quinta-feira, 10 de outubro de 2013

UTILIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO ESCOLAR A SERVIÇO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO.

                            A utilização, manutenção e conservação do patrimônio escolar constituem-se em importantes diferenciais da gestão escolar. A diferença entre a gestão do patrimônio em uma e outra escola decorre de vários fatores, como a sua localização, a participação da comunidade e, sobretudo, a forma como sua equipe planeja e organiza o trabalho escolar.
                          Quem chega à escola Tomé Francisco da Silva percebe a organização do trabalho escolar só em observar a utilização que a equipe faz do seu patrimônio. Murais, cartazes, fotografias e trabalhos dos alunos tornam o ambiente letrado, contextualizado e atualizado, pois toda a escola é organizada de acordo com os seus objetivos educacionais. Aqui os recursos físicos e materiais disponíveis atendem as características do projeto pedagógico.  Ivan, gestor da instituição explica que “tudo, no espaço escolar da Tomé, é percebido sob o enfoque pedagógico, o requer planejamento do uso do tempo, do espaço e dos recursos humanos”.
          O espaço físico da escola Tomé Francisco está sempre contribuindo com a aprendizagem dos seus estudantes. Com murais e exposição renovadas constantemente, a escola ganha um toque de requinte e atração, sendo para quem trabalha, estuda ou visita um ambiente alegre, acolhedor.

VEJA COMO ESTÃO OS MURAIS NO MÊS DE OUTUBRO:











INTERCLASSE DO II CICLO: CRIANÇAS MOTIVADAS PARA PRATICAR ESPORTES.

O esporte, enquanto atividade física organizada é importante não apenas para o desenvolvimento físico e motor, mas também para o desenvolvimento social das crianças. A partir de suas regras e condições, as crianças conseguem compreender formas de relacionarem-se com os outros, trocando experiências, competindo e ajudando uns aos outros. Na realização dos jogos interclasses das turmas do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, as crianças desfrutaram dos benefícios do esporte nas modalidades de futebol e o jogo da queimada.
                     O evento fez parte da programação da Escola Tomé Francisco da Silva em comemoração ao dia da criança organizado pela coordenação pedagógica e equipe gestora. O professor de educação física Gleydson Medeiros organizou e apitou todos os jogos, auxiliado pelas professoras das turmas: Mônica Fernandes, Adriana Medeiros, Jaciara Santos.
                    A animação da criançada recompensou o esforço de realizar mais uma atividade motivadora na escola. A torcida organizada veio acompanhada de alegria, companheirismo e de uma saudável disputa entre as turmas. A competição aconteceu de 02 a 07 de outubro e registrou como vencedor no futebol o time dos garotos do 4º ano com uma decisão nos pênaltis. O segundo colocado foi o time do 5º ano A.
                  Na queimada, as meninas do 5º ano A venceram a competição e o segundo colocado ficou com a turma do 4º ano B. Os estudantes do 5º ano B não venceram a competição, mas a grande participação deles entusiasmou os espectadores.

                      A equipe organizadora parabenizou todas as crianças que se empenharam e participaram das atividades esportivas, afinal os benefícios são para todos já que a prática esportiva infantil é capaz de prevenir muitos adoecimentos futuros, como o estresse, problemas respiratórios, cardíacos, de coluna e outros.