segunda-feira, 27 de maio de 2019

O ESTÍMULO À CURIOSIDADE E À PESQUISA MARCARAM O SUCESSO DA IV FEIRA DO CONHECIMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL


Na última sexta-feira (24), um evento de grande destaque aconteceu na Escola Tomé Francisco da Silva: a  IV Feira do Conhecimento do Ensino Fundamental. Ação, antes voltada apenas para o Ensino Médio, desde 2016 passou a compor a fazer parte também do currículo do Ensino Fundamental, com o objetivo de preparar melhor os alunos para encarar os desafios do Ensino Médio e porque não dizer, da vida. Numa sociedade em que o conhecimento está em construção a cada minuto, metodologias arcaicas que envolvam apenas aulas expositiva, giz e lousa não possuem mais espaço.

Neste ano de 2019, foram abordados temas de relevância social, histórica, científica, linguística, humana, cultural e intercultural. Uma equipe de estudantes, os "blogueiros da Tomé" entrevistou alguns dos visitantes que vieram de outras escolas, como a Escola Carlos Alberto Medeiros, de Princesa Isabel, PB e a Escola Manoel Joaquim de Santana, Lagoa da Cruz, Quixaba, PE.


Entre os entrevistados, a maioria elogiou a organização do evento, a segurança e desenvoltura dos estudantes na exposição dos conteúdos abordados e na realização de experiências e o trabalho dos professores, coordenadores e gestores, que percebia-se em cada detalhe da Feira.

A IV Feira do Conhecimento contou com 10 turmas participantes, cada uma responsável por um stand, sob a orientação de um ou mais professores. Antes da exposição dos trabalhos, em cada turma foi ministrada uma oficina dentro das áreas do Conhecimento e o 9º ano participou de uma palestra com a professsora Maria do Socorro Silva amaral sobre o SAEPE - Sistema de Avaliação de PE.

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O stand de CIÊNCIAS, sob a coordenação da professsora Dirlande com os alunos do 6º ano A, trouxe o tema: "Misturas nossas de cada dia", demonstrando para os visitantes o efeito de algumas substâncias quando misturadas.


O stand de MATEMÁTICA, organizado pela professora Mônica e alunos do 6º ano B,  trouxe a origem do milho, seu valor para a economia nordestina e brasileira, a culinária a base de milho, entre outros aspectos. O stand de GEOGRAFIA, sob a orientação da professora Cassandra e alunos do 6º ano C, trouxe o tema "Os mistérios do Universo", apresentando os planetas, satélites, sua origem e as pesquisas de conquista do espaço.


 O stand de HISTÓRIA valorizou os povos africanos, mostrando seus saberes, crenças, cultura, sob orientação da professora Kênia Giseli, com o 8º ano A. Na Disciplina de EDUCAÇÃO FÍSICA, os visitantes puderam conhecer o universo das lutas marciais como esporte que favorece a qualidade de vida. O professor Gleydson realizou as pesquisas para o stand com os alunos do 7º ano B.


Já o 7º ano C ficou com LÍNGUA PORTUGUESA, sendo orientado pela professora Cristiane com um tema que afeta a vida dos nordestinos: "Uma resposta ao preconceito linguístico". Os alunos expuseram o resultado de sua pesquisa sobre as diversas variações linguísticas e o que pode ser considerado preconceito linguístico.
O 8º ano A, orientado pela professora Josefa Aparecida, contemplou as disciplinas de CIÊNCIAS e MATEMÁTICA, com o tema "Aquecimento Global". Os alunos expuseram maquetes sobre a poluição ambiental e fizeram uma demonstração do derretimento das geleiras.


A professora Samilly, da disciplina de INGLÊS, orientou a turma do 8º ano B, numa pesquisa sobre a  interculturalidade americana, dando destaque aos jogos considerados lícitos ou ilícitos nos Estados Unidos e no Brasil. Nesse stand, cujo tema era "Direto de Las Vegas para o Brasil", os visitantes puderam utilizar jogos, interagindo com os expositores.


 A disciplina de ARTE foi contemplada pela professora Juliette, com os alunos do 9º ano A e o tema "Direitos Humanos", apresentando uma síntese e uma análise crítica da Declaração dos Direitos Humanos, com demonstrações imagéticas.









O 9º ano A, sob a orientação das professoras professoras Ana Paula e Jaciara Santos trouxeram para a Feira do conhecimento o tema: "Tomé Francisco X OLP: histórias que se cruzam". No stand, os visitantes puderam apreciar fotografias da participação da escola nas semifinais de 2010, 2012 e 2016 e na final de 2012. Coletâneas de textos, jornais e fotografias mostraram a trajetória de alunos e professores premiados. Uma das oficinas da sequência didática do gênero textual Crônica - Olhos atentos no dia a dia -  foi exposta aos visitantes. Nesta oficina, os alunos fotografam o lugar onde vivem, em imagens pitorescas e dão um título para sua fotografia. No final, escolhem uma foto para, a partir dela, produzir uma crônica para concorrer na Olimpíada. Havia fotografias dos diversos municípios nos quais residem alunos da escola.
Em síntese, a IV Feira do Conhecimento do Ensino Fundamental traduziu o que sabiamente escreveu um dia o grande mestre Paulo Freire "Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção."


OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA A TODO VAPOR


Ano de Olimpíada de Língua Portuguesa: momento muito esperado pela equipe da Escola Tomé Francisco, desde os gestores e a coordenação, aos professores e alunos, principais envolvidos. A OLP acontece de dois em dois anos, diferentemente da OBMEP e demais olimpíadas escolares. Isto porque dedica um ano à realização da olimpíada propriamente dita e outro à formação de professores e realização de seminários em todo o país.

Seis professores de Língua Portuguesa estão participando este ano, vivenciando as oficinas propostas pelo Programa Escrevendo o Futuro em seus cadernos virtuais, compostos por sequências didáticas, ricas em um extenso material de leitura, recursos audiovisuais e jogos virtuais.

A OLP abrange cinco gêneros textuais, a saber: Poema (4º e 5º anos), Memórias literárias (6º e 7º anos), Crônica (8º e 9º anos), Artigo de Opinião (3º ano- Ensino Médio) e Documentário (contemplado pela primeira vez na edição deste ano para os alunos do 1º e 2º anos do Ensino Médio). Dos cinco gêneros, apenas Poema não está sendo vivenciado na, já que não atendemos mais as séries iniciais.

As professoras Ana Paula Fernandes, Daniela Justino, Socorro Souza, Jaciara Santos, Kássia Shizzane e Cristiane Patrícia começaram as oficinas há um mês, com muito entusiasmo e preparação, preparando cada oficina com muito empenho, sob a coordenação da Educadora de apoio, Rosineide Alves. 20  turmas estão vivenciando as oficinas, um total de 773 alunos, os quais demonstram dedicação e vontade de escrever os melhores textos ao final do trabalho, pois sonham em chegar à semifinal e à final, como chegaram alunos e professores em anos anteriores. Porém, desde o início, os professores expuseram para eles o objetivo principal da OLP, que não representa apenas um concurso em busca de vencedores, mas a vivência de uma sequência didática que visa a aprendizagem da leitura e interpretação de texto e de produção de textos dos gêneros propostos.
Na feira do Conhecimento, realizada na última sexta-feira (24/05), as professoras Ana Paula e Jaciara montaram um “stand”, organizado com os alunos do 9º ano, com o tema: “Tomé Francisco X OLP: histórias que se cruzam”. Na exposição, os demais alunos e visitantes puderam conhecer as premiações já obtidas por professores e alunos da escola em edições anteriores da OLP, além  do produto final de uma oficina da sequência didática proposta pela coordenação da OLP: “Olhos atentos no dia a dia”. Nesta oficina, os alunos fotografaram cenas pitorescas do lugar onde vivem, dando um título para a sua foto, transformando-a em uma obra de arte.

A OLP representa também a oportunidade dos alunos conhecerem e valorizarem  o lugar onde vivem, sua história e a história de seus moradores, envolverem-se nas questões polêmicas existentes, vivenciando assim o protagonismo e a cidadania como membros atuantes em sua comunidade.

     Nos registros fotográficos, a oficina de Memórias Literárias e Crônica Literária, ministradas pelas professoras Cristiane Patrícia e Daniela Justino, nas turmas de 6º e 8º anos, oficina de leitura de Crônicas, pela professora Ana Paula, no 9º ano e o “stand” da Feira do conhecimento.  Acompanhe neste blog o dia a dia o trabalho dos professores e alunos na OLP. Estaremos publicando as novidades do trabalho dos demais professores e alunos, com seus respectivos gêneros textuais.

 Veja mais fotos na página da escola no Facebook.







OFICINA DE REDAÇÃO PREPARA ALUNOS DO 3º ANO PARA O ENEM



      A equipe da Tomé Francisco preocupa-se e se empenha para que seus alunos cheguem ao ENEM com o melhor resultado possível, tanto que a Escola criou, há alguns anoso projeto “Alunos da Tomé Rumo à Universidade”. Como resultado, a cada ano aumenta o índice de estudantes que ingressam nas universidades públicas e particulares. Em 2019, 53 alunos  conseguiram uma vaga no ensino superior. 

São várias as ações que fazem parte do projeto: aulões,  metodologias diferenciadas, aplicação de simulados, Feira do Conhecimento, rodas de leitura sobre as atualidades, palestras e oficinas de escrita. Colocamos o projeto em prática, com os esforços de todos os profissionais da escola e buscando parcerias, especialmente com a GRE (Gerência Regional de Educação).

Como fruto da parceria com a GRE no dia 10 deste, a professora de Língua portuguesa, DANIELA SIMÕES ministrou para os estudantes do 3º ano, uma oficina de redação, na qual ensinou aos alunos passo a passo como produzir um texto dissertativo-argumentativo nos moldes do ENEM, com várias dicas de como utilizar os recursos deste gênero textual, como a alusão histórica, dados estatísticos, citação e comparação, entre outros. 

Mostrou a importância dos conectivos, as partes da redação e a importância de cada uma, sugerindo alguns temas que poderão ser abordados na redação este ano. Discutiu com os alunos as competências da redação do ENEM, os critérios de avaliação e incentivou-os a preparar-se com entusiasmo e afinco para o principal vestibular do país.

Nas palavras da aluna Laura Lopes, do 3º ano A: “Eu achei a oficina interessante e proveitosa, pois houve uma abordagem muito ampla do assunto, foi uma manhã de muita aprendizagem”.Agradecemos à professora Daniela Simões e à equipe pedagógica da GRE do Sertão do alto Pajeú que proporcionou a realização desta ação de grande valia para o bom desempenho de nossos alunos na redação do ENEM 2019.