quarta-feira, 15 de março de 2017

Avaliação diagnóstica, análise dos resultados, planejamento estratégico: uma prática consolidada na Tomé.

Fevereiro é um mês de sondagem e avaliação diagnóstica na Escola Tomé Francisco da Silva. As professoras e a coordenadora do programa alfabetizar com sucesso elaboraram, reproduziram e aplicaram uma avaliação diagnóstica nas turmas do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. Promover ações como levantamento de dados da turma, conhecer expectativas de aprendizagens e levantar os conteúdos básicos que serão analisados são essenciais para criação de condições didáticas para a aplicação da atividade diagnóstica. Essa é uma prática consolidada no PPP da instituição.
A equipe gestora e a coordenadora Josilene Quidute participaram de todas as etapas do processo: acompanhando a aplicação, ajudando a análise do instrumento criado para a tabulação do resultado e definindo as principais estratégias para sanar as dificuldades apresentadas pelas crianças. 
A avaliação possibilitou a coleta de informações nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Coletadas e analisadas as informações, chega à hora de traçar planos.  As professoras e a coordenadora discutiram sobre os ajustes necessários no programa de ensino para criar intervenções específicas que auxiliem os alunos a resolver a falta de pré-requisitos. “Em equipe, listamos os conteúdos em defasagem e priorizamos as estratégias didáticas que serão utilizadas no I Bimestre, e ainda definimos como realizar um acompanhamento detalhado disso durante o ano letivo pra garantir o avanço das nossas crianças”, disse Josilene, coordenadora.