quarta-feira, 15 de março de 2017

ESCOLA TOMÉ FRANCISCO RECEBE VISITA TÉCNICA DO CONSELHO DO FUNDEB/PE

Na manhã da terça-feira, 14/03, a Escola Tomé Francisco da Silva recebeu membros do Conselho Estadual de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB – O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização do Magistério: o Senhor Manoel Santos, presidente do FUNDEB e o técnico Gilson Domingos.
Os visitantes conheceram a instituição, fotografaram ambientes e realizaram entrevista com o gestor Ivan, a coordenadora Josilene Quidute, com um grupo de professores e outro grupo de alunos. A coleta de informações visa acompanhar e controlar a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos do Fundo, no âmbito das escolas da rede estadual. O conselho não é uma unidade administrativa do governo. Assim, sua ação deve ser independente e, ao mesmo tempo, harmônica com os órgãos da administração pública local.

            Na análise dos membros do FUNDEB, a escola Tomé Francisco da Silva está de parabéns, pela organização, desempenho e gestão democrática comprovada nas entrevistas realizadas com todos os segmentos, como também, na devida aplicação dos recursos financeiros destinados à instituição.





Avaliação diagnóstica, análise dos resultados, planejamento estratégico: uma prática consolidada na Tomé.

Fevereiro é um mês de sondagem e avaliação diagnóstica na Escola Tomé Francisco da Silva. As professoras e a coordenadora do programa alfabetizar com sucesso elaboraram, reproduziram e aplicaram uma avaliação diagnóstica nas turmas do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. Promover ações como levantamento de dados da turma, conhecer expectativas de aprendizagens e levantar os conteúdos básicos que serão analisados são essenciais para criação de condições didáticas para a aplicação da atividade diagnóstica. Essa é uma prática consolidada no PPP da instituição.
A equipe gestora e a coordenadora Josilene Quidute participaram de todas as etapas do processo: acompanhando a aplicação, ajudando a análise do instrumento criado para a tabulação do resultado e definindo as principais estratégias para sanar as dificuldades apresentadas pelas crianças. 
A avaliação possibilitou a coleta de informações nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Coletadas e analisadas as informações, chega à hora de traçar planos.  As professoras e a coordenadora discutiram sobre os ajustes necessários no programa de ensino para criar intervenções específicas que auxiliem os alunos a resolver a falta de pré-requisitos. “Em equipe, listamos os conteúdos em defasagem e priorizamos as estratégias didáticas que serão utilizadas no I Bimestre, e ainda definimos como realizar um acompanhamento detalhado disso durante o ano letivo pra garantir o avanço das nossas crianças”, disse Josilene, coordenadora.


UMA BOA LEMBRANÇA DOS CONCLUINTES 2016



SEE lança concurso cultural sobre a Revolução Pernambucana

Concurso Cultural “REVOLUÇÃO DE 1817: PERNAMBUCO NA LUTA PELOS IDEAIS REPUBLICANOS”







Escola Tomé Francisco já fez sua inscrição na OBA 2017

A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA possui uma única fase e consiste na realização de uma prova no dia 19/05/17, no horário mais conveniente para a Escola e na própria Escola. Em hipótese alguma a Escola pode fazer a prova em dia diferente deste.
A MOBFOG também tem uma única fase, ocorre na própria Escola e pode ser realizada ATÉ o dia 19/05/17 e consiste no lançamento de foguetes de quatro tipos diferentes, conforme o nível do aluno. 

Todos os estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio poderão participar da OBA e da MOBFOG. Ao final da OBA e da MOBFOG todos os alunos recebem um certificado de participação impresso com o seu nome e se ganhou alguma medalha o tipo dela também consta do certificado. E se ganhou medalha, claro, recebe a mesma, a qual em geral é cunhada em metal ou acrílico. Todos os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares recebem os seus certificados.