quinta-feira, 20 de julho de 2017

05 Intercambistas da Escola Tomé Francisco participam de reunião de pré-embarque

Na quarta-feira (19), 05 estudantes da Escola Tomé Francisco selecionados para o intercâmbio pelo Programa Ganhe o Mundo participaram da reunião de pré-embarque realizada pelas Secretarias de Educação e Turismo, Esporte e Lazer, no Centro de Convenções de Pernambuco.



 O objetivo da reunião é aprofundar e reforçar as orientações dadas aos intercambistas participantes do PGM, assim esclarecer dúvidas que eles possam ter com relação à experiência de intercâmbio e adaptação aos países de destino.participaram  da reunião representantes da Secretaria de Educação do Estado, Secretaria de Relações Internacionais, Secretaria de Turismo, INFRAERO, Polícia Federal, Receita Federal, COPERGÁS, Shineray, Alpagartas, EMPETUR, além dos consulados do Canadá, da Argentina, Alemanha, Irlanda, e representantes dos Programas Internacionais do Chile e Argentina.

O Programa Ganhe o Mundo (PGM) - Criado em 2011, o PGM já beneficiou mais de 5,4 mil estudantes do ensino médio da rede estadual. Os selecionados têm todas as despesas pagas pelo Governo do Estado, desde passagem aérea, até hospedagem em casa de família, matrícula em escola de ensino médio, seguro de saúde, além de uma bolsa mensal no valor de R$ 719,00. O PGM já embarcou mais de cinco mil estudantes para países como Argentina, EUA, Espanha, Uruguai, Nova Zelândia, Chile, Canadá e Austrália.
Créditos: Gil Menezes


Escola Tomé Francisco participa do Seminário de Boas práticas e compartilha projeto exitoso em Gestão Educacional

O evento aconteceu em Arcoverde e contemplou trabalhos de diferentes temáticas

 

Na quinta-feira (13), o gestor Ivan José Nunes Francisco e a educadora de apoio Josilene Quidute da Silva Nunes participaram do Seminário de Boas Práticas do Pacto Pela Educação de Pernambuco 2017 em Arcoverde, sertão do Estado. No evento estavam os gestores de escolas e demais membros das equipes das unidades de ensino da Rede Estadual de Educação, ligadas às Gerências Regionais de Educação (GRE) do Agreste Centro Norte, Agreste Meridional, Sertão do Alto Pajeú e Sertão do Moxotó-Ipanema.

A educadora de apoio Josilene Quidute da Silva Nunes apresentou na modalidade oral, eixo Gestão Pedagógica e Formação Docente, O PROJETO DE FORMAÇÃO CONTINUADA COM APLICAÇÃO DOS CONHECIMENTOS EM SALA DE AULA. O objetivo do projeto é de formar professores para o trabalho com a Matriz de Competências e Habilidades da Prova Brasil e SAEPE de Língua Portuguesa, do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio, possibilitando-os conhecer, reconhecer e fazer uso de boas práticas de leitura, suas possibilidades e inovações a fim de influenciar positivamente na aprendizagem dos alunos.
O seminário aconteceu na Escola Técnica Estadual (ETE) Professor Francisco Jonas Feitosa Costae reuniu dezenas de profissionais de educação. Ao todo, foram expostas 106 experiências no dia, divididas em duas modalidades de apresentação: oral e banner. Os trabalhos foram inscritos em um dos cinco eixos previstos no edital do Seminário: Indicadores e Taxas; Qualidade do Ensino e Gestão da Sala de Aula; Disciplina, Interação Escola/Aluno; Gestão Pedagógica e Formação Docente; Relação com a Comunidade e Família.

O Seminário de Boas Práticas do Pacto Pela Educação de Pernambuco é promovido pela Seplag em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e tem por objetivo integrar os gestores de escola e a equipe técnica das Regionais, de modo a proporcionar a troca de experiências exitosas sobre Gestão Educacional.




Escola Tomé Francisco leva modelo de gestão para evento no Sul do país

    Evento aconteceu em Santa Catarina e reuniu cerca de 700 educadores

Na última segunda-feira (17), o gestor Ivan José Nunes Francisco e a educadora de apoio Josilene  Quidute, da Escola Tomé Francisco, em Quixaba, Sertão do Estado, participaram do II Seminário Regional de Educação Municipal, promovido pela Universidade Comunitária de Chapecó (UNOCHAPECÓ), em Santa Catarina. Os profissionais da Rede foram convidados para palestrar no evento devido ao exemplo de transformação de qualidade da educação na unidade de ensino.

     A escola ficou conhecida nacionalmente após ganhar prêmio de gestão escolar pelo Ministério da Educação, em 2012. Ivan e Josilene palestraram para cerca de 700 educadores e gestores municipais no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes, em Chapecó.

     Os gestores da Escola Tomé Francisco apresentaram a experiência de sucesso da instituição a partir das ações desenvolvidas em quatro dimensões: gestão de resultados, gestão pedagógica, gestão participativa e de pessoas, gestão administrativa e de recursos, além de mostrar, também, o avanço da educação de Pernambuco e a importância dos investimentos do governo.

   “A experiência foi positiva. Foi um momento ímpar para compartilhar preocupações, expectativas e conhecimentos, em vista de oxigenar as práticas pedagógicas e de gestão da Escola Tomé Francisco. Após a apresentação recebemos muitos elogios”, disse Ivan.