quarta-feira, 1 de junho de 2016

Calendário do mês


Evento religioso: lição de tolerância

 Toda instituição de ensino pode promover valores, mas nunca discriminar quem pense de outra forma Luis Carlos de Menezes


No convívio escolar, como nas ciências, a construção do conhecimento depende da comparação de visões diferentes. Por isso, a boa escola deve ser, necessariamente, um espaço plural em termos de pensamentos e manifestações. A escola pública é laica, como estabelece a lei. Porém a escola tem o compromisso, além de garantir o aprendizado dos jovens e prepará-los para a vida, o de ensinar o respeito às diferenças sem fazê-los abrir mão das próprias convicções.
No mês de maio, a comunidade Católica de Lagoa da Cruz celebra o mês Mariano e convida as escolas a participarem da sua programação. Para participar da cultura local, respeitando às demais crenças religiosas, o gestor Ivan, proporcionou no dia 30 de maio, no final da tarde, dois momentos similares, mas distintos de louvor a Deus, com o objetivo de não discriminar os alunos de outras religiões, mas sim, valorizar a diversidade de credos e orientações. 
Dessa forma, a escola Tomé Francisco da Silva colabora
na construção da espiritualidade dos estudantes. "Uma coisa é certa: o respeito mútuo, a não-violência e a compreensão não têm relação direta com a religião. São valores que podem ser ensinados independentemente de crenças", exemplifica Roseli Fischmann, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP
). 


MOMENTO GOSPEL:

        Os jovens das Igrejas Evangélicas, alguns convidados (Diácono Jair Gonçalves, Missionária Silvânia Gonçalves, Lucinéia Medeiros e professores participaram do louvor e momento de adoração a Deus. O ministrante da oração para os jovens foi o Pastor Celso Pereira. A coordenação desse momento ficou por conta da analista educacional Jakeline Fernandes. O culto de adoração à Deus ainda contou com a participação do Ministério de Louvor Ação Evangélica; Grupo Louvor da 1º Igreja Batista, Grupo de Louvor Assembleia de Deus.




MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS:


Na quadra, mesmo com chuva forte, professores e integrantes da comunidade participaram de uma Missa em ação de Graças em virtude do dia dedicado a Escola Tomé Francisco na programação do mês Mariano pela Igreja Católica. A celebração foi do Padre Fábio Abreu da cidade de Tavares e a animação musical de um grupo de estudantes da escola, coordenados por Diego e Ramon.