Na quinta-feira, 15/08, logo
na entrada da GRE do Sertão do Alto Pajeú, em Afogados da Ingazeira, uma
exposição intitulada “A Leitura serve para quê?” toda organizada com stands,
contendo textos selecionados com vários objetivos de leitura: informar, convencer,
advertir, instruir, explicar, comentar, divertir, solicitar, recomendar, etc. O
objetivo da exposição é trabalhar o descritor da Prova Brasil e do SAEPE-
Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros textuais. Uma ação
conjunta das bibliotecárias Ana Maria e Tamires, coordenada pela educadora de
apoio Josilene Quidute e complementada em sala de aula pelas professoras do 5º
ano do Ensino Fundamental Adriana e Jaciara, com todo apoio necessário do
gestor Ivan.
Os profissionais de diferentes
escolas e municípios que participaram da formação Continuada para coordenadores
de Biblioteca com o tema “ A Literatura a Serviço da Formação de Leitores,
promovida pela GRE do sertão do alto Pajeú, ministrada pelas bibliotecárias
Maria da Conceição Andrade ( Ceiça) da EREM Solidônio Pereira de Carvalho,
Quixaba, e Vera Lúcia da Escola João Gomes dos Reis de
Carnaíba, visitaram a exposição,
pesquisaram e preencheram uma ficha de observação e ainda tiveram a
oportunidade de tirar suas dúvidas com a coordenadora da biblioteca Ana Maria
Bernardino, a professora Jaciara Pedro, o gestor Ivan e as alunas do 5º ano
Laura, Renale e Manoela. Os participantes da formação consideraram uma
experiência riquíssima, principalmente porque demostrou o trabalho coletivo que
ocorre na Escola Tomé Francisco com ações sistematizadas e voltadas para as
avaliações externas, nesse caso, o desenvolvimento de habilidades de leitura da
Prova Brasil.
No decorrer da formação outras experiências também foram apresentadas e
na avaliação da coordenadora Ana Maria, da escola Tomé Francisco que participou
da formação integral nos dois dias, 14 e 15/08, o conteúdo e as oficinas
corresponderam as suas expectativas, cumprindo assim, com o objetivo a que se
propôs “Subsidiar as coordenadoras de Biblioteca com uma imersão no universo da
literatura, através de um conjunto de modalidades de leitura que busquem
diminuir a distância entre livro, leitor e acesso à materialização do ato de ler”.