segunda-feira, 12 de novembro de 2018

DE OLHO NA AGENDA FESTIVA


REUNIÃO DE PAIS PARA FINALIZAR O ANO LETIVO


Na ultima reunião de pais que aconteceu na Escola Tomé Francisco da Silva, no dia 01 de novembro, à tarde, foram priorizados os seguintes assuntos: resultado do III Bimestre referente à aprendizagem dos alunos, as datas finais do calendário letivo ( semana de provas, período de recuperação, agendamento das conclusões, festas, passeios, conselho de classe e confraternização.
Reunir-se com os responsáveis do aluno é sempre uma oportunidade para estreitar uma relação de parceria. Esse encontro assume importância de acordo com o projeto político pedagógico (PPP) da escola, que define o papel da instituição e da família na Educação das crianças e jovens do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio.





REUNIÃO PEDAGÓGICA E ADMINISTRATIVA: INFORMAÇÕES PARA CONDUZIR O FIM DO ANO LETIVO


Final de ano é o momento de repensar o que fizemos e traçar novos planos. E isso não é diferente nas escolas: com a aproximação do fim das aulas, o diretor precisa se organizar para conciliar as tarefas burocráticas com o acompanhamento da agenda final dos trabalhos pedagógicos. Neste momento, é muito importante que toda a comunidade escolar seja ouvida, participe das discussões e seja corresponsável pelas ações de fim de ano. É importante também que todos tenham conhecimento dos prazos finais para concluírem os trabalhos em tempo hábil.
No dia 01 de novembro, pela manhã, a equipe administrativa e pedagógica da escola Tomé Francisco participaram de uma reunião com os seguintes objetivos:
·         Analisar o resultado de aprendizagem do III Bimestre de todas as turmas e disciplinas, e propor, coletivamente, boas intervenções com os alunos que estão com dificuldades de aprendizagem, visando o cumprimento de metas previstas para o ano letivo.
·         Construir a AGENDA final e compartilhar responsabilidades para a execução da agenda bimestral do Projeto político pedagógico.
A reunião proporcionou um alerta para organização da agenda individual de cada profissional. A ideia é intensificar o preparo das avaliações finais,  colocar os documentos em dia, começar a pensar na logística do fechamento de notas e planejar a recuperação final.
Para Ivan, a reunião foi muito proveitosa porque  o clima começa a mudar em novembro e o tempo parece curto para organizar todos os detalhes necessários para conduzir o final do ano letivo sem dor de cabeça e sem deixar pendências para trás. Todos receberam boas dicas para facilitar os últimos meses de aula.




CONSULTA ESPACIALIZADA: CONCLUINTES DO 9º ANO CONVERSAM COM UM ESPECIALISTA SOBRE O TEMA DO TCF


No dia 30 de outubro, terça-feira, os 88 concluintes do Ensino Fundamental participaram da CONSULTA ESPECIALIZADA – uma discussão para enriquecer o Trabalho de Conclusão do Fundamental (TCF).
  Monitorados por professores, os alunos, foram distribuídos em 15 grupos, com temáticas relacionadas a temas como: Bulling; A história do futebol; Depressão; violência doméstica; vicio em celular; violência social; prejuízos ambientais; Origem do Universo; Projeto de vida; Caatinga; Doação de órgãos; Doenças do sistema respiratório e a formação do computador. Em cada mesa temática, os alunos conversaram e tiraram dúvidas sobre os temas com os profissionais mais experientes, convidados para coordenar o debate.
A equipe da escola Tomé Francisco da Silva, alunos e familiares agradecem aos especialistas convidados que engrandeceram o evento:

Especialista
Especialidade/ formação
Riane Francisco S. Rodrigues
Especialista em Geografia
Alisson Morato de Lima
Bacharel Contabilidade
Ênio Ricardo A. de Medeiros
Técnico em Agropecuária
Verimarcos M. Leandro
Engenheiro
José Neto dos Santos
Técnico em informática
Sara Figueiredo
Enfermeira
Marques de Sousa
Psicóloga
Dr. Diomar Pegado
Médico
Marília Correa
Coord. Regional da Secretaria da Mulher
Manoel Marcelo
Psicólogo
Dr. Gutemberg
Delegado de polícia
Luís Henrique de Araújo
Especialista em Educação Física