Sob a mediação dos poetas Dedé Monteiro
e Cléssio Rimas, as oficinas de mote e de embolada fizeram parte da ação formativa
do Projeto Via das Artes, do SESC Triunfo, na Escola Tomé Francisco.
Iniciada
na segunda-feira (12/05), prolongando-se até a sexta-feira (16/05), a oficina de emboladas atendeu 17 alunos
do Ensino Fundamental e Médio no contraturno para que o período de aulas não
fosse prejudicado. So a coordenação do poeta recifense Cléssio Rimas, os alunos
que praticamente não sabiam nem o que era embolada, aprenderam a compô-las,
observando a métrica, a rima, o tema, entre outros aspectos.
Além disso,
aprenderam direitinho a batida
do pandeiro que acompanha as toadas, ora sérias, ora engraçadas...
No segundo dia de oficina já tiveram uma participação na
palestra ministrada pela jornalista Dra.
Maria Alice Amorim, recitando emboladas de sua própria autoria. No
último dia de oficina encerraram os trabalhos juntamente com a oficina de
motes, apresentando-se cantando e tocando suas composições. PARABÉNS, alunos participantes pelo empenho, dedicação
absoluta durante 05 dias na escola durante o contraturno buscando integrar-se à
cultura popular. PARABÉNS ao poeta Cléssio Rimas pela competência e
simplicidade em socializar um saber tão particular, mostrando que a arte pode
ser apreciada e também aprendida.
Verdadeiros
talentos foram descobertos!
A
oficina de motes foi coordenada pelo poeta tabirense Dedé Monteiro e teve
início na quarta-feira (14/05), também no contraturno, com a participação de 30
alunos. Com maestria e sabedoria, o poeta conquistou o interesse dos alunos
promoveu a iniciação dos mesmos na arte de fazer versos. Belos poemas
frutificaram dessa oficina, os quais formarão uma coletânea. Participou também
desta oficina como aprendiz, a professora de Língua portuguesa Jaciara Pedro.
PARABÉNS ao ilustre Poeta do Pajeú pela dedicação e paciência em ensinar sua arte para nossos jovens aprendizes de escritor.
PARABÉNS ao ilustre Poeta do Pajeú pela dedicação e paciência em ensinar sua arte para nossos jovens aprendizes de escritor.
Na sexta-feira,
as duas oficinas se integraram e os alunos apresentaram seus trabalhos uma para a outra.
Os versos produzidos tanto na oficina de emboladas como na de motes foram de
tão boa qualidade que serão apresentados na culminância do Projeto de Leitura
da escola.