quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Conselho de classe: professores analisam o resultado bimestral de cada turma.

Para Rosaura Soligo o desafio de organizar a prática pedagógica a partir do modelo metodológico da resolução de problemas se expressa, principalmente, no planejamento de situações de ensino e aprendizagem difíceis e possíveis ao mesmo tempo, ou seja, em atividades e intervenções pedagógicas adequadas às necessidades e possibilidades de aprendizagem dos alunos. Uma prática desse tipo pressupõe analisar o percurso de aprendizagem de cada aluno. Pensando nisso, a educadora de apoio Josilene Quidute realizou um encontro com os professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio, nesta terça-feira, 02/08, no horário da manhã, com os objetivos:
ü  Analisar o percurso de cada estudante com base nas metas da escola e propor ações de melhoria para o resultado do desempenho da turma;
ü  Refletir sobre o resultado geral de cada turma com base em indicadores de desempenho, organização e consolidação das informações para dar visibilidade aos pontos que necessitam de maior atenção.
    Com a reflexão do texto “Por que Caímos?” (autor desconhecido) e do texto de Lino Macedo: Professor, para que precisam de você? E ainda, a análise da PLANILHA MACRO gerada com os dados do SIEPE, a equipe de profissionais da Tomé discutiram o trabalho pedagógico desenvolvido com o propósito de analisar a realidade, que é o contexto da própria atuação; planejar a ação a partir da realidade à qual se destina; antecipar possibilidades que permitam planejar intervenções com antecedência; identificar e caracterizar problemas (obstáculos, dificuldades, distorções, inadequações...); priorizar o que é relevante para a solução dos problemas identificados e autonomia para tomar as medidas que ajudam a solucioná-los; compreender a natureza das diferenças entre os alunos; refletir sobre a própria prática.

Nesse encontro também foi planejada a pauta da reunião de pais, o dia do estudante e socializado alguns informações do Projeto Político Pedagógico da Escola.