quarta-feira, 3 de agosto de 2016

A relação da família com a aprendizagem dos alunos foi o assunto discutido no encontro com os pais.

A educação é um espaço de interseção da família e da escola e as influências, nesse caso, são recíprocas. Na terça-feira, 02/08, os pais dos estudantes prioritários (desempenho insatisfatório) participaram de um encontro para discutir a relação da família com a aprendizagem dos alunos e com a proposta pedagógica.
O encontro foi dividido em dois momentos. No pátio interno, o gestor Ivan fez a abertura apresentando o objetivo da reunião: Envolver a família na educação dos filhos, mostrando o valor de acreditar no potencial de cada um e a importância da relação dessas condutas com o futuro de sucesso. Em seguida, fez a leitura da parábola da Ovelha Perdida, e comparou com a intenção desse encontro “Cada vida é muito preciosa aos olhos de Deus, assim como, cada um dos alunos, para nós da Escola Tomé Francisco é também precioso”, disse Ivan.
Com o texto “Filhos são como navios”, de Içami Itiba, A gerente da Coordenadoria geral de planejamento e articulação da GRE, Mirian Nogueira junto com Maria José, sensibilizaram os pais para a importância deles no acompanhamento escolar dos seus filhos. É preciso estabelecer um diálogo sobre as expectativas que se tem em relação à aprendizagem dos seus filhos, como diz o texto “O lugar mais seguro que o navio pode estar é o porto. Mas ele não foi feito para permanecer ali”. “Os pais podem ser comparados ao porto seguro dos filhos, mas não podem esquecer-se do dever de prepará-los para a vida”, disse Miriam.

No segundo momento, os pais tiveram uma ótima oportunidade de estabelecer um diálogo sobre o ensino e a aprendizagem dos alunos e também as conversas particulares com os professores, pois divididos por sala, eles receberam a o Boletim com as notas do 1º e 2º bimestre e ainda a média do semestre. Quanto mais a família e a escola estiverem afinadas sobre o que deve ser o processo educativo, mais os alunos tendem a ganhar em aprendizagem, pois dessa forma se conquista uma complementaridade entre o que ocorre em casa e na sala de aula. “Esperamos melhores resultados no III BIMESTRE”, disse Ivan.





Conselho de classe: professores analisam o resultado bimestral de cada turma.

Para Rosaura Soligo o desafio de organizar a prática pedagógica a partir do modelo metodológico da resolução de problemas se expressa, principalmente, no planejamento de situações de ensino e aprendizagem difíceis e possíveis ao mesmo tempo, ou seja, em atividades e intervenções pedagógicas adequadas às necessidades e possibilidades de aprendizagem dos alunos. Uma prática desse tipo pressupõe analisar o percurso de aprendizagem de cada aluno. Pensando nisso, a educadora de apoio Josilene Quidute realizou um encontro com os professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio, nesta terça-feira, 02/08, no horário da manhã, com os objetivos:
ü  Analisar o percurso de cada estudante com base nas metas da escola e propor ações de melhoria para o resultado do desempenho da turma;
ü  Refletir sobre o resultado geral de cada turma com base em indicadores de desempenho, organização e consolidação das informações para dar visibilidade aos pontos que necessitam de maior atenção.
    Com a reflexão do texto “Por que Caímos?” (autor desconhecido) e do texto de Lino Macedo: Professor, para que precisam de você? E ainda, a análise da PLANILHA MACRO gerada com os dados do SIEPE, a equipe de profissionais da Tomé discutiram o trabalho pedagógico desenvolvido com o propósito de analisar a realidade, que é o contexto da própria atuação; planejar a ação a partir da realidade à qual se destina; antecipar possibilidades que permitam planejar intervenções com antecedência; identificar e caracterizar problemas (obstáculos, dificuldades, distorções, inadequações...); priorizar o que é relevante para a solução dos problemas identificados e autonomia para tomar as medidas que ajudam a solucioná-los; compreender a natureza das diferenças entre os alunos; refletir sobre a própria prática.

Nesse encontro também foi planejada a pauta da reunião de pais, o dia do estudante e socializado alguns informações do Projeto Político Pedagógico da Escola.