quarta-feira, 17 de junho de 2015

REFORÇO AMIGO EM AÇÃO NO PERÍODO DAS AVALIAÇÕES DO II BIMESTRE.



             Protagonismo é a atuação de adolescentes e jovens, através de uma participação construtiva, envolvendo-.se com as questões da própria adolescência/juventude, assim como com as questões sociais do mundo, da comunidade... Uma ação que tem dado certo na Escola Tomé Francisco da Silva é o REFORÇO AMIGO, um projeto que incentiva os jovens estudantes ao protagonismo. A ideia é formar grupos de estudos coordenados por monitores preparados para ajudar os colegas na ampliação dos seus conhecimentos em relação aos conteúdos das provas realizadas no final do segundo semestre, no mês de junho. A novidade para este ano é que alguns professores também estão aceitando a proposta de reforçar os alunos que estão abaixo da média na tentativa de recuperá-los e ajuda-los a avançar. A organização e coordenação ficam por conta da analista educacional Jakeline Fernandes e a educadora de apoio Socorro Santos. O Gestor Ivan garante as condições necessárias para o sucesso da ação. O resultado, a equipe envolvida espera alcançar nos índices educacionais do I semestre de 2015. Até o final do ano, muito protagonismo ainda há de existir na realização dessa boa intervenção pedagógica.


ESPETÁCULO DAS CRIANÇAS NA CULMINÂNCIA DO PROJETO DE LEITURA.


           O Projeto o Prazer de Ler tem a finalidade de incentivar e proporcionar as crianças da Escola Tomé Francisco da Silva a descoberta do prazer de ler. Em 2015, cada turma trabalhou uma oficina, com objetivos diferentes de leitura e na manhã desta terça-feira, 16/06, a quadra amanheceu colorida, pois a harmonia de uma equipe de sucesso demonstrou por meio de diferentes linguagens, a competência com que ampliou os  conhecimentos dos seus alunos. Os pais compareceram para abrilhantarem seus filhos. A gestora da Escola Manoel Joaquim de Santana e uma turma de estudantes com professores e a coordenadora Cristiane Quidute, da Escola Municipal Joana Freire de Carnaíba Velha aceitaram o convite e estiveram presentes durante todo o evento. O momento contou com uma grande equipe para sua organização e participação. A educadora de apoio Josilene Quidute liderou todas as etapas do projeto e mobilizou todos os setores da escola em prol do grande sucesso que foi o espetáculo das crianças nesta manhã de terça-feira. O agradecimento vai para a gestão, a secretaria, biblioteca, cozinha, monitores do Mais Educação, principalmente ao professor de dança Danilo Maia que ajudou em todas as coreografias. Os atores homenageados são sem dúvida, professores, pais e as crianças.
CONHEÇA UM POUCO DA PROGRAMAÇÃO:
_________________________________________________________________________________
A professora Adriana, mostrou as crianças do 2º ano, o encanto dos contos de fadas. Não é novidade que as crianças são apaixonadas pelo fascinante mundo das histórias infantis. Elas se encantam com os lobos, as bruxas, as fadas... E quem não sonha em ser princesa e até com um príncipe num cavalo branco?
Então, fique atenta a apresentação da criançada. Elas vão montar O BAÚ DOS CONTOS DE FADAS e logo após apresentar a coreografia da música JOÃO E MARIA – Chico Buarque.
_________________________________________________________________________________
A professora Silene, trabalhou com as crianças do 3º ano A, um banco de textos, com gêneros diferentes, para mostrar que lemos com diversos objetivos: ler para se informar, instruir-se, adquirir conhecimentos e muitos outros, inclusive para se divertir, a exemplo do que estamos fazendo hoje.
Para a culminância, as crianças do 3º ano vão apresentar UMA RODA DE LEITURA demonstrando os vários objetivos d e ler.
No Sítio do Pica Pau Amarelo, aprendemos muitas histórias com Dona Benta. Emília e Visconde sempre nos encantaram com sua inteligência, criatividade e desenvoltura, por isso, simbolizando a importância da leitura, uma coreografia da música SÍTIO DO PICA PAU AMARELO – GILBERTO GIL.
_________________________________________________________________________________
A professora Cassandra também trabalhou com a finalidade da leitura, utilizando um banco de textos. Para o público, as crianças vão apresentar uma adaptação do livro  A CASA SONOLENTA – Audrey Wood. A diferença é que os integrantes da casa foram enfeitiçados por uma bruxa para dormirem o sono eterno. Sabe quem veio desfazer o feitiço? Uma fada e vários livrinhos falantes. Divirtam-se com esse grande magia!

_________________________________________________________________________________
A professora Ângela do 4º ano trabalhou com a habilidade de interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso – propagandas, quadrinhos, fotos dentro outros. Pra demonstrar essa habilidade, não basta apenas decodificar sinais e símbolos, mas ter a capacidade de perceber a interação entre a imagem e o texto escrito.
A integração de imagens e palavras contribui para a formação de novos sentidos do texto. Com vocês, A COREOGRAFIA DAS CAIXAS MÁGICAS.
_________________________________________________________________________________
A professora Mônica Fernandes, na turma do 5º ano, trabalhou com a habilidade de reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema.
Do Livro com as várias versões do conto de CHAPEUZINHO VERMELHO, os alunos aprenderam a relacionar várias ideias, por meio da intertextualidade.

Com vocês, uma transformação na história. Conheça o outro lado dessa fascinante história com a coreografia da música de CHAPEUZINHO VERMELHO COM UM TOQUE DE MAGIA E TRANSFORMAÇÃO.