quinta-feira, 22 de julho de 2010

Escola digna de 1º mundo em Quixaba


 Escola digna de 1º mundo em Quixaba
 Repetindo bons desempenhos desde 2006, unidade tem melhor média entre escolas públicas do Sertão
Mirella Marques 
 Foto: Inês Campelo/DP /D.A Press                 

Há quatro anos, uma pequena escola pública localizada no distrito de Lagoa da Cruz, no município de Quixaba, no Sertão do Pajeú, vem dando bons exemplos de que a educação pública de qualidade é possível. Desde 2006, os alunos da Escola Estadual Tomé Francisco da Silva apresentam bons resultados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na última edição do Enem, cujos resultados foram divulgados na última segunda-feira, não foi diferente. A unidade de ensino registrou uma média geral (soma das notas da prova objetiva e da redação) de 559,32,  numa escala que varia de zero a 1 mil. Para o Ministério da Educação     (MEC), que criou o Enem, a excelência de ensino dos países de primeiro mundo é alcançada a partir de 600. Com o desempenho de 2009, a escola de Quixaba, distante 467 quilômetros do Recife, conquistou o primeiro lugar da região entre as unidades públicas de ensino regular. O resultado foi anunciado com festa na instituição, coordenada há 12 anos pelo professor Ivan José Nunes Francisco, de 45 anos. "Como o Enem passou por várias mudanças no ano passado, ficamos apreensivos com relação ao resultado dos nossos alunos. Mas agora estamos muito felizes. Eles provaram que podem", comemorou o gestor. A Escola Tomé Francisco da Silva, onde atualmente estudam 800 jovens do 1º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio, é mesmo um caso a se estudar. Isso porque, além das notas consideráveis no Enem, a unidade também é destaque do estado no índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) e seus alunos brilham a cada ano na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Pública.

Um exemplo é o estudante João Lucas Gambarra, de 16 anos, que já conquistou duas medalhas de ouro na competição nacional. "Aqui na escola, os professores me ajudaram a gostar ainda mais de matemática", garantiu o adolescente, aluno do 2º ano do ensino médio. Para o diretor Ivan Francisco, a fórmula de sucesso da escola é simples. "Nosso diferencial é a dedicação dos professores e a participação ativa dos pais", explicou. É preciso salientar que quase todos os docentes têm especialização, até mesmo os que atuam no ensino fundamental.

Lista - O bom desempenho dos estudantes atrai a atenção dos pais da região. Tanto que já existe até lista de espera para as matrículas do ano que vem. "Recebi ligações de diversos pais, mas não podemos fazer reservas", salientou o gestor. A maioria dos alunos da escola mora na área rural e precisa percorrer longas distâncias, de bicicleta ou a pé, para chegar às aulas.


 NOTICIA TIRADA DO SITE:www.diariodepernambuco.com
PUBLICADA NO DIÁRIO DE PERNAMBUCO DE: 22/07/2010