quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

ALUNOS E PROFESSORAS ORIENTADORAS PARTICIPAM DE MOSTRA CIENTÍFICA TCF PROMOVIDA PELA GRE




     Nesta segunda-feira (09/12), as professoras Ana Paula Fernandes e Rosineide Alves de Almeida Oliveira participaram com um grupo de alunos do 9º ano da MOSTRA CIENTÍFICA DO TCF (Trabalho de Conclusão de Curso do Ensino Fundamental). 

   Com a temática: IMPACTOS PSICOLÓGICOS DO DIAGNÓSTICO DE CÂNCER, o aluno Alexandre Torres e as alunas Bianca Evelly da Silva, Camila Antônia Pereira de Souza, Camille Galdino Carlos, Salete Vitória Alves e Samily Evillyn Marques fizeram uma exposição oral sobre uma pesquisa bibliográfica e exploratória realizada pela equipe, sob a orientação das referidas professoras.



A Mostra Científica foi promovida pela GRE do Sertão do Alto Pajeú, e aconteceu no auditório da UNIP. A Gestora Miriam abriu o seminário, acolhendo os participantes com entusiasmo e alegria. O evento muito bem organizado, teve a participação das escolas regulares, da EJA e das Escolas do Campo. Temáticas como Violência contra a mulher, Aquecimento global, Reencarnação, Energia Solar, Resgate da história da comunidade quilombola, do município de Carnaíba, entre outras, foram socializadas por alunos das escolas participantes.

Nossos parabéns, à equipe da GRE pela organização do evento, acolhimento das equipes, carisma e competência. Foi realmente um seminário de iniciação científica bastante enriquecedor que proporcionou o intercâmbio entre alunos e professores da regional.
    A temática apresentada pelo grupo da Tomé teve um papel relevante, pois chamou a atenção para os impactos psicológicos advindos do diagnóstico de Câncer tanto para o paciente, como para as famílias. Com embasamento em pesquisas científicas e experiências de pessoas que enfrentaram ou ainda enfrentam luta contra os diversos tipos de Câncer que afetam milhões de pessoas no Brasil e no mundo, o grupo conseguiu despertar o interesse do público presente no seminário.


O TCF tem contribuído para a ampliação da visão do que seja um verdadeiro trabalho, instigando a curiosidade e a necessidade de se preparem para um futuro acadêmico que exigirá as competências adquiridas com este trabalho.

PARABÉNS, ALUNOS! Vocês fizeram a diferença com compromisso, dedicação  e busca constante do saber. Em todas as etapas da pesquisa se envolveram com protagonismo e eficiência. O papel do orientador no TCF merece ser destacado, não apenas do grupo que foi selecionado para a Mostra Ceientífica, mas dos 80 alunos e professores que foram autores dos 15 projetos desenvolvidos na escola.
Merecem destaque o apoio incondicional da Coordenadora do TCF, Josilene Quidute e do Gestor Ivan Nunes, assim como de todos os profissionais da escola que contribuíram para  execução de mais uma ação exitosa da nossa escola.



PREMIAÇÃO ESTADUAL IV TORNEIO VIRTUAL DE CIÊNCIAS







Na manhã do dia 09 de dezembro duas equipes estiveram em Olinda no Museu do Espaço Ciência para participarem da cerimônia de premiação. Alunos do 8º ano e do 1º ano do Novo Ensino Médio, acompanhados de suas professoras orientadoras Cassandra Lopes e Danúbia Rêgo e a coordenadora pedagógica Maria do Bom Conselho Fernandes, viajaram aproximadamente 420 km para receberem medalhas e troféus pela classificação na disputa.
A equipe do 8º ano ficou em 3º lugar no Sertão e o 1º ano- Novo Ensino Médio em 2º lugar geral no estado e 2º lugar no Sertão.
                Após a cerimônia, alunos e professores participaram de tour ecológico nas dependências do museu.
                Os alunos foram recebidos de forma calorosa pela equipe gestora que providenciou também uma premiação em nível escolar objetivando tanto a socialização quanto a  motivação para outros professores e alunos a participarem edições vindouras.
                Veja os depoimentos dos alunos sobre a importância do TVC e da classificação.
 
"Foi uma experiência indescritível conhecer o Espaço Ciência, é um lugar mágico. Em relação ao Torneio, é uma competição maravilhosa que aguça a nossa curiosidade e nos dá oportunidade de superação a cada desafio. Agradeço a Escola Tomé Francisco em especial professora Danúbia pelo apoio". (Gabriel Simão - aluno do 1D)

"Participar do Torneio Virtual de Ciências foi uma oportunidade maravilhosa os desafios, os trabalhos em equipe, a vontade de melhorar a cada atividade proposta foi algo enriquecedor para nós alunos. A viagem para a premiação e o passeio pelo Museu do Espaço Ciência foi fantástica. Provamos de tudo um pouco: Química, Física, Biologia, Astronomia, Geografia. Ano que vem quero repetir esse sonho". (Carla Laís - aluna do 1ºD)
 
"Participar do TVC foi uma experiência espetacular. Aprendi muito a trabalhar em equipe e a buscar formas de explicar alguns fenômenos. E a premiação? Nem se fala, eu fiquei fascinada com o museu do Espaço Ciência e o passeio no Shopping Rio Mar".
(Thayssa Larielly-aluna do 8º B).