quarta-feira, 8 de março de 2017

Alunos da Escola de Música Antônio Salvador de Araújo participam de lançamento de programa educacional da Tomé Francisco

     Os alunos da Escola de Música Antônio Salvador de Araújo, da cidade de Quixaba-PE, representada pelos alunos da Sanfona e Violão, juntamente com os seus respectivos professores Eder Ramalho e Gleidson Barbosa estiveram participando nesta segunda feira (06/03/2017), do lançamento do Programa PROEMI-2017 (PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR), na Escola Tomé Francisco da Silva, que está sempre buscando novas estratégias para melhorar ainda mas a qualidade do seu ensino



   A Secretaria Municipal de Cultura e Esportes agradece a todos que fazem parte da escola pela recepção e acolhimento dos alunos e professores da escola de Música, ao mesmo tempo avisa que a mesma estará sempre a disposição para novos convites.




AULA INAUGURAL DO PROEMI: INCENTIVO AO PROTAGONISMO E À INCESSANTE BUSCA DO CONHECIMENTO

Na última segunda-feira, 06 de março, no horário noturno, aconteceu  na quadra da Escola Tomé Francisco a aula inaugural do PROEMI – Ensino Médio Inovador.  Com o tema: “Por uma escola mais eficiente, criativa e transformadora”, o evento contou com a presença de palestrante o IF Princesa Isabel, que preferiram três palestras. A Orquestra de Sanfonas da Cidade de Quixaba abrilhantou este inesquecível momento, prestigiando a plateias com clássicos da música nordestina, especialmente músicas do Rei do Baião, Luiz Gonzaga. Os alunos e professores também tiveram direito a um jantar especial, preparado com esmero pelas merendeiras da escola.
A primeira palestra da noite foi ministrada pelo Psicólogo, Especialista em Psicodiagnóstico, Cássio Clayton Martins Andrade, que numa conversa leve falou sobre os princípios da motivação e a sua importância para o indivíduo, que é o principal responsável por sua felicidade e sucesso em seu projeto de vida. Ressaltou também a necessidade das motivações externas, destacando a escola e a família como responsáveis por grande parcela deste tipo de motivação.
A segunda palestra ficou por conta da Ma. Karoline Fernandes Siqueira Campos, graduada em Executivo e Mestra em Desenvolvimento regional. Karoline abordou o tema “O Jovem e o empreendedorismo: uma reflexão sobre o mundo do trabalho.” Destacou a necessidade da formação do jovem visando o empreendedorismo, a importância das boas ideias e de sempre se aproveitar as oportunidades seja na escolha ou no exercício de uma profissão.
O última palestra da noite ficou na responsabilidade do Dr. em Engenharia Agrônoma, Vinícius Batista Campos, que em sua fala destacou em uma linguagem clara e interativa, o conceito empírico de pesquisa e como o jovem estudante do Ensino Médio pode ser um pesquisador e até ganhar prêmios nesta área. Abordou a importância da iniciação científica para a escola e para os jovens cientistas, trazendo ainda uma série de informações sobre centros de pesquisa e dificuldades enfrentadas no ramo no Brasil e no mundo.

Assim, a aula inaugural do PROEMI propiciou a todos os participantes,  acesso ao conhecimento e representou também uma forma de motivar os alunos e professores para a concretização do Programa Ensino Médio Inovador na escola. O evento foi promovido sob a coordenação da equipe gestora, coordenação pedagógica, corpo docente e todos os funcionários de apoio.