quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

SEMINÁRIO DE ENSINO RELIGIOSO EM CLIMA DE NATAL E RESPEITO À DIVERSIDADE

    Não se pode viver como cristão fora desta rocha que é Cristo. Cristo dá-nos solidez e firmeza, mas também alegria e serenidade.                                                                                                                                                                  Papa Francisco



        O seminário de Ensino religioso de dezembro veio com uma inovação. A partir do tema: O verdadeiro sentido do Natal.  

  Grupos pastorais das igrejas católica e evangélica foram convidados para promover uma reflexão sobre o tema   e   animar o encontro com música e dinâmicas para jovens.
Foram organizados dois momentos: o primeiro na sexta-feira (05/12), com as turmas do 8º ano B e do 9º ano. O segundo aconteceu ontem (09/12), envolvendo os alunos do 7º ano A e B e do 8º ano A. Sob a coordenação da professora Kênia e da diretora adjunta Rosineide Alves, o encontro foi uma verdadeira celebração ecumênica, promovendo o diálogo entre os integrantes das duas religiões.


     O evento foi iniciado com a palestra da professora Bom Conselho Fernandes, da igreja evangélica, que falou da importância de vivermos o Natal a cada dia, através de ações solidárias e fraternas. A professora Adriana, também da igreja evangélica proferiu palestra, enfocando a necessidade de colocarmos Deus constantemente em nossa vida e a perceber os milagres que Jesus realiza em nós, dando testemunho. O grupo de cantores: Tamara, Ana Lídia, Angerléia, Sebastião e Felipe entoaram cânticos religiosos, emocionando a todos com a bela

apresentação.



Em seguida, o secretário da escola, Diego Kennedy, membro da igreja católica e representante do GPC (Grupo Perseverança em Cristo), de Quixaba, PE, proferiu palestra sobre o verdadeiro sentido do Natal, animando o encontro com seu violão e cantando músicas natalinas. Diêgo lembrou que durante o Natal, Cristo espera de nós mudança de vida, que devemos dar ao natal o seu verdadeiro sentido, que é a celebração do nascimento de Jesus, também destacou alguns símbolos do Natal e seus significados. 


Os alunos ainda participaram de um oficina de Cartão de Natal, com mensagens endereçadas aos amigos presentes no seminário. 

 As turmas demonstraram ter gostado bastante da presença dos grupos religiosos, o que pode ser percebido pela forma como interagiram durante o encontro. Esperamos que esse evento tenha contribuído para plantar em cada coração o verdadeiro sentido do natal.



LAZER, DIVERSÃO E MUITA ALEGRIA NO PASSEIO DO 5º ANO EM TRIUNFO.

                                Diversão na infância é coisa séria. Do olhar atento às mãos, nos primeiros meses de vida, até a destreza em jogos eletrônicos, as crianças precisam passar por várias etapas de desenvolvimento para conseguir ter controle motor, saber lidar com a frustração, aprender a se colocar no lugar do outro, ter habilidades sensoriais, conviver bem com amigos, atingir um bom nível intelectual e muitos outros pontos que precisam amadurecer no momento certo.
               Em 2014, os 40 estudantes do 5º ano, estudaram bastante, ocupando a infância com grandes responsabilidades: intensivos de Português e Matemática, aulas complementares semanais, reforço, concursos e deveres de casa diariamente. Um investimento não para criar gênios, mas para desenvolver todas as competências e habilidades da matriz do SAEPE.
                Mas sentar no parquinho, subir no trepa-trepa e ter a alegria de descer num escorregador, brincar em grupo, tomar muito banho de piscina e relaxar depois de um ano letivo ...são presentes que contribuem para que a criança venha a ser um adulto criativo e bem-sucedido”. O passeio para Triunfo foi um dos melhores presentes que essas crianças receberam em 2014. Aconteceu na sexta-feira, dia 06/12, das 08h às 16 horas. Uma equipe da escola acompanhou o grupo: o gestor Ivan, a coordenadora Josilene, a professora Mônica Fernandes, os funcionários André, Ana, Edlande e vários pais.
               Como parceiro na realização desse passeio, contamos com o apoio da Prefeitura Municipal de Quixaba que cedeu o ônibus escolar para transportar os estudantes da Tomé para Triunfo. A alimentação foi providenciada pela escola, com a colaboração dos recursos oriundos do caixa da turma.