Para Rosaura Soligo o desafio de organizar a
prática pedagógica a partir do modelo metodológico da resolução de problemas se
expressa, principalmente, no planejamento de situações de ensino e aprendizagem
difíceis e possíveis ao mesmo tempo, ou seja, em atividades e intervenções
pedagógicas adequadas às necessidades e possibilidades de aprendizagem dos
alunos. Uma prática desse tipo pressupõe analisar o percurso de aprendizagem de
cada aluno. Pensando nisso, a educadora de apoio Josilene Quidute realizou um
encontro com os professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio, nesta
terça-feira, 02/08, no horário da manhã, com os objetivos:
ü Analisar o percurso de cada estudante com base
nas metas da escola e propor ações de melhoria para o resultado do desempenho
da turma;
ü Refletir sobre o resultado geral de cada turma
com base em indicadores de desempenho, organização e consolidação das
informações para dar visibilidade aos pontos que necessitam de maior atenção.
Com a reflexão do texto “Por que Caímos?”
(autor desconhecido) e do texto de Lino Macedo: Professor, para que precisam de
você? E ainda, a análise da PLANILHA MACRO gerada com os dados do SIEPE, a
equipe de profissionais da Tomé discutiram o trabalho pedagógico desenvolvido
com o propósito de analisar a realidade, que é o contexto da própria atuação;
planejar a ação a partir da realidade à qual se destina; antecipar
possibilidades que permitam planejar intervenções com antecedência; identificar
e caracterizar problemas (obstáculos, dificuldades, distorções,
inadequações...); priorizar o que é relevante para a solução dos problemas
identificados e autonomia para tomar as medidas que ajudam a solucioná-los;
compreender a natureza das diferenças entre os alunos; refletir sobre a própria
prática.