domingo, 18 de maio de 2014

OFICINAS DE MOTE E EMBOLADA INSPIRAM E INCENTIVAM POETAS APRENDIZES NA TOMÉ


Sob a mediação dos poetas Dedé Monteiro e Cléssio Rimas, as oficinas de mote e de embolada fizeram parte da ação formativa do Projeto Via das Artes, do SESC Triunfo, na Escola Tomé Francisco.





   Iniciada na segunda-feira (12/05), prolongando-se até a sexta-feira (16/05), a oficina de emboladas atendeu 17 alunos do Ensino Fundamental e Médio no contraturno para que o período de aulas não fosse prejudicado. So a coordenação do poeta recifense Cléssio Rimas, os alunos que praticamente não sabiam nem o que era embolada, aprenderam a compô-las, observando a métrica, a rima, o tema, entre outros aspectos. 

 Além disso, aprenderam direitinho a batida 
do pandeiro que acompanha as toadas, ora sérias, ora engraçadas...


     No segundo dia de oficina já tiveram uma participação na palestra ministrada pela jornalista Dra.  Maria Alice Amorim, recitando emboladas de sua própria autoria. No último dia de oficina encerraram os trabalhos juntamente com a oficina de motes, apresentando-se cantando e tocando suas composições. PARABÉNS,  alunos participantes pelo empenho, dedicação absoluta durante 05 dias na escola durante o contraturno buscando integrar-se à cultura popular. PARABÉNS ao poeta Cléssio Rimas pela competência e simplicidade em socializar um saber tão particular, mostrando que a arte pode ser apreciada e também aprendida. 
Verdadeiros talentos foram descobertos!


A oficina de motes foi coordenada pelo poeta tabirense Dedé Monteiro e teve início na quarta-feira (14/05), também no contraturno, com a participação de 30 alunos. Com maestria e sabedoria, o poeta conquistou o interesse dos alunos promoveu a iniciação dos mesmos na arte de fazer versos. Belos poemas frutificaram dessa oficina, os quais formarão uma coletânea. Participou também desta oficina como aprendiz, a professora de Língua portuguesa Jaciara Pedro.

PARABÉNS ao ilustre Poeta do Pajeú pela dedicação e paciência em ensinar sua arte para nossos jovens aprendizes de escritor.

Na sexta-feira, as duas oficinas se integraram e os alunos apresentaram seus trabalhos uma para a outra. Os versos produzidos tanto na oficina de emboladas como na de motes foram de tão boa qualidade que serão apresentados na culminância do Projeto de Leitura da escola.