quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DIVULGA APROVAÇÃO DO VESTIBULAR DA TOMÉ FRANCISCO

O sonho de cursar uma universidade vira realidade para 26 estudantes da Escola Tomé Francisco

A escola de Quixaba investe em vários trabalhos de apoio pedagógico para estimular os alunos



Assessoria de Comunicação - 05/02/2015 16:04h


Créditos: Divulgação
Cursar a universidade tornou-se realidade para 26 estudantes concluintes do ensino médio em 2014, da Escola Tomé Francisco da Silva, localizada em Quixaba, Sertão do Estado. O apoio pedagógico realizado pela escola foi peça fundamental para a inserção dos alunos no nível superior. Os estudantes foram aprovados pela seleção do Sistema de Seleção Unificada (SISU), beneficiados com bolsa do Programa Universidade para Todos (PROUNI) e em vestibulares convencionais em universidades particulares. Os alunos passaram em diversas áreas como: Medicina, Engenharias, Mecânica, Química, Hotelaria, Administração, Fisioterapia, Direto, Psicologia e Ciências Contábeis.
Aulões, saraus, trabalhos monitorados, testes vocacionais, reforço escolar nas áreas de Português e Matemática, intensivo de redação e trabalhos de motivação com ex- alunos, pais e autoridades locais foram realizados para estimular os estudantes e ajudá-los a escolher qual profissão seguir. “Investimos em nossos estudantes e hoje colhemos os frutos. É um orgulho que aumenta a cada ano, esse é o grande reconhecimento pelo nosso trabalho”, relata o gestor da Escola Tomé Francisco da Silva, Ivan José Nunes.
Júlia Yone Pereira, 17 anos, ex-intercambista do Programa Ganhe o Mundo (PGM), onde viajou para Nova Zelândia no primeiro semestre de 2014, foi aprovada pelo PROUNI na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no curso de Fisioterapia. Para ela, o apoio da escola foi fundamental para seus estudos. “Eu só tenho a agradecer a todos os professores e toda equipe da escola. Os aulões foram de extrema importância para realizarmos a prova do ENEM e contribuiu bastante para a minha aprovação”, conta.


Já a futura médica Mairla Marina Ferreira, 15 anos, foi aprovada no curso de Medicina na Universidade Federal de Campina Grande. Ela também é ex-intercambista do PGM, e garante que o apoio da unidade de ensino foi peça chave para conquistar seu sonho. “Desde pequena sonhei em ser médica, isso nunca saiu da minha cabeça, agora vou dar início a uma nova etapa da minha vida graças ao ensino da minha escola, ao apoio e incentivo que todos me deram”, declara a estudante.

FONTE: www.educacao.pe.gov.br  

Volta às aulas na Tomé: investimento na construção de boas relações

         Quarta-feira, 04 de fevereiro. Na Escola Tomé Francisco da Silva, tudo pronto para recepção dos estudantes. Murais com mensagens de boas-vindas, exposição com informações de cada turma, salas de aula organizadas e professores motivados para iniciar um novo ano letivo.
       O primeiro momento no pátio da escola foi marcado pelos abraços de reencontro, sorrisos e bate papo descontraído. Simples assim! Mas acolhedor pelos alunos que gostaram de ter um tempinho para colocar os assuntos em dia com seu grupo de amigos. Para Ivan, esse foi o ponto de partida para que boas relações interpessoais fossem construídas na escola.

      O segundo momento aconteceu na sala de aula. Cada professor ficou responsável por coordenar as dinâmicas de grupo em uma turma. Uma conversa informal sobre respeito foi um bom começo para se criar um clima de harmonia. Não um “Sermão da Montanha”, mas uma breve apresentação, em que cada um mostrou quem é como pessoa. ‘ Este ano elegemos como foco para o primeiro dia de aula “A importância das boas relações interpessoais”, onde gestão, professores e alunos puderam compartilhar um pouco de si com quem iriam conviver ao longo do ano. “Trata-se de humanizarmos nossas relações”, disse a Educadora de apoio Josilene Quidute.