sexta-feira, 16 de agosto de 2013

BIBLIOTECA DA TOMÉ REPLICA OFICINA DE FORMAÇÃO DE LEITORES NO ENCONTRO PROMOVIDO PELA GRE EM AFOGADOS DA INGAZEIRA



           Na quinta-feira, 15/08, logo na entrada da GRE do Sertão do Alto Pajeú, em Afogados da Ingazeira, uma exposição intitulada “A Leitura serve para quê?” toda organizada com stands, contendo textos selecionados com vários objetivos de leitura: informar, convencer, advertir, instruir, explicar, comentar, divertir, solicitar, recomendar, etc. O objetivo da exposição é trabalhar o descritor da Prova Brasil e do SAEPE- Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros textuais. Uma ação conjunta das bibliotecárias Ana Maria e Tamires, coordenada pela educadora de apoio Josilene Quidute e complementada em sala de aula pelas professoras do 5º ano do Ensino Fundamental Adriana e Jaciara, com todo apoio necessário do gestor Ivan.
  Os profissionais de diferentes escolas e municípios que participaram da formação Continuada para coordenadores de Biblioteca com o tema “ A Literatura a Serviço da Formação de Leitores, promovida pela GRE do sertão do alto Pajeú, ministrada pelas bibliotecárias Maria da Conceição Andrade ( Ceiça) da EREM Solidônio Pereira de Carvalho, Quixaba, e Vera Lúcia da Escola João Gomes dos Reis de Carnaíba,  visitaram a exposição, pesquisaram e preencheram uma ficha de observação e ainda tiveram a oportunidade de tirar suas dúvidas com a coordenadora da biblioteca Ana Maria Bernardino, a professora Jaciara Pedro, o gestor Ivan e as alunas do 5º ano Laura, Renale e Manoela. Os participantes da formação consideraram uma experiência riquíssima, principalmente porque demostrou o trabalho coletivo que ocorre na Escola Tomé Francisco com ações sistematizadas e voltadas para as avaliações externas, nesse caso, o desenvolvimento de habilidades de leitura da Prova Brasil.
       No decorrer da formação outras experiências também foram apresentadas e na avaliação da coordenadora Ana Maria, da escola Tomé Francisco que participou da formação integral nos dois dias, 14 e 15/08, o conteúdo e as oficinas corresponderam as suas expectativas, cumprindo assim, com o objetivo a que se propôs “Subsidiar as coordenadoras de Biblioteca com uma imersão no universo da literatura, através de um conjunto de modalidades de leitura que busquem diminuir a distância entre livro, leitor e acesso à materialização do ato de ler”.




SEMANA DO ESTUDANTE MOVIMENTADA NA TOMÉ




A semana do estudante 2013 na Escola Tomé Francisco trouxe algumas inovações. A maior e mais esperada foi a antecipação dos jogos interclasse que vieram promover a competição sadia e comemorar de maneira especial o dia do estudante. O professor de Educação física, Marconiel , tratou logo de organizar a tabela, o que contribuiu para que a ansiedades dos alunos aumentasse.
Tudo foi programado para que a grande final acontecesse no dia 12, segunda-feira, já que o dia 11 caiu no domingo. Logo nos primeiros dias da semana, as torcidas organizaram-se a caráter, com batucada e tudo o que tinham direito.
As Turmas entraram logo em clima de competição, na modalidade FUTSAL para os meninos e a tradicional “QUEIMADA” para as meninas. Logo começaram a aparecer os vencedores de cada jogo, no entanto os que perdiam logo se recuperavam, pois sabem que no esporte sempre haverá um que vence e um que perde e que o mais importante no jogo é a interação, é a “garra”, é a vontade de enfrentar um adversário, mas nunca um inimigo.
O saldo de medalhas foi muito positivo, ficando a vitória assim  consagrada:

 
QUEIMADA: 
CAMPEÃO –  CATEGORIA A: Turma do 7º ano A
CAMPEÃO  CATEGORIA B: Turma 2º ano A
VICE-CAMPEÃO – CATEGORIA A: Turma 8ª série A
VICE-CAMPEÃO – CATEGORIA B: Turma 3º ano B
FUTSAL:
CAMPEÕES:
ENSINO FUNDAMENTAL (MANHÃ): 7º ano A ,
ENSINO FUNDAMENTAL (TARDE):  8ª série B,
ENSINO MÉDIO: 3º ano A
VICE-CAMPEÕES:
ENSINO FUNDAMENTAL (MANHÃ): 7º ano B
ENSINO FUNDAMENTAL (TARDE): 8ª série A
ENSINO MÉDIO: 1º ano B


Mas, não só de esporte vive o homem, mas de cultura, de novas experiências... Por isso, a festa do estudante também contou com um momento de interação estudante-estudante, com socialização de saberes: uma mesa –redonda com os alunos que participaram de intercâmbio no Canadá, nos Estados Unidos, na Nova Zelândia e Austrália. Os intercambistas, Débora, Henrique, Marcos e Thaís, tiveram a oportunidade de falar de suas dificuldades com o idioma, com a família adotiva, com nova rotina das escolas, respondendo às perguntas dos colegas. Falaram dos novos conhecimentos adquiridos, da cultura dos países visitados, das semelhanças e diferenças das escolas onde estudaram e a Tomé Francisco; enfim, deixaram os demais estudantes encantados com tudo que ouviram e viram, pois no pátio da escola puderam apreciar uma exposição de fotografias das viagens dos alunos. Foi realmente um momento especial.
Porém ainda não parou por aí. O grupo cultural “VOZES E VERSOS” formada por estudantes do ensino médio do  EREM – Oliveira Lima  de São José do Egito encantou o público com suas declamações de versos populares de cordel e apresentação de músicas regionais de consagrados nomes da música nordestina, incluindo no repertório uma homenagem ao saudoso Dominguinhos. O grupo mostrou o resultado de um projeto realizado na escola, coordenado pela professora.....que estava acompanhando a banda. A equipe da Tomé agradece a parceria da Escola...., a presença de vocês veio fechar com chave de ouro a programação da festa do estudante 2013.
Um delicioso lanche não podia faltar, pois onde tem festa tem bolo. Aliás, foi o que primeiro os estudantes viram ao chegar na escola na tarde da última segunda-feira: um cenário realmente de festa.
Esporte, informação e arte: um cardápio recheado para o jovem contemporâneo que além do simples lazer, necessita de formação cultural e vida saudável para enfrentar os desafios de uma nova sociedade.




















PARABÉNS, QUERIDOS ESTUDANTES DA TOMÉ FRANCISCO! VOCÊS TÊM O PODER DE CONTRIBUIR PARA QUE NOSSA ESCOLA CONTINUE COM UM PADRÃO DE QUALIDADE COMPATÍVEL COM AS SUAS NECESSIDADES.