sexta-feira, 28 de março de 2014

Avaliação diagnóstica: gestão, coordenação e professores analisam os dados enviados pela GRE do Sertão do Alto Pajeú.

Planejar levando em conta os conhecimentos prévios dos estudantes. Envolver as famílias nas atividades escolares. Conhecer as necessidades da comunidade. Expressões como essas são comuns no dia a dia da escola. Porém muitas vezes elas são ditas sem um complemento ou uma tentativa de explicar como fazer isso. É o caso da avaliação inicial. Todo mundo sabe da importância de fazê-la no início do ano, mas nem sempre aparecem bons exemplos para colocá-las em prática.
         A GRE do Sertão do Alto Pajeú, preocupada com as boas práticas das escolas a ela jurisdicionadas, propôs a realização de uma avaliação diagnóstica em Língua Portuguesa e Matemática em todas as turmas do Ensino Fundamental e Ensino Médio, inclusive com um programa de apoio para facilitar a coleta de dados. Toda a equipe da escola se envolveu nesta proposta. O gestor Ivan garantiu a reprodução das provas, as coordenadoras Socorro Santos, Josineide Quidute e a diretora adjunta Rosineide Alves organizaram o cronograma de aplicação nas salas de aula e junto com a técnica Claúdia e o secretário Diego, coordenaram a correção dos gabaritos pelos professores, bem como o envio dos resultados para a equipe na Gerência Regional. O objetivo, tanto da regional como da escola, é descobrir o que os alunos sabem sobre determinados conteúdos para planejar as intervenções necessárias no ano de 2014.
        Ao receber a devolutiva, com os dados transformados em gráficos, o próximo passo foi refletir com os professores. “Considero muito importante que os professores reflitam sobre a prática pedagógica que desenvolvem no dia a dia da sala de aula, de pensar como ele está fazendo e o que pode mudar. As aulas atividades, comandadas, pelo coordenador pedagógico, são momentos privilegiados para isso. Aqui na Escola Tomé Francisco o currículo está sendo revisto e ampliado considerando esses resultados, no período da aula atividade por área do conhecimento”. Disse a diretora adjunta Rosineide Alves.

         Entretanto, o trabalho não se esgota nesta etapa! A gestão e a coordenação assumem o compromisso de acompanhar as propostas e auxiliar os professores no desenvolvimento do plano de ação. Ao final do semestre, está prevista outra avaliação para comparação dos resultados e pontuação dos avanços na melhoria do ensino aprendizagem.