sexta-feira, 8 de março de 2019

PARABÉNS PARA TODAS AS MULHERES!!!


06 DE MARÇO – DATA MAGNA DE PERNAMBUCO


A DATA MAGNA DO ESTADO DE PERNAMBUCO foi instituída pela Lei Estadual nº 13.386, de 24 de dezembro de 2007. O objetivo é homenagear os heróis da Revolução de 1817. A lei que institui o feriado da Data Magna de Pernambuco prevê que as escolas aproveitem a semana para abordar a história pernambucana.
Nesta perspectiva, a coordenação pedagógica e as professoras de História Kênia Giseli, Adriana Medeiros e Maria do Socorro Nunes Francisco planejaram e executaram uma sequência didática com os seguintes objetivos:
- Compreender o que foi a Revolução Pernambucana e o significado da data Magna de Pernambuco.
- Identificar os sujeitos sociais participantes do movimento e os interesses envolvidos.
- Caracterizar as etapas da Insurreição Pernambucana e a repressão ao movimento pelas autoridades da época.
- Refletir sobre a utilização da memória da Insurreição Pernambucana de 1817, no presente, e a noção de sujeito histórico.
Na metodologia foram usadas diversas estratégias que aprimoraram o estudo do tema em pauta. Os trabalhos começaram com a técnica de estudo Painel temático para levantamento dos pontos de ancoragem sobre a Revolução Pernambucana e seguiu com apreciação e contextualização do Hino de Pernambuco, leitura imagética do vitral Leão do Norte, estudo dos símbolos de Pernambuco, apreciação e discussão de vídeos, leitura e discussão de textos alusivos ao tema, análise de infográfico, estudo da biografia dos heróis da Revolução, entre outros.
Comungando com o professor e historiador pernambucano George Cabral, reafirmamos que “É muito importante recordar, celebrar e estudar criticamente porque, dos movimentos anticoloniais, a Revolução Pernambucana foi o único que de fato conseguiu tomar o poder e fundar um novo país”.