terça-feira, 23 de agosto de 2016

CONCURSO JOVEM SENADOR – VENCEDOR DA ETAPA ESCOLAR

As turmas do 3º ano do ensino Médio participaram do Concurso de Redação Jovem Senador, que este ano trouxe o tema: ESPORTE, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO. Sob a orientação das professoras Jaciara Santos e Rosineide Alves, as atividades realizadas tiveram o objetivo, não apenas de participar da competição, mas de aperfeiçoar as habilidades de escrita dos alunos que estão se preparando para o ENEM. A redação, de cunho dissertativo-argumentativo foi uma boa oportunidade de contextualizar o conteúdo que já está inserido na proposta curricular.
O debate em torno dos benefícios do esporte para a educação e inclusão social de crianças, jovens, idosos e portadores de necessidades especiais foi um momento bem oportuno, devido o Brasil ter sido a sede das Olimpíadas e Paralimpíadas neste ano.
O resultado foi gratificante segundo as professoras, pois os alunos evoluíram nas habilidades de escrita, assim como desenvolveram o senso crítico e a competência argumentativa.
Mas, como é um concurso, um texto deveria ser selecionado no final do processo para concorrer na etapa estadual, buscando uma vaga de “jovem senador”, representando o estado de Pernambuco. O primeiro lugar coube ao aluno do 3º ano C:

LUCAS IAGO MEDEIROS ALEXANDRINO, com a redação: “ESPORTE, ALIADO DA AUTOESTIMA.”. Professora orientadora: Rosineide Alves

PARABÉNS!!! 

VENCEDORES DA ETAPA ESCOLAR DA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Após um período construtivo de oficinas de leitura e escrita, a Olimpíada de Língua Portuguesa chegou à reta final de atividades. Foram dois meses de muito trabalho em que estudantes do Ensino Fundamental e Médio estudaram sobre os gêneros textuais propostos: poema, crônica, memórias e artigo de opinião. Todas as turmas foram inscritas a partir do 5º ano, sob a coordenação das professoras de Língua Portuguesa: Cristiane Patrícia, Rosilene Leonardo, Jaciara Santos, Rosineide Alves, Silene Oliveira, Mônica Fernandes e Juliette Henrique.
“A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), em 2016 promove sua 5ª edição. O tema escolhido é “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.” (Site Escrevendo o Futuro).
Através das atividades propostas, os alunos desenvolveram habilidades de produção oral, leitura e escrita, de uma forma atrativa e focada no objetivo maior de chegar à produção final de um texto da categoria indicada para cada série. Após a realização das oficinas de produção, foram selecionados dois textos de cada turma e encaminhados à comissão escolar para a escolha do texto que representará a escola na etapa municipal. Apenas um texto por gênero é encaminhado para a etapa municipal.
Os textos são escolhidos de acordo com critérios avaliativos indicados para o gênero textual pela coordenação da Olimpíada. Após todas as etapas do processo, os seguintes alunos e seus respectivos textos e professores foram classificados para a Etapa Municipal, na qual concorrerão com estudantes das escolas da rede municipal e da Escola Estadual Solidônio Pereira:

Conheça os alunos classificados:





         O mais importante na Olimpíada de Língua Portuguesa é que todos saem ganhando, pois o  objetivo maior do projeto não está na competição, mas na formação do aluno-autor que desenvolve  habilidades  importantes para a vida. O professor também aprende com o acesso á materiais e recursos didáticos de qualidade oferecidos pelo concurso.

          PARABÉNS A TODOS OS ALUNOS E PROFESSORES QUE PARTICIPARAM DESTE PROJETO RELEVANTE! AGORA É SÓ ESPERAR AS PRÓXIMAS ETAPAS.



Estudantes do 9º ano da Rede Estadual farão pesquisa para concluir o Ensino Fundamental

O Trabalho de Conclusão do Fundamental é uma Iniciativa inédita na Rede Estadual e começa a valer neste semestre


A Secretaria Estadual de Educação está implantando uma novidade na área pedagógica: o Trabalho de Conclusão do Fundamental (TCF). Já valendo a partir deste segundo semestre de 2016, todos os estudantes do 9º ano da Rede Estadual que estão concluindo esta fase dos estudos para avançar para o ensino médio vão se dedicar ao TCF, com base em investigação científica, valendo certificado de conclusão.

O objetivo é despertar nos meninos o interesse pela pesquisa, planejamento e investigação, a partir de algum tema que o grupo tenha vontade de saber mais, diagnosticar, intervir na realidade. Os temas serão de livre escolha dos grupos – que podem ter até seis integrantes –, e eles terão um professor como orientador dos seus projetos, que pode ser do componente curricular que esteja mais ligado aos seus temas.

O resultado pode ser um aplicativo, uma exposição, uma maquete, um vídeo, entre outras possibilidades. As escolas vão fixar a data, que coincidirá com o período de encerramento do calendário escolar, e como se dará a apresentação destes trabalhos. Aproximadamente 45 mil estudantes devem participar desta primeira etapa do projeto.

“É uma ação inovadora, voltada para os estudantes do 9º ano do ensino fundamental, com o objetivo de despertar o interesse deles para a investigação científica. Uma coisa bacana é que os estudantes vão poder escolher a temática que eles querem investigar, e a forma como eles vão apresentar, e fazer um planejamento”, explica a secretária executiva de Desenvolvimento da Educação, Ana Selva.

Conforme o cronograma planejado, até o final deste mês de agosto os estudantes precisam estabelecer seus grupos, temas e eleger os professores orientadores. Terão os meses de setembro e outubro para se dedicar ao planejamento, às referências teóricas e à investigação, e o de novembro para finalizar o trabalho e apresentá-lo.

“A gente espera que, com isso, eles possam desenvolver o gosto pela pesquisa e pelo planejamento. Além disso, vamos integrar mais os estudantes entre si e com os professores, neste momento de conclusão desta fase escolar”, destacou Ana.  


Neste período de implantação, o TCF funcionará como caráter voluntário, e a orientação é que o trabalho seja computado como uma das notas do quarto bimestre dos estudantes. A partir do próximo ano, ele já se integra como parte do ensino fundamental.