quinta-feira, 13 de junho de 2019

FEIRA DO CONHECIMENTO DO ENSINO MÉDIO: UM INCENTIVO À PESQUISA, AO DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE E À FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA CIDADÃ.


No último dia 07, aconteceu a tão esperada Feira do Conhecimento do Ensino Médio na quadra poliesportiva da Escola Tomé Francisco da Silva. Durante mais ou menos um mês, gestão, coordenação, professores e alunos planejaram o evento nos mínimos detalhes para que o evento fosse bem sucedido.
O segredo de todo o trabalho pedagógico está na sala de aula, em como os professores desenvolvem os projetos de pesquisa, sob orientação da coordenação pedagógica. Os temas são levados à apreciação dos alunos para que opinem e apresentem sugestões de como desenvolver os trabalhos. Os professores preparam sequências didáticas, que são aplicadas em sala de aula e extraclasse.
Este ano, a maioria dos temas estão relacionados à preservação do meio-ambiente, problema que é colocado sempre em segundo plano quando os governos têm que escolher entre desenvolvimento econômico ou cuidados com a natureza.
O 1º ano A, coordenado pela professora Socorro Francisco estudou a origem e a evolução dos seres humanos numa perspectiva antropológica e cultural. Uma equipe de alunos da turma estava a postos para expor para os visitantes como tinham realizado a pesquisa. Maquetes e cartazes ilustravam o tema, deixando mais claro o conteúdo pesquisado.        
  O 1º ano B, realizou uma pesquisa sobre os tipos de remédios e seus componentes e seus efeitos, sob a orientação da professora Edinete Cipriano. A equipe de expositores demonstrou para os visitantes quais os remédios que existe mais rigor na comercialização pela necessidade de prescrição e retenção de receita médica. Utilizaram embalagens dos projetos, explicando o significados das tarjas que os eles trazem no rótulo.
O 1º ano C apresentou o tema: "Consumir menos e preservar mais: se ligue nessa ideia!", realizando a pesquisa e a exposição, sob a coordenação da professora Iranete Andrade. Trabalhos manuais confeccionados com sucata foram o destaque do stand, como o reaproveitamento de pneus na jardinagens, entre outros.
O 1º Médio D trouxe para a Feira o tema: "Interculturalidade", sob a orientação da professora Antônia, da disciplina de Inglês. O subtema foi a culinária americana, do café da manhã ao jantar, apresentando os pratos mais apreciados pelos americanos, alguns dos quais, adotados na culinária brasileira, especialmente os "fast food". Com muita segurança e naturalidade, a equipe de alunos recebeu os visitantes, expondo suas aprendizagens sobre o tema.
O 2º ano A, sob orientação da professora Bom Conselho Silva realizou uma pesquisa sobre a história dos poliedros e sua utilidade na medição do volume da água. Demonstraram através de experimentos com bastante clareza e segurança, dando uma verdadeira aula prática de Matemática.
O 2º ano B, realizou um trabalho de pesquisa sobre a Olimpíada de Língua Portuguesa, sua história, características, objetivos, estabelecendo uma conexão com a história da Escola Tomé Francisco na OLP, sendo contemplada com alunos e professores em semifinais e na final, nos anos de 2010, 2012 e 2016. a orientação dos trabalhos ficou por conta das professoras, Socorro Souza, Daniela e Kássia Shizzane. No stand, o visitante pode apreciar os registros, como fotografia, textos, troféus, medalhas e conhecer um pouco sobre os gêneros que a OLP contempla.
O 2º ano C, sob a coordenação do professor Sebastião, levou a Física para a Feira, com uma pesquisa sobre "Óptica". Os expositores, demonstrando bastante segurança, apresentaram as principais doenças que afetam os olhos, além de demonstrarem com experimentos, a refração da luz. O stand chamava a atenção pelas cores escolhidas, a presença de espelhos e luzes.
O 3º ano A, pesquisou sobre os desastres ambientais, inclusive sobre a recente tragédia de Brumadinho, identificando as possíveis causas e consequências. A coordenação dos trabalhos foi de responsabilidade da professora Adriana Medeiros, da disciplina de Geografia.
O 3º ano B, sob a orientação da professora Danúbia Rêgo, da Disciplina de Biologia, apresentou o tema "Desertificação, demonstrando para os visitantes o grande prejuízo ambiental que esse fenômeno representa para a humanidade. Ficou claro que não só a região que passa pelo processo é afetada, mas a fauna e a flora das demais regiões. Cactos representavam bem o ecossistema Caatinga.
O 3º ano C foi orientado pelo professor de Química José Neto e trouxe para a Feira o conteúdo Polímeros, associando à problemática do meio-ambiente causada pelo plástico. Mostrou como reaproveitar matérias produzidos a partir do plástico em jogos de lazer e didáticos.
Em síntese, a Feira do Conhecimento a cada ano vem inovando, também percebe-se como resultado do projeto uma maior espontaneidade, desenvoltura e preparo dos alunos, resultado do empenho dos seus professores e de toda a equipe da escola, desde a gestão, coordenação, biblioteca, secretaria e funcionários de apoio. Um trabalho coletivo que fortifica os laços de cooperação, protagonismo e valorização da pesquisa como base para um aprendizado consistente e significativo.