segunda-feira, 11 de abril de 2016

ALUNA DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO VENCE ETAPA ESTADUAL DO CONCURSO INTERNACIONAL DE CARTAS

“O futuro é algo retórico, não há como desvendá-lo, se não vivê-lo”. Com esta frase filosófica, a aluna Josiele definiu o que para ela é um mistério, mas para o destinatário da sua carta (ela mesma, aos 45 anos) não é.  

Com uma carta singela, emocionante e, ao mesmo tempo, visionária, a estudante MARIA JOSIELE FERREIRA DA SILVA, do 1º ano B, ganhou o 1º LUGAR NA ETAPA ESTADUAL do 45º CONCURSO INTERNACIONAL DE CARTAS- UPU POSTAL - CORREIOS/2016, classificando-se para a FASE NACIONAL, na qual representará o estado de PERNAMBUCO. Aluna da professora de Língua Portuguesa, Maria do Socorro Souza, Josiele conseguiu compreender a essência da proposta de redação: “ESCREVA UMA CARTA A VOCÊ MESMO AOS 45 ANOS” E escreveu realmente com competência e com o coração,  o que ela imaginou que será o futuro daqui a 31 anos (a aluna tem 14 anos).
A carta a ser escrita era do gênero textual Carta argumentativa e o candidato poderia ter uma visão holística da realidade ou mais introspectiva. Josiele conseguiu fazer as duas coisas, com simplicidade, clareza e elegância.
Participaram da disputa na escola, alunos e alunas do 7º ano do Ensino Fundamental ao 1º ano do Ensino Médio, pois o concurso exige a faixa etária até 15 anos. A proposta foi minuciosamente analisada pela coordenação e professores de Língua portuguesa e foi preparada uma sequência didática especial para trabalhar o tema da redação. A sequência contemplou os eixos ORALIDADE, LEITURA e ESCRITA, além de valorizar múltiplas linguagens, como a expressão plástica. Uma dinâmica realizada com utilização de espelhos,  permitiu aos alunos se verem (ou se imaginarem) com 45 anos; em seguida eles desenharam um autorretrato com a referida idade. A atividade permitiu que os alunos  refletissem sobre a sua trajetória futura, abrindo possibilidades de escrita de um texto que pareceu inicialmente bastante complexo. O estudo do gênero textual Carta argumentativa proporcionou aos alunos o domínio do gênero e levou-os a ver na carta, gênero pouco utilizado na era da tecnologia, um gênero capaz de instigar a criatividade, a curiosidade, proporcionar a criação e dialogar de perto com o estilo literário.
Assim pode ser finalmente definida a carta de Josiele, “uma carta que tem o corpo  de carta, mas a alma de crônica literária;  seu estilo reflexivo faz o leitor refletir sobre o futuro da humanidade e a importância das relações humanas", comenta a Diretora adjunta da escola, Rosineide Alves, que auxiliou os professores no planejamento da sequência didática.
A aluna receberá o prêmio de R$ 1.000,00 (mil reais). A escola também será premiada com R$ 2.000,00. O objetivo do 45º Concurso Internacional de Redação de Cartas é melhorar a alfabetização através da arte epistolar. O concurso anual incentiva as crianças e adolescentes a expressarem a criatividade deles e melhorar seus conhecimentos linguísticos.
A ESCOLA TOMÉ FRANCISCO incentiva sempre a participação de seus alunos em concursos, com o objetivo de melhorar o letramento, incentivar ações cidadãs e melhorar o desempenho escolar. Não são apenas os alunos premiados que saem ganhando, mas todos que escreveram suas carta, pois desenvolverem habilidades de domínio discursivo e linguístico.
PARABÉNS, JOSIELE! PARABÉNS TODOS OS ALUNOS PARTICIPANTES! PARABÉNS AOS PROFESSORES QUE TÃO BEM DESENVOLVERAM A SEQUÊNCIA DIDÁTICA.
PARABÉNS, ESCOLA TOMÉ FRANCISCO, PELA 4ª VEZ PREMIADA NO CONCURSO INTERNACIONAL DE CARTAS.

Turma do 4º A realiza experiência para entender as transformações do Planeta.

A terra, ao longo da história geológica, pode ser considerada um planeta em constante transformação. Sua estrutura interior e a sua superfície são suscetíveis a mudanças lentas e/ou bruscas. Vulcões e a tectônica de placas estão sempre ocorrendo, principalmente nas bordas das placas tectônicas, onde a atividade sísmica, decorrente dos processos de subducção, faz tremer a terra abaixo dos nossos pés.
Para facilitar o estudo dessas transformações no Planeta, a professora Silene Carlos, da turma do 4º ano do Ensino Fundamental, realizou com as crianças algumas experiências. A aula tornou-se bastante significativa e os alunos aprenderam, de forma dinâmica, as transformações ocorridas na superfície do planeta e os seus responsáveis: A ação do homem e os elementos naturais.

A ideia agora é replicar a experiência em outras turmas, onde as crianças vão socializar o que aprenderam. Parabéns professora e alunos!