quinta-feira, 24 de julho de 2014

SOCORRO MARÇAL RECEBE VISITA CARINHOSA DOS COLEGAS DE TRABALHO




                    Na noite desta quarta-feira ( 23/07) gestores, professores e funcionários da Escola Tomé Francisco da Silva prepararam uma emocionante surpresa para colega de trabalho Maria do Socorro Sousa Marçal, a qual se encontra afastada de suas atividades há cerca de 03 anos por motivos graves de saúde. O grupo dirigiu-se a Jericó, lugar onde socorro se encontra recebendo os cuidados de sua família, para comemorar o seu aniversário.
                O encontro foi emocionante. Arrancou lágrimas de todos os presentes, pois Socorro demonstrou uma enorme felicidade ao se encontrar com seus colegas de trabalho, muitos dos quais a atual circunstância afastou do seu convívio. Socorro cumprimentou um a um e cada vez que lembrava o nome da pessoa, a comemoração e o sorriso contagiava o ambiente. Ela conseguiu agradecer aos professores de seus filhos, lembrou-se das conversas na escola e sorriu, sorriu muito...“Esse era o melhor presente que eu poderia receber no dia de hoje, obrigada pelo carinho”, palavras de Socorro.
              Os profissionais da Tomé também estavam muito emocionados, pois com um gesto simples puderam acrescentar na vida de Socorro Marçal requintes de felicidades.

"Se temos de esperar, 
que seja para colher a semente boa 
que lançamos hoje no solo da vida. 
Se for para semear, 
então que seja para produzir 
milhões de sorrisos, 
de solidariedade e amizade."


Equipe da Tomé lamenta a morte do escritor e dramaturgo Ariano Suassuna

Imortal o autor
Imortal o escritor
Imortal o poeta
Imortal o professor
Imortal o construtor
ARIANO SUASSUNA

               Morreu no Recife, nesta quarta-feira (23), o escritor, dramaturgo e poeta paraibano Ariano Suassuna, aos 87 anos. Ele estava internado desde a noite de segunda (21) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Português, onde foi submetido a uma cirurgia na mesma noite após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) do tipo hemorrágico.
               A equipe da Escola Tomé Francisco recebeu por duas vezes o escritor Ariano Suassuna, na segunda aula-espetáculo  “ Tributo a Capiba”, proferida pelo escritor e grupo de Teatro Arraial, no dia 24 de abril de 2012, o imortal deixou um depoimento emocionante para a plateia da Tomé: “ Já andei o país inteiro, mas nunca senti tamanha emoção na recepção preparada para mim nessa escola”. A Biblioteca recebeu seu nome “Ariano Suassuna” e sua simplicidade já faz parte da história dessa instituição. Para os brasileiros, deixou um legado inegável na literatura, no teatro, nas artes plásticas e na música. 
             Gestores, professores, funcionários, alunos e comunidade escolar e local receberam a notícia da sua morte com muita tristeza, mas com a certeza de que seu nome será imortalizado.

TRIBUTO A ARIANO

Minha mãe é a Paraíba
O meu pai é Pernambuco
Muito bem falou Ariano
Quando aqui um dia esteve.
Falo de Lagoa da Cruz
No Sertão localizada
Da Paraíba e Pernambuco
Uma filha muito amada.

Deus quis que uma escola
Em seu solo fosse construída
Em terras de Pernambuco
Para a alegria de todos erguida.
Os destinos se cruzaram
E o ilustre escritor
Do auto da compadecida
Apareceu em nossas vidas.

 A ele agradecemos
A honra concedida
Sua aula-espetáculo
Há muito tempo prometida
Acontece em grande estilo
Finalmente é cumprida
A palavra que foi dada
Por ele não foi esquecida.


Direção e professores da ETFS