sexta-feira, 16 de agosto de 2013

SEMANA DO ESTUDANTE MOVIMENTADA NA TOMÉ




A semana do estudante 2013 na Escola Tomé Francisco trouxe algumas inovações. A maior e mais esperada foi a antecipação dos jogos interclasse que vieram promover a competição sadia e comemorar de maneira especial o dia do estudante. O professor de Educação física, Marconiel , tratou logo de organizar a tabela, o que contribuiu para que a ansiedades dos alunos aumentasse.
Tudo foi programado para que a grande final acontecesse no dia 12, segunda-feira, já que o dia 11 caiu no domingo. Logo nos primeiros dias da semana, as torcidas organizaram-se a caráter, com batucada e tudo o que tinham direito.
As Turmas entraram logo em clima de competição, na modalidade FUTSAL para os meninos e a tradicional “QUEIMADA” para as meninas. Logo começaram a aparecer os vencedores de cada jogo, no entanto os que perdiam logo se recuperavam, pois sabem que no esporte sempre haverá um que vence e um que perde e que o mais importante no jogo é a interação, é a “garra”, é a vontade de enfrentar um adversário, mas nunca um inimigo.
O saldo de medalhas foi muito positivo, ficando a vitória assim  consagrada:

 
QUEIMADA: 
CAMPEÃO –  CATEGORIA A: Turma do 7º ano A
CAMPEÃO  CATEGORIA B: Turma 2º ano A
VICE-CAMPEÃO – CATEGORIA A: Turma 8ª série A
VICE-CAMPEÃO – CATEGORIA B: Turma 3º ano B
FUTSAL:
CAMPEÕES:
ENSINO FUNDAMENTAL (MANHÃ): 7º ano A ,
ENSINO FUNDAMENTAL (TARDE):  8ª série B,
ENSINO MÉDIO: 3º ano A
VICE-CAMPEÕES:
ENSINO FUNDAMENTAL (MANHÃ): 7º ano B
ENSINO FUNDAMENTAL (TARDE): 8ª série A
ENSINO MÉDIO: 1º ano B


Mas, não só de esporte vive o homem, mas de cultura, de novas experiências... Por isso, a festa do estudante também contou com um momento de interação estudante-estudante, com socialização de saberes: uma mesa –redonda com os alunos que participaram de intercâmbio no Canadá, nos Estados Unidos, na Nova Zelândia e Austrália. Os intercambistas, Débora, Henrique, Marcos e Thaís, tiveram a oportunidade de falar de suas dificuldades com o idioma, com a família adotiva, com nova rotina das escolas, respondendo às perguntas dos colegas. Falaram dos novos conhecimentos adquiridos, da cultura dos países visitados, das semelhanças e diferenças das escolas onde estudaram e a Tomé Francisco; enfim, deixaram os demais estudantes encantados com tudo que ouviram e viram, pois no pátio da escola puderam apreciar uma exposição de fotografias das viagens dos alunos. Foi realmente um momento especial.
Porém ainda não parou por aí. O grupo cultural “VOZES E VERSOS” formada por estudantes do ensino médio do  EREM – Oliveira Lima  de São José do Egito encantou o público com suas declamações de versos populares de cordel e apresentação de músicas regionais de consagrados nomes da música nordestina, incluindo no repertório uma homenagem ao saudoso Dominguinhos. O grupo mostrou o resultado de um projeto realizado na escola, coordenado pela professora.....que estava acompanhando a banda. A equipe da Tomé agradece a parceria da Escola...., a presença de vocês veio fechar com chave de ouro a programação da festa do estudante 2013.
Um delicioso lanche não podia faltar, pois onde tem festa tem bolo. Aliás, foi o que primeiro os estudantes viram ao chegar na escola na tarde da última segunda-feira: um cenário realmente de festa.
Esporte, informação e arte: um cardápio recheado para o jovem contemporâneo que além do simples lazer, necessita de formação cultural e vida saudável para enfrentar os desafios de uma nova sociedade.




















PARABÉNS, QUERIDOS ESTUDANTES DA TOMÉ FRANCISCO! VOCÊS TÊM O PODER DE CONTRIBUIR PARA QUE NOSSA ESCOLA CONTINUE COM UM PADRÃO DE QUALIDADE COMPATÍVEL COM AS SUAS NECESSIDADES.