terça-feira, 28 de maio de 2019

EQUIPE PEDAGÓGICA E PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO ESTUDAM A VERSÃO PRELIMINAR DO CURRÍCULO DE PE REFERENCIADO NA BNCC


Os professores do Ensino Médio junto com as coordenadoras pedagógicas da Escola Tomé Francisco da Silva realizarem, na semana de 13 a 17 de maio,  a análise da Versão Preliminar do Currículo de Pernambuco para o Ensino Médio, construída à luz da Base Nacional Comum Curricular – Ensino Médio.
A tarefa de reformular o Currículo do Ensino Médio é desafiadora em razão das demandas geradas pela "Reforma do Ensino Médio”, instituída através da Lei 13.415/2017, da Resolução n. 3, de 21 de novembro de 2018, que atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, e das particularidades da Base Nacional Comum Curricular Nacional no que se refere a esta etapa da Educação Básica.
Outra tarefa desafiadora diz respeito à promoção da integração, interdisciplinaridade e contextualização entre áreas e saberes, fortemente marcada na Base. Na tentativa de garantir estes pressupostos, a Base do Ensino Médio não traz competências e habilidades por Componentes Curriculares, mas apenas por Área do Conhecimento - exceto para Língua Portuguesa e Matemática, cujas habilidades específicas são descritas na própria Base. Nesse caso, também é pertinente, o reconhecimento das especificidades de cada componente na formação integral dos estudantes, bem como na formação inicial dos nossos professores.
Assim, para fomentar uma discussão de qualidade, a equipe pedagógica organizou um cronograma de encontros por área do conhecimento e componente curricular. A coordenadora Josineide Quidute coordenou o grupo de Ciências da natureza (Química, Física e Biologia) e Matemática. Maria do Bom Conselho Fernandes coordenou o grupo de Ciências Humanas ( História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e Rosineide Alves estudou com os professores da área de Linguagens ( Português, Inglês, Educação Física e Arte).
 A análise Versão Preliminar do Currículo de Pernambuco para o Ensino Médio levou os docentes a refletirem sobre quais conteúdos são realmente fundamentais a todos os estudantes para contribuir na construção desse importante documento.