segunda-feira, 3 de novembro de 2014

SARAU LITERARTE: SOCIALIZAÇÃO DE SABERES ATRAVÉS DA LITERATURA, DA ARTE E DA MÚSICA

“A poesia é a música da alma, e, sobretudo, de almas grandes e sentimentais.”
                                                                                                                                          Voltaire

Na última sexta-feira (31/10), a Escola Tomé Francisco vivenciou o 1º Sarau Literarte do Ensino Médio, na quadra de esporte da escola, que estava ornamentada de acordo com o momento. O evento faz parte do Projeto Literarte, projeto de leitura existente na escola desde 2002; este ano inovando com a realização do sarau. A proposta era unir diversão, fruição literária e socialização de conteúdos de Literatura do currículo do Ensino Médio. O Projeto Literarte surgiu da necessidade de preparar melhor os alunos para o enfrentamento do ENEM e dos vestibulares, através da abordagem dos conteúdos de Literatura numa perspectiva de formação de leitores proficientes, que buscam o conhecimento de mundo além da realidade, por meio dos clássicos literários brasileiros.
O sarau teve início às 13 horas, com a participação de 310 alunos. Cada turma teve a responsabilidade de preparar previamente uma exposição oral sobre um movimento literário, uma declamação em homenagem a um poeta do período contemplado e, o grupo musical, formado por alunos da escola ficou responsável por cantar músicas que dialogassem com o tema da exposição oral.
 A primeira turma a se presentar foi o 1º ano C, com o Estilo Barroco no Brasil, homenageando o poeta Gregório de Matos. Poemas do autor como “A mesma Dona Ângela” e “A Jesus Cristo Nosso Senhor” foram declamadas pelos alunos Kledson e Klécya. A exposição oral ficou por conta        de Geovana, Keldna, Aryele. A professora da turma é Juliette Henriques.
Em seguida foi a vez dos 1º anos A e B, da professora Jaciara.  Os alunos falaram sobre o Arcadismo, seu contexto histórico e características; homenagearam os poetas Cláudio Manoel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga, com os poemas Soneto e Lira XXI, respectivamente.  Os poemas foram declamados na voz de Rarycles e Érica Michelle e a exposição oral por Lílian, Lídhia, Pablo, Elvis, Sara, Ana Carolina, bianca e Letícia.          
O 2º ano A, da professora Silene, prestou homenagem ao poeta Álvares de Azevedo, com a declamação de seu poema “Lembrança de morrer”, pelos alunos Vinícius Miguel, Matheus e Ester. A exposição oral contemplou aspectos do estilo Arcadismo,           seu contexto histórico, artístico e cultural.  Os alunos Wedson, Francilene, Amanda, Viviane, alexia e Monize forma os expositores.  
O estilo Simbolismo foi tema da exposição do 2º ano B, da professora Socorro Souza. As alunas Yonara, Alane e Thaís  declamaram o poema “Violões que choram, de Cruz e Souza. Os alunos Sandriel, Fernanda e Valéria ficaram responsáveis por deixar os ouvintes a par das principais características e autores desse período da Literatura brasileira.
Em seguida, foi a vez do 2º ano C, também turma da professora Socorro Souza, que expôs para os presentes o Estilo de época Parnasianismo, movimento que se contrapôs ao Romantismo. As alunas Cecília e Isla declamaram o poema “Via Láctea, de Olavo Bilac, um retrato fiel do que foi o Arcadismo       . As alunas Josile, Sandy e Daniela fizeram a exposição oral.
Finalmente, as turmas do 3º ano A e B apresentaram para os ouvintes o Modernismo Brasileiro, focalizando a poesia de 30. Uma homenagem aos 50 anos da morte de Cecília Meirelles foi feita pelas alunas Natália, Mirelle, Whitney e Isabela (do 3º A) ao declamarem os poemas “Motivo”, “Retrato” e “Marcha”. As alunas Júlia, Karolayne, Martana e o aluno Tiago fizeram a exposição oral sobre a poesia modernista e seu caráter inquietante, do ponto de vista social, filosófico e romântico.
O 3º ano A contemplou a vida e obra dos poetas Vinícius de Morais, Carlos Drummond  de Andrade e Cecília Meirelles na exposição oral pelos alunos Brenno, João Paulo Rodrigues, Maírla e Lídia. As alunas Larissa Cristina, Sabrina e Éricka declamaram os poemas Soneto de Amor Total, soneto de Fidelidade e soneto de Separação, numa homenagem ao poeta Vinícius de Morais.
Nas exposições foram utilizados banners com textos e imagens sobre os estilos literários. Todas exposições e declamações do sarau foram seguidas da apresentação musical pelo grupo de alunos e alunas: no violão, Kleyton e Ítalo (do 1º ano), Wellington (do 3º ano), no vocal, Karol e Bianca (do 1º ano), Emilly (do 2º ano) e a convidada especial Cláudia Sandocléia (analista da escola). Músicas como Canteiros, de Fagner (inspirada no poema Marcha, de Cecília Meirelles), Casinha Branca, de José Augusto, Ouvir Estrelas, de Kid Abelha (música inspirada no poema Via Láctea, de Olavo Bilac), Umas e Outras, de Chico Buarque, Proibida pra mim, de Zeca Baleiro, entre outras.
PARABÉNS aos professores de Língua Portuguesa: Silene, Jaciara, Socorro Souza, Juliette; à coordenação pedagógica e à equipe gestora pela iniciativa. Agradecimentos especiais ao pessoal de apoio, da Biblioteca, Secretaria, cozinha, enfim todos que auxiliaram na realização do evento.

PARABÉNS aos alunos que participaram do sarau, declamando, expondo, ajudando na ornamentação, vocês  são verdadeiros protagonistas! Esperamos que todos os ouvintes tenham aproveitado bastante e  demonstrem seus conhecimentos nas avaliações que virão.