terça-feira, 26 de agosto de 2014

ALUNOS DO 5º ANO APRESENTAM SEMINÁRIO SOBRE O FOLCLORE BRASILEIRO.

 
          A 22 de agosto de 1846 a palavra Folclore foi lançada na Inglaterra pelo arqueólogo Wilhiam J. Thomas, que mandou uma carta à revista “ The Atheneum”, de Londres, com a finalidade de pedir apoio para um levantamento de dados sobre usos, tradições, lendas e baladas regionais daquele país. Como a carta foi publicada a 22 de agosto, convencionou-se ser este o Dia Mundial doo Folclore. Folk = povo e Lore= conhecimento, saber.
        Para sistematizar os conhecimentos sobre o Folclore Brasileiro, a professora Mônica Fernandes e a coordenadora Josilene Quidute levaram para os alunos do 5º ano uma proposta de trabalho de pesquisa para ser apresentado num seminário na sala de aula no dia 25 de agosto. A intenção foi que os próprios alunos, conhecedores do tema, dialogassem sobre as diversas definições de FOLCLORE.
ü  Conjunto de tradições, conhecimentos, crenças populares, lendas, músicas, danças, adivinhações, provérbios, supertições, brinquedos, jogos, poesias, artesanato, contos, enfim é o estudo da mentalidade popular.
ü  Ciência que cuida das tradições, usos e costumes dos povos.
ü  Saber do povo. Nasce e se desenvolve no meio do povo.
ü  Caracteriza os costumes de cada terra. É transmitido de pai para filho, oralmente ou por ensinamentos práticos, chegando a ser definido como a história não escrita de um povo.
A turma fez um trabalho em grupos. Cada grupo fez uma pesquisa sobre um tema e apresentou utilizando vários recursos como: cartazes, slides, textos, lembrancinhas. Também enriqueceram o seminário com distribuição de comidas típicas, chás, apresentação de danças e a apresentação de poeta de cordel.

Prática inovadora em Biologia.


        


             Ensinar Biologia no Ensino Médio não é uma tarefa difícil. Ao contrário, pode ser simples e a chave está na mão do professor, aproveitando aquilo que já é natural nos alunos: o desejo de conhecer, de agir, de dialogar, de interagir, de experimentar e também de teorizar.
       A professora Danúbia utilizou em suas aulas de Biologia estratégias diversificadas para trabalhar sobre o reino animália nas turmas do 2º ano do Ensino Médio. Para romper com o método tradicional de memorização apenas de informações, a professora familiarizou os jovens com a pesquisa, destacando o prazer e a utilidade da descoberta.
         O objetivo foi compartilhar saberes adquiridos sobre as principais características dos animais vertebrados e invertebrados, conhecendo a sua anatomia, identificando órgãos e funções através de aulas práticas.
          Na avaliação da professora, os estudantes corresponderam as expectativas, demonstrando que são pesquisadores, são curiosos, criativos e se envolvem nas atividades quando são desafiados a mostrar o que aprenderam.


PROJETO SAÚDE BUCAL: UMA PORTA PARA UM SORRISO SAUDÁVEL.







               Aconteceu na última quarta-feira ( 21/08) a culminância do projeto Saúde Bucal: uma porta para


um sorriso saudável. Na ocasião, o Dr. Tarciano ( odontólogo) ministrou uma palestra e realizou uma oficina de inovação e aplicação de flúor.
            O projeto interdisciplinar foi desenvolvendo nas seguintes disciplinas:
1.       Ciências – que abordou os tipos, partes e funções dos dentes, doenças bucais e prevenção das mesmas, escovação correta.
2.       Língua Portuguesa – com leitura e interpretação de textos .
3.       Matemática – que trabalhou o conteúdo estatística.
              A metodologia contou com teorização em sala de aula por meio de textos, gravuras, slides, músicas e pesquisa de campo, onde os alunos tiveram a oportunidade de entrevistar odontólogos e moradores da comunidade, realização de enquete e quis interativo no facebook, nos grupos das turmas contemplados.
            Todo material do projeto está organizado em portfólio na biblioteca e a disposição do público como fonte de pesquisa.
           Hoje temos o mapa da saúde bucal em nossa comunidade, sabemos, que 50% da população tem dentição natural completa, que 55% usa aparelho, que apenas 35% vai ao dentista a cada 6 meses e que apenas 10% já realizou exame de prevenção do câncer de boca. Afirmou a idealizadora do projeto a professora, Bom Conselho Fernandes.
       Já a aluna Gisélia Marques, do 8º ano B, comentou no quis interativo “ Neste projeto aprendi bastante a importância da saúde bucal para a nossa saúde como um todo, sobretudo, as consequências das cáries não tratadas que podem levar a doenças do coração, entre outras”.

Realização:
ü  Idealização e coordenação –
 Bom Conselho Fernandes.
ü  Co-autoria
 Cristiane Patrícia de Lima
Iranete Lúcio de Andrade
Josefa Aparecida de Medeiros
Rosilene Leonardo da Silva
Alunos do 8º ano A e B.
ü  Apoio e colaboração
Coordenação pedagógica
Equipe Gestora 
Coordenador de biblioteca
Equipe da secretaria
Dr. Tarciano – Odontólogo.





Sala de aula: Atividades diversificadas a favor da aprendizagem.


                 Os professores da Escola Tomé Francisco da Silva estão inovando e trabalhando com atividades além das quatro paredes da sala de aula. Com a interação entre os estudantes, o conhecimento ganha diferentes significados.

Piquenique Literário – professora Rosilene – 6º ano do Ensino Fundamental.

         Os estudantes foram ao sítio próximo à escola para ler. A ideia dessa aula surgiu pela necessidade de analisar as habilidades leitoras dos alunos, considerando uma estratégia de oralidade mais aprazível. Um ambiente diferente, uma rotina diferente é uma combinação perfeita para se ouvir histórias. Não basta ler um livro, é necessário promover oportunidade de se ouvir as histórias de cada um, compartilhada por todos.


Lanche gostoso – professora Lee – 4º ano do Ensino Fundamental.

      A professora convidou os alunos para classificar os alimentos quanto os nutrientes fornecidos ao corpo ( construtores, reguladores e energéticos). Logo depois, as crianças comeram e refletiram sobre a importância de uma alimentação saudável.