos de todas rede estadual da Gerencia Regional de Educação (GRE) Sertão do Alto do Pajeú, através de trabalhos voltados para orientação em educação alimentar e educação corporal que apresenta uma forte relação com o desenvolvimento de carências nutricionais ou doenças crônicas não transmissíveis. Essas doenças podem ser ocasionadas pelos maus hábitos alimentares, e falta de atividade física, e que muitas vezes acarretam em problemas de crescimento e desenvolvimento. Essa realidade pode ser modificada através da escola, com ajuda de professores, diretores e familiares, orientados pela equipe de nutricionista da GRE- Sertão Alto Pajeú e alunos do curso de Licenciatura em Educação Física, através orientações estimulante para os alunos a adotarem um estilo de vida e hábitos alimentares mais saudáveis. Assim, o presente projeto busca fornecer orientações nutricionais e corporais a fim de influenciar de forma positiva a escolha alimentar e estilo de vida saudável destes alunos.
OBJETIVOS
 Objetivo Geral:
 Avaliar o perfil nutricional e orientações de estilo de vida saudáveis de alunos matriculados na rede Estadual pertencente da Gerencia Regional de Educação (GRE) Sertão do Alto do Pajeú no interior de Pernambuco.
Objetivos Específicos
· Diagnosticar o estado nutricional;
· Identificar a qualitativamente as preferências alimentares da merenda escola de cada escola. · Aceitação da merenda escolar.
· Identificar a qualidade do merendas, lanches e almoço.
· Aplicar dinâmicas voltada para o bom funcionamento do corpo.
· Palestras nutricionais e físicas.
Os alunos participaram efetivamente de todas as atividades, sob a coordenação das nutricionistas Luciana e Geane e pelos estudantes do curso de Educação de Física da Faculdade de formação de Professores de Serra Talhada (FAFOPST).

A escola agradece o empenho da equipe e se dispõe para apoiar toda e qualquer atividade referente ao bom desenvolvimento do Programa de alimentação Escolar.