quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

REFORÇO AMIGO – EXERCÍCIO PLENO DA CIDADANIA

“Nunca guarde nada só para você, repasse seu conhecimento, não levamos nada desse mundo, somente o amor que plantamos aqui.”

O Projeto Reforço Amigo continua rendendo bons resultados de aprendizagem na Escola Tomé Francisco, é magnífico perceber o compromisso e a responsabilidade com os quais os alunos monitores assumem a sua função de amigo, colaborador, voluntário nos encontros para estudo, dando apoio e assistência aos colegas com alguma dificuldade de aprendizagem. Também é muito gratificante comprovar o empenho e a participação dos alunos que são selecionados para participar deste reforço.
Este projeto foi concebido pela preemente necessidade de dar apoio específico aos alunos repetentes e com baixo rendimento escolar, visando através da elevação da autoestima e do aprendizado significativo e colaborativo melhorar os resultados de aprendizagem.
No corrente ano, o Reforço Amigo funcionou a pleno vapor, especialmente na época das atividades avaliativas e provas bimestrais. É um trabalho feito com muita responsabilidade e planejamento, fazendo-se o levantamento das disciplinas, séries e alunos que necessitam desta assistência. Neste sentido, os pais também são convocados para estarem cientes da situação de seus filhos e darem apoio e incentivo aos mesmos, exigindo mesmo que eles frequentem e tenham bom desempenho nestes encontros para estudos.
Nesta reta final, para finalização do ano letivo, houve uma intensificação destes reforços visando diminuir consideravelmente a quantidade de alunos que iriam para a recuperação final. Entraram em cena também os professores do reforço regular, que deram um apoio espetacular nesta operação de resgate da aprendizagem denominada de Reforço Prioramigo, intitulado desta forma porque foram anexados o reforço prioritário e o reforço amigo. Os professores foram Iranete, Caique e Juliette.
As disciplinas priorizadas foram aquelas com a maior quantidade de alunos abaixo da média: Física, Matemática, Língua Portuguesa, Inglês e Ciências, contemplando as turmas: 8º Ano “B”, 9º Ano, 1º “A”,1º “B e 1º “C”, 2º “A” e 2º “C”, do Ensino Médio. As turmas que não foram contempladas no REFORÇO AMIGO E PRIORAMIGO (contraturno) foram  atendidas com o Projeto COMPARTILHANDO CONHECIMENTO (na sala de aula),trabalho similar aos citados.
Esse trabalho é desenvolvido na escola com bastante empenho, responsabilidade e compromisso pela Analista em Gestão Educacional Jakeline Fernandes e pela Educadora de Apoio Socorro Santos, com o apoio da Gestão, Secretaria, Biblioteca e dos funcionários da cantina que tão bem se dispõem em preparar alimentação para todos os alunos atendidos neste projeto.

Nossos agradecimentos a todos que colaboraram, especialmente aos professores do Ensino Regular que contribuíram para enriquecer este projeto.