segunda-feira, 10 de outubro de 2016

DOIS (02) TEXTOS DA ESCOLA TOMÉ FRANCISCO CLASSIFICADOS NA ETAPA ESTADUAL DA 5º OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA.

            A equipe da escola Tomé Francisco da Silva está em festa, pois este final de semana (08 e 09/10) recebeu a notícia que dois textos dessa escola nas categorias ( Memória Literária e Artigo de opinião) foram selecionados para participar da etapa regional (NORDESTE) da 5º  Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.
            Os textos foram analisados pelas Comissões Julgadoras Escolar, Municipal e Estadual. Depois de passar por todas essas etapas, foram selecionados como um dos 500 semifinalistas da Olimpíada em todo o Brasil.
No mês de novembro, alunos e professores semifinalistas participarão de oficinas de escrita promovidas pela Olimpíada de Língua Portuguesa e concorrendo a uma vaga na final que acontecerá em Brasília.
Parabéns alunos e professoras! Desejamos boa sorte!

Acompanhe as notícias da Olimpíada pela Comunidade Virtual (www.escrevendoofuturo.org.br).




COORDENADOR ESTADUAL DOS CORREIOS PREMIA ALUNA E ALUNO VENCEDORES DO CONCURSO INTERNACIONAL DE CARTAS 2016

O imaginário se fez presente nas produções dos alunos que escreveram uma carta para o seu próprio "eu” aos 45 anos.


Na última quinta-feira (06/10), o Coordenador dos Correios, José do Carmo Marinho, veio diretamente do Recife fazer a premiação do Concurso Internacional de Cartas 2016.
A Escola Tomé Francisco conquistou 1º e 2º lugar na premiação deste ano no 45º Concurso Internacional de Cartas – UPU Postal/Correios 2016. A aluna Maria Josiele Ferreira da Silva, do 2º ano do Ensino Médio, 14 anos, ficou com o 1º lugar em Pernambuco e em 14º Nacional. O aluno José Ayron Marçal de Medeiros, 7º ano, com o 3º lugar de Pernambuco. As professoras orientadoras são: Socorro Souza e Juliette Henrique, respectivamente.
O gestor Ivan Nunes coordenou a cerimônia, na qual os alunos leram as cartas premiadas e o Coordenador do Concurso, José do Carmo Marinho entregou certificados. A aluna Josiele já havia recebido o prêmio de R$ 1.000,00; a escola também foi certificada e premiada com o valor de R$ 2.000,00.
Os textos vencedores são do gênero textual Carta argumentativa. Para concorrer ao concurso, o candidato deveria  escrever uma carta para o seu "eu do futuro", com os seguinte tema: "Escreva uma carta a você mesmo aos 45 anos". Estudantes de até 15 anos de idade da rede pública e privada de ensino podiam participar.

“O futuro é algo retórico, não há como desvendá-lo, se não vivê-lo”. Quando escreveu esta frase em sua carta, Josiele não imaginava que em um futuro bem próximo alcançaria tão relevante vitória.
O mais importante deste concurso é que todos os alunos participantes aprenderam a produzir textos, despertando a criatividade e o prazer de escrever suas próprias produções. Oito turmas do Fundamental e Médio participaram do concurso.
Na ocasião também foram entregues as certificações de outros concursos e olimpíadas que a escola participou: OBA (Olimpíada da Astronomia), OLP (Olimpíada de Língua Portuguesa), e OBMEP (Olimpíada de Matemática).

Agradecemos à equipe dos Correios de Pernambuco pela atenção em mais uma premiação deste concurso na Tomé. É a quarta vez que a instituição é premiada.
PARABÉNS A TODOS QUE FORAM PREMIADOS!