quarta-feira, 27 de julho de 2016

Olimpíada de Língua Portuguesa: produção de poemas

Em 25/07, a professora Rosilene Leonardo promoveu, no horário da tarde (contraturno), uma oficina para reescrita de poemas com os estudantes do 6º ano da escola Tomé Francisco da Silva.

Depois de vivenciar as oficinas da Olimpíada de Língua Portuguesa em sala de aula, chegou o momento esperado pela turma: a produção dos poemas com o tema “O lugar onde vivo”.  As conversas, leituras, recitação de poemas, apreciação de músicas e poesias... Tudo serviu de inspiração para a produção dos alunos. “Em horário oposto foi bem mais fácil manter a concentração e os alunos se dedicaram totalmente a produção, um momento mágico para escrever”, disse a professora Rosy. 



Estudantes do 7º ano interagem com colegas numa gincana de conhecimentos.

            Na sexta-feira, 22 de julho, os alunos do 7º A e 7º B, participaram de uma gincana promovida pelas professoras Danúbia, Iranete e Kenya, envolvendo conhecimentos de Ciências, geografia, história, matemática e educação física.
            As professoras planejaram a gincana com a finalidade de promover uma atividade em que os alunos procurassem formas de interação com os colegas, aprendendo a respeitar as regras pré-estabelecidas. A intenção foi realizar uma  avaliação pedagógica e não punitiva, que vai além da prova clássica, cujo objetivo é contabilizar acertos e erros, retomando os conteúdos trabalhados no I semestre letivo para identificar em que etapa do processo de construção do conhecimento encontra-se o estudante e, em seguida, identificar as intervenções pedagógicas que são necessárias para estimular o seu progresso no II semestre letivo.
            Para as professoras essa foi uma forma dinâmica de diagnóstico porque a partir do resultado é possível adequar suas estratégias de ensino às necessidades de cada turma.