terça-feira, 23 de agosto de 2016

VENCEDORES DA ETAPA ESCOLAR DA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Após um período construtivo de oficinas de leitura e escrita, a Olimpíada de Língua Portuguesa chegou à reta final de atividades. Foram dois meses de muito trabalho em que estudantes do Ensino Fundamental e Médio estudaram sobre os gêneros textuais propostos: poema, crônica, memórias e artigo de opinião. Todas as turmas foram inscritas a partir do 5º ano, sob a coordenação das professoras de Língua Portuguesa: Cristiane Patrícia, Rosilene Leonardo, Jaciara Santos, Rosineide Alves, Silene Oliveira, Mônica Fernandes e Juliette Henrique.
“A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), em 2016 promove sua 5ª edição. O tema escolhido é “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.” (Site Escrevendo o Futuro).
Através das atividades propostas, os alunos desenvolveram habilidades de produção oral, leitura e escrita, de uma forma atrativa e focada no objetivo maior de chegar à produção final de um texto da categoria indicada para cada série. Após a realização das oficinas de produção, foram selecionados dois textos de cada turma e encaminhados à comissão escolar para a escolha do texto que representará a escola na etapa municipal. Apenas um texto por gênero é encaminhado para a etapa municipal.
Os textos são escolhidos de acordo com critérios avaliativos indicados para o gênero textual pela coordenação da Olimpíada. Após todas as etapas do processo, os seguintes alunos e seus respectivos textos e professores foram classificados para a Etapa Municipal, na qual concorrerão com estudantes das escolas da rede municipal e da Escola Estadual Solidônio Pereira:

Conheça os alunos classificados:





         O mais importante na Olimpíada de Língua Portuguesa é que todos saem ganhando, pois o  objetivo maior do projeto não está na competição, mas na formação do aluno-autor que desenvolve  habilidades  importantes para a vida. O professor também aprende com o acesso á materiais e recursos didáticos de qualidade oferecidos pelo concurso.

          PARABÉNS A TODOS OS ALUNOS E PROFESSORES QUE PARTICIPARAM DESTE PROJETO RELEVANTE! AGORA É SÓ ESPERAR AS PRÓXIMAS ETAPAS.