Depois
da análise dos resultados do I semestre com a equipe gestora, os professores e
os pais, o gestor Ivan sugeriu levar a discussão também para os alunos. Segundo
Celso Vasconcellos, doutor em Educação pela Universidade de São Paulo e autor
de livros sobre planejamento pedagógico, a consulta aos alunos é fundamental.
“Sistematizar um canal para ouvir a opinião da pessoa para quem estamos
dirigindo nossas ações é básico”.
Assim,
as analistas educacionais, Cláudia Sandocléia e Jakeline Fernandes planejaram a
assembleia de classe, com o objetivo de analisar os resultados de cada turma,
refletir com os alunos sobre a sua participação e ampliar o poder de comunicação
deles.
Com
o cronograma organizado, as analistas realizaram as assembleias na semana de 01
a 05 de agosto, visitando todas as turmas do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano)
e Ensino Médio. Elas utilizaram a planilha MACRO, gerada no SIEPE, alguns
questionamentos e favoreceram o relato de situações pelos alunos. Alguns abordaram a atuação em sala de aula
(participação, pontualidade na entrega das lições e trabalhos, capricho na
execução das tarefas etc.). Outros comentaram algumas aulas - as mais
interessantes e as mais difíceis, por exemplo.
Além de falar sobre
as dinâmicas da sala de aula, os alunos refletiram sobre suas atitudes frente
às propostas dos professores e se comprometeram em melhorar sua participação.