quinta-feira, 9 de julho de 2015


Após diagnóstico do semestre, a equipe da Tomé resolveu dar mais atenção à avaliação.

                A equipe gestora da escola Tomé Francisco realizou um encontro com os professores, nesta quarta-feira, 08/07, para organizar e analisar as informações obtidas nos primeiros meses do calendário escolar e, com base nelas, repensar as práticas avaliativas adotadas na instituição. Uma reunião de formação para conhecer os resultados dos estudantes no primeiro semestre e ajudar os professores a tematizar à prática e elaborar exames cada vez mais eficientes para avaliação dos alunos.

               A acolhida levou um pouco de afetividade ao coração dos docentes com reflexões compartilhadas de trechos do livro: “Pedagogia do afeto na sala de aula” de Fabiana Andrade. Em seguida, o secretário Diego fez uma explanação com uso de slides, apresentando os percentuais por turma e disciplinas de estudantes abaixo da média, inclusive especificando apenas a prova e ainda, uma estimativa de candidatos à reprovação em 2015 no Ensino Fundamental e Ensino Médio. Rosineide promoveu uma inevitável reflexão sobre avaliação, questionando alguns métodos de avaliação e o papel da prova escrita. A intenção foi provocar o debate para utilizar o resultado da escola  como parâmetro para que o professor aprimore seu planejamento e seu trabalho em sala de aula.
                      "Apesar da necessidade de tornar a avaliação contínua e diversificada, a simples observação do professor nunca é suficientemente profunda e individualizada em uma classe com dezenas de estudantes. A avaliação por escrito, portanto, sempre terá sua importância", afirma Jussara Hoffmann. Assim, uma oficina para estudar alguns jeitos de avaliar, coordenada pela educadora de apoio Josilene Quidute. Na lista: Prova Objetiva Prova dissertativa, Seminário, Trabalho em Grupo, Entrevista, Aula dialogada, debate, Pesquisa, Estudo dirigido, Observação, relatório, auto avaliação, Conselho de Classe, resumo. O objetivo oi discutir os critérios de elaboração das atividades avaliativas pelos professores.
               Finalizando a pauta de formação, o professor José Neto, demonstrou, na prática, como utilizar o Classroom: O Intel (R) Learning Series Classroom  Management é uma ferramenta colaborativa de ensino e aprendizagem do tablet - PC Educacional recebido pelos alunos do Ensino  Médio em 2014.  O objetivo do programa é propiciar ao professor uma ferramenta tecnológica de última geração para envolver mais os alunos na aula e, consequentemente melhorar o desempenho na aprendizagem. Para Ivan, “ O investimento na formação continuada a partir de necessidades reais identificadas na escola ajuda na ampliação e visão dos professores que modificam sua prática devido as reflexões coletivas”.