domingo, 25 de outubro de 2015

ESCOLA TOMÉ FRANCISCO ENCERRA PREPARAÇÃO PARA ENEM COM GRANDE SARAU LITERÁRIO.

Na última sexta-feira (23/10), todos os alunos do Ensino Médio da escola tiveram uma tarde gostosa e de grandes aprendizagens



Em tempos de ENEM, a inovação é imprescindível, unindo o conhecimento ao prazer de aprender, os conteúdos podem ser revistos sem o estresse que geralmente cerca o ENEM e os vestibulares das inúmeras universidades e faculdades de ensino superior do país.

Do Arcadismo ao Modernismo no Brasil e em Portugal, desfilaram no sarau autores e obras renomadas. Nas palavras da Sra.  Novinha, mãe de uma aluna: “Parece até que estamos dentro dos livros...”




Segundo Joaquim Manoel de Macedo, em seu romance A moreninha: “Um sarau é o bocado mais delicioso que temos, de telhado abaixo. Em um sarau todo o mundo tem que fazer. O diplomata ajusta, com um copo de champanha na mão, os mais intrincados negócios; todos murmuram e não há quem deixe de ser murmurado. O velho lembra-se dos minuetes e das cantigas do seu tempo, e o moço goza todos os regalos da sua época; as moças são no sarau como as estrelas no céu [...]
O nosso sarau foi um pouquinho diferente, é bem verdade, tínhamos finalidades pedagógicas, mas sem deixar de ser divertido e repleto de aprendizagens significativas. Além da Literatura foram contempladas as Artes Plásticas, com destaque para  as vanguardas europeias modernistas.
Durante três semanas os alunos pesquisaram, assistiram aulas expositivas, produziram obras de arte e se preapararam para o grande dia do sarau ensaiando as recitações, as comunicações orais, as músicas e preparando os figurinos. Foi um período de muita empolgação e preocupação para  que tudo saísse perfeito.
A coordenação, a equipe gestora e a coordenação pedagógica empenharam-se pensando em todos os detalhes, inclusive no lanche que seria servido, pois se é sarau precisa ter comes e bebes...
Os alunos deram um verdadeiro show em suas apresentações. Cada turma estudou autores e escolas literárias diferentes. 

Um grupo formado por alunos e alunas de várias turmas ficou responsável pela animação musical, com um repertório que atendeu diversos gêneros musicais, de MPB a Mamonas Assassinas. Tudo devidamente contextualizado fazendo um diálogo da literatura estudada e a realidade atual.




As turmas do 1º ano a e 1º ano B apresentaram sobre o Arcadismo brasileiro e suas origens, enfatizando os poetas Tomás Antônio Gonzaga e Cláudio Manoel da Costa, recitando belos poemas, entre eles “Marília de Dirceu”, de Tomás Antônio Gonzaga. Uma bela “Marília” foi homenageada pelo recitador. Essas turmas surpreenderam com suas apresentações, nem pareciam estar estreando no sarau.


O 2º ano A  declamou poemas de de Cruz e Souza, como “Alucinação”, expositores retrataram a vida e obra do autor no contexto do Simbolismo brasileiro.



O 2º ano B fez sua apresentação a partir da recitação do poema: Menina e Moça, de Machado de Assis. A vida e obra do “Bruxo do Cosme Velho” foram detalhadas por expositores que enfatizaram aspectos que fazem deste escritor o ícone da literatura nacional. O Realismo e o Naturalismo foram temas destacados pela turma, incluindo característica e contexto histórico e social da época.



O 2º ano C  apresentou um trecho do romance O Cortiço, de Aluísio de Azevedo que descreve a dança sensual da personagem Rita Baiana, utilizando a arte da dança e do teatro.Expositores apresentaram a vida e obra do autor, um breve resumo de “O cortiço” e as influências do avanço científico e tecnológico da época para a literatura.


O 3º ano A recitou Fernando Pessoa e Augusto dos Anjos, relatando aspectos da vida e obra destes autores. O modernismo português e o pré-modernismo brasileiro ganharam espaço em belas exposições orais, nas quais os alunos demonstraram segurança e naturalidade.
Em seguida foi a vez do 3º ano B, com João Cabral de Melo Neto, Ferreira Gullar e Manoel de Barros. A singeleza do poema “O menino que carregava água na peneira” (Manoel de Barros) encantou a plateia. As exposições orais contemplaram o Pós-modernismo no Brasil.
O 3º ano C trouxe a delicadeza da poesia Cecília Meirelles no poema “A Bailarina”, com a participação especial do balé da Escola de Dança Tereza Raquel, da cidade de Princesa Isabel – Casa de Cultura Anália Xavier. As crianças do balé emocionaram o público com a coreografia Ciranda da Bailarina e Lago dos Cisnes.  O 3º C ainda apresentou a obra de Vinícius de Morais e de Carlos Drummond, relembrando os horrores da 2ª guerra mundial com o poema “A Rosa de Hiroshima”.

Agradecimentos a todos que contribuíram para a concretização de mais uma ação pedagógica desta escola e à professora de dança Tereza Raquel, que trouxe sua turminha do balé para dar sua colaboração ao sarau. PARABÉNS aos alunos e professores pelas belas apresentações.