quarta-feira, 17 de julho de 2013

ARTESÃ NENE GERALDO MINISTRA OFICINA DE RECICLAGEM PARA PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO.




Nesta terça-feira, 16/07, os professores do Ensino Fundamental I ( 1º ao 5º ano) e os professores de arte do ensino Fundamental e Ensino Médio e um grupo de alunos monitores, participaram de uma oficina de reciclagem com a artesã Nenê Geraldo do município de Carnaíba. O gestor Ivan promoveu essa formação visando melhorar o ensino de Arte, incluindo atividades práticas na área de linguagens plásticas interdisciplinando com os temas transversais no trabalho com o meio ambiente.Reciclagem, sustentabilidade, aquecimento global, ecológicos e muitas outras palavras têm se ouvido com bastante frequência em diversas formas de mídia e comunicação, tudo isso não é à toa, uma palavra se encaixa na outras e todas fazem muito sentido, possuem muita importância e tem a ver com o que estamos vivenciando atualmente. Primeiramente podemos dizer que a reciclagem  é uma das formas mais sustentáveis do mundo, o ato do reuso de um material que poderia ir para o descarte significa muito mais do que apenas gerar outro material, é também fonte de emprego para milhares de pessoas, um ato ecológico de grande importância que colabora para diversos setores tanto para a economia, para o meio ambiente e muitos outros.
Durante a realização da oficina, o grupo confeccionou vários objetos com diversos materiais: jornal, retalhos de tecido, cd, garrafas, latinhas e outros. A oficina será replicada para os alunos na CONFERÊNCIA INFANTO-JUVENIL PARA O MEIO AMBIENTE que será realizada pela escola Tomé Francisco.








INTERCAMBISTAS THAÍS E MATHEUS DE VOLTA A ESCOLA TOMÉ FRANCISCO DA SILVA



       O segundo semestre de 2013 começou com novas perspectivas para Thaís e Matheus. Eles estão de volta a Escola Tomé Francisco depois de cinco meses de intercâmbio pelo Programa Ganhe o Mundo, da Secretaria de Educação (SE). Thaís vivenciou esta experiência na Austrália e Matheus na Zona Zelândia. Os dois levaram na bagagem o conhecimento da Língua estrangeira aprendido com a professora Antônia e trouxeram o aperfeiçoamento da Língua Inglesa junto com o conhecimento de outra cultura.
          Na tarde de segunda-feira, 15/07, a equipe gestora, os colegas de sala, os amigos, e os professores deram as boas-vindas aos estudantes, demostrando a satisfação em tê-los novamente como alunos do 2º ano do Ensino médio. Além de todo o aprendizado, o período de intercâmbio também criou laços entre os estudantes pernambucanos e seus “parentes” estrangeiros, mas eles chegaram com aquele brilho no olhar de quem não esqueceu sua terra, seu lar e claro, a Escola Tomé Francisco da Silva.
         O gestor Ivan destacou que os alunos tiveram a oportunidade de obter conhecimento para toda a vida e o governo do estado Eduardo Campos, como também a Escola tiveram papel fundamental nesta conquista. Para valorizar ainda mais essa experiência em breve a equipe fará uma mesa redonda com os alunos beneficiados pelo Programa Ganhe o Mundo, que na escola já somam 04: Thaís e Matheus, os que acabaram de chegar, Débora (Canadá) e Henrique ( Estados Unidos). O objetivo é apresentar a experiência para os outros alunos do Ensino Médio.