sexta-feira, 31 de maio de 2013

PALANQUINHO DE LEITURA



 Biblioteca Ariano Suassuna realiza ações de incentivo à leitura no Projeto O prazer de Ler.

      Que é um livro se não o abrimos? É simplesmente um cubo de papel e couro, com folhas. Mas, se o lemos, acontece uma coisa rara: creio que ele muda a cada instante. ( Jorge Luís Borges). A biblioteca não é um depósito de livro, ela precisa ganhar vida mediante ações de leitura e busca de conhecimento. Pensando nisso, as coordenadoras Ana Maria Bernardino e Tamires Medeiros tornaram esse ambiente ainda mais aconchegante e prazeroso para receberem os alunos do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) com o objetivo de promover rodas de leitura de acordo com as oficinas desenvolvidas em cada turma pelas professoras no projeto o Prazer de Ler. Essa ação começa hoje (31/05) e só termina no final da próxima semana. Na programação, os alunos assistem em telão a história da Formiguinha e A Neve, cantam músicas e são convidados a escolher textos e livros para fazerem a leitura na cadeira do leitor com o uso do microfone. Cantigas de roda, fábulas, contos, notícias, reportagem e poesias são alguns dos gêneros textuais utilizados no Palanquinho de leitura de 2013. 
 



CRIANÇAS CURIOSAS: ENTREVISTA COM O ARTISTA PLÁSTICO CARLOS EUGÊNIO.




Na sexta-feira (31/05), o artista plástico Carlos Eugênio, residente em Princesa Isabel aceitou o convite das professoras (Jaciara e Adriana) e da coordenadora (Josilene) do 5º ano do Ensino Fundamental para participar da oficina do Projeto o Prazer de Ler: Elementos gráficos (não verbais) como apoio na construção do sentido do texto. Os alunos prepararam uma entrevista e conseguiram transformar em perguntas todas as suas curiosidades. O senhor Carlos Eugênio respondeu a todas as curiosidades e explicou que aprendeu a pintar sozinho, mas hoje busca inspiração para sua criatividade nas obras de Artistas Consagrados. Segundo  o artista ainda existe pouca valorização das suas obras e só consegue ganhar a vida por meio de trabalho com letreiros, faixas e propagandas. No meio da entrevista, a aluna Analanda surpreende com uma proposta “O senhor poderia fazer uma demonstração de sua arte desenhando para nós?”. A proposta foi aceita e o Senhor Carlos Eugênio logo desenhou no quadro a Catedral da cidade de Princesa Isabel, a pedido de outra aluna.
 Na exposição algumas telas foram colocadas a disposição dos alunos. O artista explica o significado de cada uma, enriquecendo e retomando os conceitos trabalhados pelas professoras. As crianças do 5º ano compreenderam que grande parte dos textos com os quais nos deparamos nas diversas situações sociais de leitura exige que se integre texto escrito e material gráfico para sua compreensão. “Com esse trabalho, a escola faz a integração de múltiplas linguagens como forma de expressão de sentimentos e idéias” afirma a educadora de apoio Josilene Quidute.
     “Agradecemos a presença do Senhor Carlos Eugênio na Escola Tomé Francisco e desejamos que o Senhor continue motivado a fazer e divulgar sua arte”, com essas palavras a aluna encerra mais uma atividade de sucesso do Projeto Crianças Curiosas.





IMAGINE COMO SERIA A SUA VIDA SEM ENERGIA ELÉTRICA



Alunos do 3º ano Médio da Escola Tomé Francisco explicam a importância do consumo sustentável.

                 É angustiante pensar nesta possibilidade, uma vez que atualmente há um enorme consumo de energia elétrica devido a ampla difusão de aparelhos elétricos e pela preocupação das pesquisas tecnológicas e econômicas em popularizar invenções, procurando baratear o custo e facilitar a compra entre outras coisas.
              Esta busca pelo conforto esbarra, na maioria das vezes, no desperdício, modismo, acúmulo de lixo e efeitos maléficos para o meio ambiente, o que nos leva a crer que é imprescindível rever as nossas ações para a preservação da vida no Planeta terra.
             Ao trabalhar com o conteúdo eletricidade no 3º ano do Ensino Médio a professora Josineide Quidute buscou chamar a atenção dos estudantes para a importância dos eletrodomésticos e das telecomunicações na vida moderna, bem como para a necessidade de conhecer seus princípios de funcionamento, os cuidados em seu manuseio e as suas implicações sociais e ambientais.
         Os alunos pesquisaram, organizaram uma exposição com cartazes, promoveram explicações e esclarecimentos, e, distribuíram panfletos com principais recomendações e dicas para o correto uso dos eletrodomésticos; para a economia no consumo de energia elétrica, como se proteger de choques , curto-circuito, raios, informações do PROCEL, etc. Todas as turmas do Ensino Médio, 1º e 2º ano, que participaram da exposição ficaram “ ligados” e despertaram para o consumo sustentável.