domingo, 9 de junho de 2013

SOCIALIZAÇÃO DAS OFICINAS DA SEMANA DE LEITURA

    

CORREDORES DA ESCOLA REFLETEM A QUALIDADE DAS PRODUÇÕES DOS PROJETOS O PRAZER DE LER E LITERARTE


    Durante a vivência do Projeto o Prazer de Ler e Literarte, os alunos leram bastante, produziram textos dos vários gêneros, produziram expressões plásticas, interpretaram, expressaram  pontos de vista, conheceram grandes nomes da Arte e da Literatura brasileira, portuguesa e inglesa, refletiram sobre a questão ambiental da água, participaram de oficinas de Matemática, fazendo a ponte entre as disciplinas através da interdisciplinaridade e transdisciplinaridade e estudaram em salas temáticas atraentes de acordo com o tema estudado em cada oficina.

    Amanhã teremos a socialização dos trabalhos em forma de seminário, com as turmas das séries finais do Ensino fundamental e com o Ensino Médio, na quadra da escola. Na ocasião, serão apresentadas peças teatrais, coreografias, recitais, saraus e stands de Literatura e Arte. A semana que passou foi de preparação exaustiva para esse momento. Toda a comunidade escolar está convidada.

    Uma coisa que chamou bastante a atenção na realização desses projetos de leitura foi a exposição dos trabalhos dos alunos nos corredores da escola, ao lado das salas de aulas. Os corredores estão refletindo a qualidade das oficinas e o empenho dos professores e alunos. ARTE, CULTURA, LEITURA, LITERATURA, HISTÓRIA, tudo à disposição da comunidade e dos visitantes que cheguem a qualquer momento na escola. A exposição já rendeu alguns elogios de visitantes do Rio de Janeiro e de Recife que estiveram
 na semana passada na Tomé.

PAIS, ALUNOS, COMUNIDADE,
 VENHAM PRESTIGIAR AMANHÃ O NOSSO TRABALHO!

ROJETO BOA VISÃO BENEFICIA 305 ALUNOS NA ESCOLA TOMÉ FRANCISCO

     
       Enxergar bem não é uma questão apenas de saúde, mas também é condição fundamental para o bom aprendizado. Para cuidar desse aspecto tão importante dos estudantes da rede estadual, o Governo do Estado, através das secretarias de Educação e Saúde, está promovendo o Projeto Boa Visão, em parceria com hospitais e fundações de saúde do Recife.


       Nos dias 07 e 08 deste, o PROJETO BOA VISÃO esteve na Escola Tomé Francisco atendendo alunos, professores e funcionários com exame oftalmológico, num total de 305 consultas. Todos os beneficiados 
receberão gratuitamente óculos escolhidos
 por eles em ótica que virá na
 própria escola. Muitos desses alunos tinham
 problema de visão já detectados, mas não podiam
arcar com as despesas médicas, nem comprar
 os óculos; outros nem sabiam que apresentavam
 algum problema e descobriram durante a triagem.
        O projeto Boa visão, portanto, veio como
 mais um benefício recebido pelos alunos da rede
 estadual de PE que contribuirá para a saúde 
e também proporcionará melhores condições 
 para a aprendizagem dos nossos alunos.
       Os alunos passaram por uma triagem anterior realizada na própria escola pela Técnica educacional Jakeline Fernandes e pela Coordenadora da Biblioteca, Ana Maria Bernardino que foram previamente treinadas pelo órgão competente. Na ocasião, foi realizado o exame de acuidade visual e todos os alunos detectados com alguma dificuldade na visão foram encaminhados para participarem do projeto.

     

     Boa Visão- Intitulado Projeto Boa Visão, e já instituída como projeto de lei nº 14.511, de 7 de dezembro de 2011, a iniciativa pretende beneficiar 762 mil pessoas, sendo 726 mil estudantes dos ensinos fundamental e médio e 35 mil profissionais em 1.112 escolas que compõem a rede estadual de educação, com consultas oftalmológicas e, constatando a necessidade, a entrega de óculos corretivos.
      Lançado em março, com a presença do governador Eduardo Campos, o projeto visa atender todo o estado em dois anos.