terça-feira, 27 de agosto de 2019

SALA TEMÁTICA: RADIOATIVIDADE: MOCINHA OU VILÃ

O tema está sendo desenvolvido nas turmas do Ensino Médio sob a responsabilidade dos professores Edinete Cipriano, Iranete Lúcio e o professor José Neto.
A  oficina acontece numa sala temática devidamente decorada e aborda desde o conceito de radioatividade como um fenômeno natural ou artificial, pelo qual algumas substâncias ou elementos químicos são capazes de emitir radiações, através de partículas alfa, partículas beta e raios gama. Através da realização desta oficina de leitura, o professor  expôs para a turma que a humanidade convive no seu dia a dia com a radioatividade, seja através de fontes naturais de radiação (os elementos radioativos que existem na superfície da Terra ou os raios cósmicos que vêm do espaço), seja pelas fontes artificiais, criadas pelo próprio homem. Ou seja, uniu a teoria à prática.
Suas aplicações que podem ser benéficas ou bastante prejudiciais, expondo que o uso pacífico está presente em muitas áreas: na  Medicina é usada nos diagnósticos através de exames de imagem, como o raio X,  no tratamento do câncer,  na Agricultura, para se evitar o desperdício e a infestação por micro-organismos, utiliza-se a Radiação para a conservação dos alimentos. Numa provável situação de racionamento de energia, em virtude do esgotamento de suas fontes, a utilização da energia nuclear pode ser de grande utilidade.
São consideradas  prejudiciais os efeitos do uso excessivo pode provocar lesões no sistema nervoso, no aparelho gastrintestinal, na medula óssea, etc., ocasionando por vezes a morte (em poucos dias ou num espaço de dez a quarenta anos, através de leucemia ou outro tipo de câncer), o risco de acidentes radioativos e também a produção de bombas atômicas ou armas nucleares.
Também está sendo discutido nas oficinas  sobre as causas e possíveis consequências do enriquecimento de urânio e o agravamento do confronto entre Estados Unidos e Irã .
Desenvolvida de forma dinâmica e atraente com uso de vídeos, textos, relatos, painéis, slides, atividade de passa ou repassa e gameficação, a oficina tem agradado os estudantes e causado bem estar aos profissionais, que fugiram de estratégias  rotineiras e imprimiram ainda mais em seu trabalho criatividade, competência, comprometimento, perseverança, atitude e responsabilidade.