quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Escola Tomé Francisco: manutenção dos espaços para a volta às aulas.

            Em janeiro, período que antecede o início das aulas, a organização dos espaços merece atenção. O gestor Ivan sabe disso e providencia o material necessário para ficar em dia com a manutenção, arrumando e recuperando aquilo que está quebrado, solto, descolado ou descascado, o que evita maiores gastos e transtornos no futuro. Como diz Terezinha Azerêdo Rios “Escola bonita não deve ser apenas um prédio limpo e bem planejado, mas um espaço no qual se intervém de maneira a favorecer sempre o aprendizado, fazendo com que as pessoas possam se sentir confortável e consigam reconhecê-lo como um lugar que lhes pertence”.
                        A Escola Tomé Francisco é mais do que uma estrutura física. É um lugar, um tempo e um contexto de trabalho, por isso é necessário que os espaços estejam devidamente organizados para que os estudantes, os professores e os funcionários possam tirar o melhor proveito deles. Vale lembrar que o espaço revela a concepção de ensino e de aprendizagem da escola.
                   Assim, além de providenciar reparos (pintura, conserto de cadeiras, arquivos, bancas, capinação, jardinagem e outros), também é feito a organização do acervo, dos livros didáticos, do material escolar, providenciado os horários e a política de funcionamento de cada sala. Tudo para divulgar o espaço, favorecer o acesso e qualificar o uso que se faz dele e claro, para iniciar as aulas com tudo pronto para não comprometer o tempo pedagógico, favorecendo o ensino e a aprendizagem.






15 alunos da Tomé aprovados em Universidades particulares.

            Sabe-se o quanto é difícil ser aprovado em um vestibular, principalmente, se o aluno vem diretamente da escola pública. Mas o sonho hoje é realidade para 14 estudantes da Escola Tomé Francisco da Silva. Foram dias, meses e até anos de estudos para se preparar para o tão esperado dia. O dia em que se dá o primeiro passo para a realização dos sonhos. É aquele dia, onde um filme passa na cabeça, lembrando-se daquela velha pergunta: “O que você quer ser quando crescer?”. Cada ano que passava, as respostas mudavam, mas cada resposta vinha acompanhada de esperança e determinação. 
                 A equipe da Escola Tomé Francisco tem orgulho em parabenizar os alunos aprovados nos vestibulares e uma satisfação enorme ao ver que tantos alunos conquistaram seu espaço e estão ingressando em uma universidade. Esse é um exemplo de que não é possível fazer milagre, o fundamental é o estudo. Parabéns!