terça-feira, 13 de agosto de 2019

ESCOLA TOMÉ FRANCISCO OFERTA REFORÇO PARA 56 ALUNOS QUE PASSARAM PARA II FASE DA OBMEP 2019.


SOMANDO NOVOS TALENTOS PARA O BRASIL.

                 A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA – e tem o objetivo de estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. A primeira fase classificou 5% dos alunos inscritos, totalizando 56 alunos distribuídos nos três níveis. No nível I, 13 alunos do 6º e 7º ano participam do reforço com a professora Josefa aparecida. No nível II, 12 alunos do 8º e 9º ano intensificam o estudo com a professora Iranete Andrade e o Nível III, estudantes do Ensino Médio, 31 alunos estudam no contraturno com o professor José Neto dos Santos.
            Os vencedores da I fase ganharão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em um reforço ofertado pelo gestor Ivan, no contraturno. A II fase acontecerá no dia 28 de setembro, sábado, no horário de 14h30min na Escola Solidônio Pereira de Carvalho, Quixaba. O objetivo das aulas de reforço é intensificar o estudo individual dos alunos e ajudá-los na resolução de questões sugeridas pela própria OBMEP. A Escola Tomé Francisco registra uma história de sucesso na OBMEP.



DIA D CONTRA O MOSQUITO DA DENGUE: EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS


            A Secretaria de Educação de Pernambuco lançou a campanha do DIA D CONTRA O MOSQUITO DA DENGUE, onde cada estudante do Ensino Fundamental recebeu o gibi: Um pequeno, grande vilão. Os professores conduziram a leitura em sala de aula sobre os perigos da dengue e a importância do combate aos focos de proliferação do mosquito.
            O trabalho de conscientização foi trabalhado nas turmas do 6º Ano ao 9º ano do Ensino Fundamental, com confecção de cartazes, folders e murais informativos. Os trabalhos produzidos pelos estudantes foram utilizados numa exposição no pátio interno da instituição.


REUNIÃO DE PAIS APÓS O CONSELHO DE CLASSE


Na escola Tomé Francisco da Silva, o planejamento da reunião de pais começou em paralelo ao encontro pedagógico de análise dos resultados com os professores. O objetivo maior é garantir a aprendizagem dos estudantes e compartilhar pontos de dificuldades, possíveis caminhos para resolver os problemas, ações pensadas pela escola, e como a família pode colaborar. Essa conversa ocorreu mediante a entrega do boletim individual de cada estudante. Além da apresentação do desenvolvimento pedagógico do bimestre aos familiares, houve a realização do Plantão pedagógico, em que equipe gestora, pedagógica e professores, ficaram à disposição para responder dúvidas e um atendimento individualizado com os pais. Esse momento garante uma conversa mais direta em que se discute o caso de cada um e também proporciona a possibilidade de firmar parceria e divisão de responsabilidades com a família.
A reunião foi dividida em dois dias – Terça-feira – Uma tarde com a família do 9º ao Ensino Médio e na manhã de quinta-feira (08) foi a vez dos familiares do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental. Durante a reunião houve a assinatura da renovação da matrícula. A equipe comemora o grande índice de participação da família na escola que chegou a 98% de frequência.




ENCONTRO PEDAGÓGICO: HORA DE AVALIAR O I SEMESTRE


Na manhã de terça-feira (06) a equipe gestora, as analistas educacionais, as coordenadoras pedagógicas e os professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio participaram de um encontro pedagógico para analisarem o que já foi feito no I Semestre e estabelecer planos para reverter desempenho baixo nos próximos bimestres. O principal ponto observado diz respeito ao desempenho dos alunos. No III bimestre é preciso priorizar os estudantes abaixo da média e estabelecer planos de ação para apoiar esses alunos.
Durante o encontro, uma estratégia utilizada foi a divisão de grupos de professores para cada integrante da equipe pedagógica para discutir sobre o processo de avaliação e do ensino em sala de aula e rever posturas para progredir o processo de aprendizagem dos estudantes. Cada professor recebeu sua devolutiva, contendo o resultado do I e II bimestre e o consolidado do I Semestre letivo de 2019.
Na ocasião os gestores, coordenadores pedagógicos e professores ainda conversaram sobre os encaminhamentos para a reunião de pais, e algumas ações previstas para esse bimestre, como a comemoração do dia do estudante.
Para a gestora adjunta Josilene Quidute, “A escola que só reprova, encontra dificuldades em ensinar”. Na escola Tomé Francisco da Silva a equipe aprendeu a  respeitar as dificuldades do aluno para ter esse olhar diferente, de buscar formas de aprendizagem na hora de fazer a avaliação.