Na
sexta-feira, 22 de julho, os alunos do 7º A e 7º B, participaram de uma gincana
promovida pelas professoras Danúbia, Iranete e Kenya, envolvendo conhecimentos
de Ciências, geografia, história, matemática e educação física.
As professoras planejaram a gincana com a finalidade de promover
uma atividade em que os alunos procurassem formas de interação com os colegas,
aprendendo a respeitar as regras pré-estabelecidas. A intenção foi realizar uma
avaliação pedagógica e não punitiva, que vai
além da prova clássica, cujo objetivo é contabilizar acertos e erros, retomando
os conteúdos trabalhados no I semestre letivo para identificar em que etapa do
processo de construção do conhecimento encontra-se o estudante e, em seguida,
identificar as intervenções pedagógicas que são necessárias para estimular o
seu progresso no II semestre letivo.
Para as professoras essa foi uma forma dinâmica de
diagnóstico porque a partir do resultado é possível adequar suas estratégias de
ensino às necessidades de cada turma.