quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Alunos da Tomé Rumo à Universidade


Palestra com ex-alunos e revisão dos conhecimentos na reta final para o ENEM 2013


Na última quarta-feira (23/10) a Escola Tomé Francisco vivenciou mais uma ação pedagógica de destaque: o V Seminário ENEM: “Alunos da Tomé rumo à universidade”, que a cada ano torna-se mais significativo e enriquecedor para os alunos que estão concluindo o Ensino Médio e buscando ingressar na Universidade.
Nesta oportunidade, tivemos o grande prazer de contar com a presença dos nossos queridos ex-alunos: Rafaela Araújo – Jornalista, Armendes Bruno – Fisioterapeuta e César Faustino – Odontólogo, que emocionaram e encantaram a platéia ao falarem com bastante propriedade das suas profissões, deixando transparecer que as suas escolhas profissionais foram muito acertadas e motivando nossos alunos a prosseguirem nos estudos e lutarem para conseguirem uma vaga no ensino superior.
A participação dos nossos alunos neste seminário também foi excelente, pois os mesmos prepararam-se bem, sob a orientação dos professores, e dissertaram sobre temas propícios para o momento e relevantes para a prova do ENEM e para a redação. Estamos gratificados e orgulhosos em ver os frutos do empenho e da dedicação dos profissionais que fazem a Escola Tomé Francisco da Silva. Estamos certos de que a nossa missão de escola está sendo cumprida.
Todos estão de parabéns pelo sucesso deste evento! Estamos torcendo para que os nossos alunos alcancem bons resultados no ENEM e saiam, realmente, da escola rumo à universidade.








GESTORA DO CEARÁ CONHECE AS PRÁTICAS EFICAZES DA ESCOLA TOMÉ FRANCISCO.


        Maria de Fátima Holanda dos Santos, referência estadual (Ceará) no Prêmio Gestão Escolar 2012, viajou junto com o gestor Ivan para o Intercâmbio aos Estados Unidos e chegou à Escola Tomé Francisco para nos dia 22/ 23 de outubro conhecer as práticas pedagógicas eficazes que fez dessa instituição DESTAQUE BRASIL conquistando destaque na mídia pela continuação de ações e resultados exitosos.
   A atual gestora da Escola Judite Charles Saraiva na cidade de Limoeiro do Norte – Ceará- demonstrou satisfação pelo que observou. No facebook Fática relatou Meu primeiro dia na Escola Tomé Francisco da Silva, em Quixaba - Pernambuco.... Posso afirmar que estou encantada, maravilhada com o espetáculo de educação que estou vendo. Quantas atividades diferentes com foco na aprendizagem dos alunos, quanta organização, criatividade e disponibilidade de um grupo comprometido com a educação pública. Nesta primeira manhã, absorvi muito conhecimento para levar na  minha bagagem. E desta vez, levo uma educação de qualidade aqui do Brasil... Podemos sim fazer a diferença... Parabéns, Ivan Jose.... “
    Os profissionais da Tomé colocaram-se à disposição para acolher e atender com prontidão a gestora visitante. As conversas com a equipe gestora, as visitas às salas de aula, o conhecimento de projetos inovadores, as práticas cotidianas, a organização dos espaços, a valorização dos profissionais, o trabalho em equipe, o planejamento sistemático, o foco na aprendizagem, a articulação do grupo e o envolvimento dos pais e da comunidade foram alguns dos aspectos positivos da instituição registrados por Fátima “ Levo na bagagem uma gama de informações referentes ao acompanhamento da aprendizagem, a idéia de projetos inovadores e práticas efetivas de ensino/ aprendizagem. Levo ainda, a força e a determinação de um grupo comprometido com a educação.”
       O gestor Ivan estava muito satisfeito em rever uma colega de intercâmbio e mais uma vez pode também trocar experiências exitosas na área de gestão escolar. Na quarta- feira, á noite, um encontro na pizzaria em Princesa Isabel proporcionou uma conversa espontânea e uma despedida com toque de alegria para festejar uma boa amizade.
 


ESTUDANTE DA TOMÉ FAZ USO DE CRIATIVIDADE E VENCE O CONCURSO ARTE-LIVRE.


 “A proteção de crianças e adolescentes nos grandes eventos”. Com esse tema, a professora Rosilene Leonardo com o apoio da coordenadora Socorro Santos preparou os estudantes para participarem da 8ª Edição do Concurso Arte-Livre que este ano mobilizou estudantes de escolas públicas e privadas do Estado de Pernambuco, com o objetivo de promover os direitos humanos de crianças e adolescentes. A aluna do 6º ano Maria Eduarda Diniz escreveu uma poesia e conquistou uma vaga entre os doze premiados com notebook e kit de literatura infanto-juvenil, além de terem os trabalhos publicados em uma agenda temática para 2014. Lembrando, que a instituição de ensino e o professor (que orientou o estudante vencedor na produção do trabalho) também serão premiados.
                   O Concurso Arte-Livre, que é realizado anualmente pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – CEDCA/PE, contou com a participação de  5245 estudantes de 140 escolas, situadas em 47 municípios.Foram encaminhadas ao Conselho Estadual 5.245 produções, sendo 2980 da categoria Desenho e 2265 da categoria Texto. Para Ivan, a classificação pela terceira vez de uma estudante da Escola Tomé Francisco no Concurso Arte- livre é resultado de um trabalho coletivo e de muito comprometimento dos professores. “Estamos felizes em divulgar mais um excelente resultado e aproveito para parabenizar a professora Rosilene e a aluna Maria Eduarda” registra o gestor.
              A premiação dos vencedores será no dia 31 de outubro de 2013, às 10h, no Auditório da Associação Municipalista de Pernambuco – AMUPE.

 CONFIRA A LISTA DOS VENCEDORES:

MUNICÍPIO
ESCOLA
ANO
ESTUDANTE
01
Petrolândia
Escola Municipal Canafístula
Valdiran Caitano de Morais Júnior
02
Limoeiro
Escola Municipal Professor Antônio de Souza Vilaça
Adriano de Oliveira Fragoso
03
Agrestina
Escola Municipal Presidente Tancredo Neves
Fabiana de Souza Galdino
04
Jaboatão dos Guararapes
Colégio Motivo
João Gabriel de Souza Carrara
05
Agrestina
Escola Maria Edilvita de Barros Tenório
José Marconiedson da Silva

CATEGORIA TEXTO – ENSINO FUNDAMENTAL

MUNICÍPIO
ESCOLA
ANO
ESTUDANTE
01
Quixaba
Escola Tomé Francisco da Silva
Maria Eduarda Diniz de Medeiros
02
Petrolândia
Escola Agropecuária Municipal José de Carvalho Alcântara
Anthony Pedro de Sá Freire
03
Limoeiro
Escola Municipal Otaviano Basílio Heráclio do Rêgo
Sabrina Naara da Silva Marques
04
Petrolina
Escola Municipal Nossa Senhora Rainha dos Anjos
Larissa da Silva Alcântara

CATEGORIA TEXTO – ENSINO MÉDIO

MUNICÍPIO
ESCOLA
ANO
ESTUDANTE
01
João Alfredo
Escola de Referência em Ensino Médio Jarina Maia
Alex de Novais Batista
02
João Alfredo
Escola de Referência em Ensino Médio Jarina Maia
Francynne Isabela de Santana Silva
03
João Alfredo
Escola de Referência em Ensino Médio Jarina Maia
Ana Beatriz do Nascime