terça-feira, 22 de agosto de 2017

ESTUDANTES DO 9º ANO PARTICIPAM DE OFICINA DE LÍNGUA PORTUGUESA COM ESPECIALISTAS DA GRE NA V FEIRA DO CONHECIMENTO

Durante a V Feira do conhecimento, os alunos e alunas do 9º ano participaram de uma oficina de Língua Portuguesa ministrada pelas técnicas da GRE Ana Marckdalva e Patrícia Roberta, atendendo à matriz de Descritores do SAEPE e da Prova Brasil. Atividades de leitura e interpretação de textos, envolvendo as estratégias de leitura, especialemnte a inferência marcaram o ritmo da oficina que trouxe bastante conhecimento para os alunos. Agradecemos pelo apoio da Gerência Regional de Educação e às oficineiras pelo excelente apoio na realização dos projetos da escola. 



ALUNOS DO ENSINO MÉDIO PARTICIPAM DE PALESTRAS NA V FEIRA DO CONHECIMENTO PROMOVIDA PELA ESCOLA

No último dia 15 (terça-feira), aconteceu na Escola Tomé Francisco a V Feira do Conhecimento, cuja agenda incluiu exposição de projetos e palestras educativas. O evento é resultado de pesquisas realizadas nas várias disciplinas do currículo. Esta ação envolve todos os profissionais da escola e ocupa todos os espaços com exposição de trabalhos na quadra de esportes, palestras e oficinas nas salas de aula.
Foram realizadas duas palestras, direcionadas aos alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio sobre os temas: “PROFISSÃO - UMA ESCOLHA NECESSÁRIA” e “REFORMA TRABALHISTA: A FAVOR OU CONTRA O TRABALHADOR”.
O tema “Reforma trabalhista” foi explanado pelo Advogado Dr. Rivaldo Rodrigues, que é também pai de uma aluna da escola. Ele expos para os alunos do 1º e 2º ano, os impactos das reformas trabalhistas para o trabalhador brasileiro, especialmente para os mais jovens e os que ainda vão entrar para o mercado de trabalho. Os alunos tiveram a oportunidade de ficar de um assunto que diz respeito ao seu futuro e ficaram informados sobre um dos temas mais polêmicos da atualidade brasileira.
Os estudantes do 3º ano do Ensino Médio desfrutaram da oportunidade de discutir com ex-alunos da escola a difícil escolha de uma profissão. Os palestrantes, todos, ex-alunos da escola, mostraram suas experiências pessoais com a escolha de cursos de nível superior, da experiência de sair da escola pública diretor para a Universidade e como a escola os ajudou na construção do sonho deles.
Dr. Vinícius Florentino, cirurgião-dentista, mostrou as diferentes especialidades da área de Odontologia e dos requisitos para seguir essa profissão; a Nutricionista Janny Luana Herculano relatou as especificidades do Curso de Nutrição, bem como as áreas de atuação do profissional. O Atuário Ericles Mateus Batista apresentou o Curso Ciências Atuariais aos estudantes que se surpreenderam com a gama de oportunidades que essa profissão oferece. A Enfermeira Gerlane Dias falou sobre as vantagens e desafios da profissão, lembrando da importância da humanização dos profissionais da saúde. O estudante de Letras da UFRPE, Marcos Mateus Gomes, professor do curso de Inglês “Ganhe o Mundo”, na escola; explicou os motivos que o levaram a escolher a profissão Professor, em um contexto no qual a profissão é bastante discriminada. A ex-aluna e estudante do Curso de Ciências Econômicas da UFRPE, falou da experiência de começar um curso superior imediatamente ao término do Ensino Médio e sobre a diferença ente a escola básica e a Universidade, de como o estudante tem que “se virar” e estar preparado para dar conta de um curso superior.  
A escola agradece a disponibilidade de todos os palestrantes em prestar um serviço voluntário relevante à formação cidadã dos nossos alunos. 

V FEIRA DO CONHECIMENTO- STANDES

            Na terça-feira 15/08 a escola Tomé Francisco da Silva realiza com grandioso êxito a sua V FEIRA DO CONHECIMENTO, projeto que prioriza a construção do conhecimento, favorecendo a pesquisa  e dando oportunidade aos alunos para demonstrar as suas habilidades. Na feira, a riqueza de conhecimentos apresentada nos stands é incontestável.

 “Na natureza nada se  cria, nada se perde, tudo se transforma” Lavoisier  Experimentos com reações químicas 
Alunos do 9º A e do 2º A sob a coordenação da professora Edinete e do professor José Neto, apresentaram variados experimentos para identificar reações de formação e de decomposição das substâncias e  relacionar as transformações físicas e químicas às mudanças, que ocorrem no ambiente, inclusive nos organismos bem como  as evidências de transformações químicas, por meio das mudanças das propriedades dos materiais, evidenciando possibilidades de preservação do meio ambiente através de boas práticas de pessoas e de empresas.

Uma viagem pelas formas geométricas

Alunos do 9º B e 2º C orientados pelos professores Sebastião e Bom Conselho Silva informaram sobre a nomenclatura das figuras geométricas,o cálculo de área, perímetro, nomenclatura dos sólidos geométricos, número de faces, arestas e vértices, cálculo da área total e também do volume de forma dinâmica e interessante com uso de material concreto e resolução de desafios e ainda estabeleceram relação entre os conteúdos com os variados tipos de moradia, refletindo também sobre os problemas habitacionais vivenciados pelos brasileiros.

Tecnologia, redes sociais e liberdade de expressão

Alunos do 1º A e a professora Daniela abordaram os temas Tecnologia e Redes Sociais tratando do avanço tecnológico e os benefícios, malefícios e impactos na vida das pessoas e da sociedade. Falou-se da ética e da moral nas redes sociais, que atualmente desempenham papel de socialização,formação de opinião, informação e debate entre as pessoas, mas que precisam ser usadas com a devidos cuidados.

Um passeio pela Filosofia aprofundando a condição humana na sociedade
Alunos do 1º B e a professora Jaciara apresentaram sobre família  seu conceito, a discussão sobre as novas formas de família, a adoção, a união e adoção por casais homossexuais, a guarda compartilhada nos casos de divórcio e ainda sobre os direitos, a proteção, e diversas questões atuais relacionados a crianças e idosos.

Não ao preconceito, a beleza está nos olhos de quem vê
Alunos do 1º C sob a coordenação do professor Gleydson e da professora Kássia apresentaram sobre a relação entre o preconceito e o esporte, sobre o preconceito no cotidiano, suas causas e soluções para esse problema e também sobre a beleza e a estética,  assuntos presente na mídia e redes sociais, com uma certa discussão sobre aceitação dos padrões, sendo possível verificar a valorização maior pelas pessoas e até marcas das diferenças de peso, raças e diferentes tipos de beleza e conceitos de estética.

Mãe natureza e a versatilidade das fontes de energia
Alunos do 2º B e a professora Bom Conselho Fernandes demonstrou através de experimentos práticos, formas de produção de energia elétrica, mostrando também a possibilidade de mudança das energias não renováveis(petróleo, gás natural e carvão mineral) pelas renováveis(energia eólica (ventos), energia solar e também energia das águas), seus impactos, benefícios e mudanças causadas na vida das pessoas e do meio ambiente.


A origem do homem
 Alunos do 3º A com a orientação da professora Socorro Francisco informaram sobre  a cronologia da origem do homem e sua evolução bem como as numerosas classificações, muitas vezes contraditórias, e lacunas existentes nesta história.



Hábitos que podem garantir o bem estar e a manutenção da saúde.
Alunos do 3º B e a professora Iranete trataram da importância da descoberta de  Ignaz Semmelweis ,de hábitos que nos ajudam a prevenir doenças e de manter a saúde, prezando pelo nosso bem-estar, informando sobre a Sistema Único de Saúde (SUS) e programa como o Mais Médicos, campanhas de vacinação promovidas pelo Governo tem gerado grande discussão entre a população, ainda mais a vacinação contra o HPV, que é feita em meninas de até 13 anos de idade, e contra o Sarampo e ainda sobre campanhas informativas como sobre as formas de combater o Aedes Aegypti