quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

FAMÍLIA E ESCOLA: UMA PARCEIRA EM PROL DO BOM DESEMPENHO DO 5º ANO 2015.

                            Não é novidade para nenhum profissional de educação que quando a família participa da escola os resultados são positivos. Mas que estratégias planejar para que realmente a família seja atuante no processo ensino-aprendizagem? Como estabelecer uma parceira, empenhada na busca por novas conquistas e atuante nas decisões?

              Na Escola Tomé Francisco da Silva, as reuniões com os pais acontecem logo no inicio do ano letivo. Na quarta-feira, 11 de fevereiro, os pais do 5º ano do ensino Fundamental foram convidados para conhecer a proposta de trabalho para o ano letivo de 2015, em prol do cumprimento da meta pactuada para a turma. As propostas foram apresentadas e debatidas e as decisões são tomadas e planejadas para serem colocadas em prática. Na relação dos assuntos em discussão, o ensino-aprendizagem dos descritores do SAEPE E PROVA BRASIL, a análise da avaliação diagnóstica, a implantação do reforço, os critérios de avaliação e aprovação, o reforço escolar, as atividades no contraturno, frequência, atividades de casa e a festa de formatura. Várias ações e estratégias foram traçadas junto com os pais. A professora Mônica conversou individualmente com os pais sobre o desempenho e comportamento de alguns alunos. A educadora de apoio Josilene Quidute e o gestor Ivan Nunes coordenaram a reunião. “Acredito que o sucesso nessa turma depende do investimento em ações compartilhadas com os pais, por isso nessa parceria faz parte do nosso Projeto Político Pedagógico”, palavras da educadora de apoio.




EQUIPE DA EREM FREI ORLANDO DE ITAMBÉ VISITA A ESCOLA TOMÉ FRANCISCO DA SILVA.

               Uma viagem pedagógica, como bem definiu o professor Eliezer farias em sua rede social. Na terça-feira, 10 de fevereiro, cerca de 20 integrantes da EREM FREI ORLANDO DE ITAMBÉ chegaram à escola Tomé Francisco, às 9horas para realizar um intercambio de experiências educacionais.
           O grupo foi recepcionado pelo caboclinho que após as boas-vindas no portão da escola, dançaram e encantaram. Um passeio pelo ambiente escolar para constatar a organização e o comportamento dos alunos e funcionários. “ Cada detalhe, faz a diferença no processo ensino-aprendizagem”disse a diretora de Itambé. Com olhar bem atento, o grupo visitou salas de aula, conversou com professores e funcionários e conheceu um pouco do trabalho desenvolvido na instituição.
      O gestor Ivan fez uma demonstração do trabalho e prêmios conquistados pela equipe da Tomé nos últimos anos, como também, junto com a educadora de apoio Josilene Quidute e a diretora adjunta Rosineide Alves compartilhou projetos bem sucedidos que foram determinantes para elevação das metas pactuadas no IDEPE. Um debate motivou a troca de experiências educacionais. A ex-professora da Tomé, Soraya Barros, a qual foi elogiada pelo gestor Ivan que reconheceu o seu trabalho a frente da instituição no início de sua gestão como diretora adjunta, deu seu depoimento, reforçando a importância do esforço, da determinação e da participação de todos na construção de um projeto de sucesso, a exemplo da escola Tomé Francisco.
     Para Alexandre Gouveia, professor de matemática da EREM FREI ORLANDO, vários aspectos motivou a visita: a vontade de aprender mais sobre organização, liderança, elaboração de projetos para adequar as necessidades da sua escola. “ o que foi observado aqui, faz com que eu leve na minha bagagem o sentimento de que tudo pode feito quando há organização, união e vontade”.

   O gestor Ivan agradece aos educadores de Itambé pelo reconhecimento do trabalho “ Fico feliz quando as pessoas que aqui chegam identificam no ambiente escolar a harmonia do nossa equipe. Um agradecimento especial a minha amiga Soraya Barros: aqui você é sempre muito bem-vinda”.